Fazer o e-commerce crescer é o objetivo de qualquer lojista e empreendedor. Aumentar as vendas e o faturamento simboliza o sucesso da loja, mas nem sempre acontece de maneira fácil. Especialmente porque na internet não se compete apenas com as lojas próximas da região, mas também com e-commerces de todo o país e de fora dele.
Desta forma, neste artigo vamos falar sobre 5 growth hacks para e-commerce que a loja precisa adotar para começar a crescer online.
Growth hacks nada mais são do que dicas para ajudar no crescimento do negócio. Podem parecer dicas simples, porém que muitas vezes são relevadas e influenciam grandemente no crescimento do negócio online.
5 Growth Hacks para E-commerce
Abrir o e-commerce não é a parte complicada de ser empreendedor. Mas sim, manter o negócio funcionando e crescendo.
Fique atento a estas 5 dicas que oferecemos para o seu e-commerce crescer.
1.Datas sazonais
As datas sazonais são datas que oferecem grandes oportunidades de vendas e de conquistar novos consumidores.
Datas importantes para o e-commerce como Dia das Mães, Natal, Black Friday funcionam para captar novos consumidores para o seu e-commerce, a fim de aproveitar as promoções e condições comerciais oferecidas.
No entanto, para as estratégias destas datas funcionarem, é preciso que o planejamento comece com meses de antecedência. Seja para entender quais produtos entrarão na oferta, como será divulgado e se a loja não estará perdendo dinheiro, afinal, ainda é preciso lucrar. O negócio não pode perder dinheiro com a venda de um produto.
2.Remarketing
Estimular uma nova compra é mais barato do que conquistar novos consumidores todas as vezes. Isso porque a experiência de compra pode ser melhor direcionada de acordo com os gostos daquele consumidor, bem como uma comunicação mais pessoal.
Utilizar do remarketing para relembrar o consumidor de alguma promoção, um carrinho abandonado ou mesmo ofertas que possam interessar baseado em compras já feitas na loja, é mais barato e menos trabalhoso do que investir em mídia e campanhas para atingir novos consumidores.
Assim, também cria-se um laço maior de confiança e fidelidade entre o consumidor, tornando-o um recorrente.
3.Cobertura de estoque
Não é possível vender se os produtos não estiverem em estoque. O prazo de entrega é um grande obstáculo para muitos consumidores. Sendo o brasileiro um povo impaciente e que não gosta de esperar, dada uma data muito longa de entrega, e tratando-se de um produto comum, é provável que a venda seja feita para o concorrente que oferece o produto a pronta entrega.
Investir em uma campanha e os produtos zerarem geralmente não simboliza sucesso. Pois as vendas poderiam ter sido maiores caso houvesse maior número de produtos. Especialmente porque já foi feito um planejamento e gasto um orçamento para rodas campanhas e mídia a fim de aumentar as vendas.
4.Feedback e avaliação
Os consumidores gostam de opiniões antes de fazer a compra. Como o e-commerce não traz experiências físicas, ou seja, o único momento que o consumidor toca no produto é o momento da entrega, muitos ainda ficam com desconfianças em relação à qualidade, cor, e demais aspectos.
Por isso ter uma aba de feedback e avaliações com pontos tanto positivos quanto negativos é essencial para as vendas online.
É muito mais provável o consumidor confiar na palavra de outro, do que na sua descrição de produto.
Quando uma venda for feita, peça uma breve avaliação, um comentário. Uma estratégia comum é oferecer algum tipo de benefício em caso de retorno, como um cupom para próxima compra.
Assim, o consumidor ganha algo em troca de sua opinião.
5.Atendimento e experiência de compra
O atendimento ainda é o calcanhar de Aquiles de muitos empreendimentos. A experiência de compra também pode estar muito relacionada ao atendimento também.
E quando falamos em atendimento não é referente apenas a responder uma dúvida ou comentário, mas sim, tornar a experiência da compra na sua loja tão atenciosa que de maneira inconsciente, o consumidor acaba voltando.
Infelizmente as experiências ruins são as que mais marcam o consumidor, por isso mesmo que este tenha tido 10 experiências boas e 1 ruim, pode ter certeza que muito provavelmente este consumidor não irá voltar. E pior, não vai recomendar sua loja para conhecidos.
Apesar do aumento de novos consumidores online, o fato de pagar por um produto e não sair com ele nas mãos, na hora, ainda é uma desconfiança para o brasileiro. Por isso quando nos referimos a atendimento, é informar o consumidor dos processos até o produto estar, de fato, em mãos.
“Pagamento aprovado”; “Produto está sendo preparado”; “Produto foi enviado” são alguns dos emails que podem ser automatizados de forma simples e que geram confiança para quem consome.
Conclusão
São 5 dicas simples, mas que fazem toda a diferença, tanto para o consumidor que compra e que gostaria de comprar, quanto para a gestão e organização da loja em si.
O growth hacks não possui dicas mágicas que vão dar um 180 na loja. Mas práticas simples e contínuas que fazem a loja crescer degrau a degrau.
Artigo escrito por Carolina Kiuchi do time da Doutor E-commerce.