A segurança é importante em qualquer local e não seria diferente quando se trata de comércios, como em açougues. Naturalmente, cada atividade reúne suas particularidades, em especial, no que diz respeito aos riscos envolvidos.
Por esse motivo, nesse cenário pode ser mais favorável recorrer a uma assessoria em segurança do trabalho, não somente para que o estabelecimento esteja de acordo com as normas vigentes, mas para que os funcionários possam atuar de maneira adequada, sem ter a sua integridade ameaçada.
neste ponto, vale destacar que a segurança do trabalho corresponde ao grupo de medidas que são empregadas em prol de amenizar os acidentes de serviço, assim como doenças ocupacionais.
Dessa maneira, a capacidade e a integridade dos colaboradores são priorizadas.
É justamente por meio da assessoria que a empresa pode obter auxílio no desenvolvimento de projetos para implementar os itens de segurança.
Consequentemente, como vantagens desse processo, é possível citar:
- Identificar riscos em potencial;
- Evitar prejuízos;
- Auxiliar na adequação às normas;
- Análises mais criteriosas;
- Redução de custos.
Esses pontos estão relacionados ao fato de que por meio desse serviço, o cenário é averiguado de maneira geral por profissionais devidamente preparados, inclusive os principais riscos. Isso permite ao empreendedor ter uma visão mais ampla e precisa do que necessita ser realizado no açougue.
A importância de equipamentos de segurança
Em meio as diferentes medidas que podem ser tomadas em prol da segurança nos açougues, é importante abordar o uso de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), que são indispensáveis para que o trabalhador realize sua função de uma maneira mais segura.
É de responsabilidade do empregador assegurar tais equipamentos em bom estado de conservação e que esteja de acordo com os riscos que a função a ser desempenhada envolve.
Por comumente atuar com cortes dos produtos que são comercializados, um dos elementos importantes é a luva resistente a corte, que é capaz de evitar acidentes severos.
No entanto, não basta que seja um item de segurança, é algo que deve viabilizar a realização do trabalho e, por esse motivo, as luvas são específicas para promover a proteção ao mesmo tempo em que oferece conforto para os profissionais.
A composição da luva apresenta grande resistência, pois consiste em fios de aço inoxidável, sem procedimentos de costura, o que inviabiliza de forma potencializada a penetração das lâminas e facas.
Caso a luva de malha de aço para açougueiro conte com qualquer tipo de abertura ou defeito, é imprescindível que seja trocada.
Uma vez que constantemente é utilizada em ambientes úmidos, o fato de ser de aço inoxidável é vantajoso, pois retarda a possibilidade de ocorrer a corrosão.
Os modelos também podem ser divergentes, como com o punho curto ou longo, reforço nos dedos e com resistências variadas. Essa é uma maneira de encontrar alternativas que se enquadram em diferentes serviços que exigem proteção no açougue.
Além das luvas, é interessante citar também o uso de roupas adequadas para frigoríficos e óculos de proteção para que o profissional esteja seguro contra a projeção de partículas.
Outro item importante é o protetor auditivo, especialmente em açougues que contam com máquinas de corte que funcionam com ruídos nocivos a audição.
Características da bota para proteção
No que diz respeito a proteção dos membros inferiores, o tipo de equipamento a ser empregado é a bota de segurança, comumente constituída por PVC (Policloreto de vinila), pois de acordo com informações citadas anteriormente, os colaboradores estão muito presentes em ambientes úmidos e este material minimiza o risco de quedas.
É preciso cautela para selecionar a bota adequada, pois diversos modelos são disponibilizados quando se trata de EPI, inclusive de outros materiais para promover a proteção contra agentes térmicos, choques elétricos, impactos, entre outros fatores de risco.
Por essa razão, se deve assegurar que seja a bota adequada para o uso de profissionais de açougue, que seria a de PVC, que também é encontrada em modelos de cano curto, médio e longo.
Conforme se pode observar, os açougues podem tomar diferentes ações para reduzir a probabilidade de ameaças para os colaboradores, em especial, por meio dos itens de segurança corretos e suporte profissional adequado.
Por este motivo, é imprescindível que o empreendedor assuma a sua responsabilidade perante esses fatores para atender a legislação e proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado.