As embalagens têm se tornado um forte decisor de compras dos alimentos, isso porque além de mais visual, a sociedade está mais consciente a cada compra, portanto, o conteúdo estampado nela tem uma grande importância.
São vários fatores que influenciam para que a embalagem torne-se um item decisor em relação às vendas das indústrias de alimentos, seja na sua qualidade de impressão, posicionamento de marca, cores chamativas, um bom design e até mesmo nas inovações dos materiais…
Neste artigo, traremos exemplos práticos do que faz a embalagem se tornar um fator decisivo de vendas nos produtos da indústria alimentícia.
Embalagens: muito além de acondicionar um produto
Acondicionar e manter o shelf life de um produto é algo de extrema importância – afinal, é o princípio básico de qualquer embalagem, mas seu papel vai muito além disso. Nela, podemos reforçar o posicionamento de uma marca, nos conectar cada vez mais com nossos consumidores e oferecer experiências de compras ímpares, impactando cada vez mais uma sociedade consumidora de nossos produtos.
E isso depende muito do que a sua empresa quer oferecer ao consumidor, a embalagem transmite a essência de uma marca, obedecendo o propósito de cada uma.
Como transmitir um posicionamento nas embalagens?
Qual é o propósito da sua empresa e como ela se posiciona no mercado? Se isso está claro para você e para seus clientes, é só tirar a comunicação do papel. Essa ação, quando transmitida nas embalagens, pode conectar pessoas e marcas.
Um grande exemplo são as empresas com posicionamentos sustentáveis, para transmitir isso nas suas embalagens você pode optar pela comunicação através da escrita, dicas de reciclagem e dizeres sustentáveis, ou até mesmo através das embalagens sustentáveis.
Se a sua empresa reforça a inclusão social, você pode criar ações de responsabilidade social a ser transmitida em suas embalagens, pode optar pela inserção da escrita braille em suas embalagens e até mesmo direcionar parte de suas vendas para alguma associação que faz parte do seu propósito empresarial. Independentemente das suas ações, a embalagem será capaz de transmiti-las para um grande público nas gôndolas do supermercado.
A qualidade de impressão é um fator determinante para uma empresa que busca posicionar sua marca em relação à excelência, assim, as embalagens ajudam a comunicar o seu engajamento com bons fornecedores para ofertar o melhor ao seu público.
Encante o seu público
De nada adianta você ter o melhor produto, se o seu público não compra a ideia da sua marca, por isso, fica a valiosa dica: pesquise sobre ele, entenda as melhores formas de se comunicar, entenda o quanto vale a pena investir em embalagens inovadoras, o quanto vale a pena trazer determinado valor para ele, porque isso sim é um fator muito importante e impactante para a indústria alimentícia: a satisfação do consumidor.
Agora que você sabe o quanto uma embalagem pode impactar nas vendas e no posicionamento de uma empresa, o próximo passo é buscar bons fornecedores, que possuem vasto know how neste segmento e que poderão lhe ajudar tanto na melhor escolha do material e/ou produto, quanto na comunicação e marketing estampados nas embalagens.
Siga estas dicas e espere a mágica acontecer!
*Texto produzido pela empresa Sulprint Embalagens.