Saiba o que é inovação de processo, quais são os tipos e a importância

Ao considerarmos a sempre crescente competitividade do mercado, não fica muito difícil concluir que a inovação de processo constitui uma das principais práticas a ser adotada pelas empresas ao longo da gestão de seus processos.

Nos dias de hoje, a maior parte das organizações pelo mundo compreende que, à medida que os padrões de qualidade impostos pelas dinâmicas do mercado vão se tornando cada vez mais altos, novos métodos, novas estratégias e novas tecnologias se fazem indiscutivelmente necessários para a otimização e melhoria contínua de seus processos internos.

Portanto, partindo desse entendimento sobre a importância da inovação de processos nas empresas, preparamos este artigo exclusivo, com tudo o que você precisa saber a respeito para incorporar essas estratégias de inovação às suas práticas de gestão, e garantindo assim longevidade e sustentabilidade ao seu negócio. 

Boa leitura!

O que é inovação de processos?

Podemos dizer que há, basicamente, três tipos principais de inovação: de produto, de modelo de negócio e de processo, e é sobre esse último que iremos falar.

O conceito de inovação de processos pode facilmente ser definido como um conjunto de ações de readequação das práticas de um determinado negócio, com o propósito final de trazer melhores resultados para a empresa.

Em outras palavras, trata-se do aprimoramento contínuo do processo de produção (necessidade essa que se tornou mais do que evidente desde a Revolução Industrial), por meio da implementação de novas idéias e novas práticas que ainda não tenham sido executadas anteriormente pela empresa.

Trata-se, dentre as três formas de inovação apresentadas, da opção que representa menor risco para a empresa – entretanto, seu valor não deve ser subestimado, uma vez que a inovação de processos significa a base para todo e qualquer tipo de mudança que venha a ser implementada posteriormente.

Neste sentido, é válido frisar que a inovação de processos não se propõe, necessariamente, a alterar a forma do produto final, mas a reorientar os métodos empregados em procedimentos envolvendo estoque, fornecedores, atendimento, produção, gerenciamento de tempo, e tudo o mais. 

Entretanto, é inegável que, uma vez aprimorado o processo produtivo de um negócio, have reflexos positivos sobre a qualidade dos resultados por ele obtidos.

Sendo assim, é de se observar que a inovação de processos nem sempre será visível aos clientes – afinal, ela está relacionada a habilidades, estruturas e práticas internas de produção e entrega.

Mas, uma vez que seus benefícios à produtividade são expressivamente relevantes, seus resultados também são percebidos sensivelmente pelo público, ao usufruir de uma experiência melhorada ao consumir o produto ou serviço final.

A importância da inovação de processos dentro das empresas

Em uma empresa, a inovação de processos é mais do que simplesmente importante: é um fator essencial para garantir o bom posicionamento da marca diante das constantes e crescentes exigências do mercado. 

Ao implementar ações inovadoras, logo agrega-se valor ao produto ou serviço oferecido. Principalmente em mercados comoditizados, em que o nível de competição é elevado e os produtos oferecidos são quase equivalentes, leva vantagem aquele que se destacar por um processo produtivo ou modelo de negócio diferenciado.

Entre os principais benefícios proporcionados pela inovação de processos, podemos citar como principais: 

  • otimização da gestão do tempo; 
  • aumento de produtividade; 
  • minimização de custos e aumento da margem de lucro; 
  • diminuição de falhas; 
  • e a adoção de novos métodos de produção, que sejam mais amigáveis ao meio ambiente e/ou menos desgastantes para a equipe.

Sendo assim, podemos afirmar que compreender e praticar o conceito de inovação é uma peça fundamental para realizar uma gestão otimizada e que garanta a sustentabilidade de um negócio, abrindo suas portas para novos mercados, novos conhecimentos, novos parceiros e novos clientes, valorizando sua marca e, evidentemente, aumentando exponencialmente sua lucratividade.

De fato, a inovação de processos é tão indispensável que, hoje em dia, boa parte das maiores empresas pelo mundo possui setores internos de P&D (pesquisa e desenvolvimento). Esses departamentos são especificamente dedicados a desenvolver ações de inovação

Também vale citar o modelo inovação aberta, ou open innovation, uma tendência cada vez maior no mercado. Através desse modelo de inovação, as companhias vêm buscando novas idéias e projetos de inovação fora de seus departamentos de P&D.

E quanto devo investir em inovação de processos?

Agora que você compreende o valor da inovação de processos em uma empresa e quer implementar essas práticas no seu negócio, a pergunta que não quer calar é: até quanto vale investir?

A resposta para essa dúvida varia bastante de empreendimento para empreendimento, conforme as características e particularidades de cada um. Entretanto, há algumas orientações básicas que devem sempre ser consideradas.

O primeiro passo é avaliar as condições financeiras atuais da sua empresa – afinal, as inovações, assim como qualquer investimento, são como apostas, e é preciso muito cuidado para não dar nenhum passo maior do que as próprias pernas e não tomar nenhuma ação cujas consequências não se possa lidar depois.

Portanto, podemos dizer que o montante investido deve ser proporcional ao status da marca diante do mercado. Quanto mais consolidado o seu produto ou serviço já estiver, mais alto vale a pena investir.

Por fim, e não menos importante: conhecer a sua base de clientes também é fundamental para aplicar as inovações de forma assertiva – afinal, se as suas ações não estiverem alinhadas com as expectativas, os anseios e as necessidades do seu público-alvo, seus esforços e investimentos terão sido em vão.

Exemplos de inovação de processos

Há uma infinidade de exemplos reais sobre como a inovação de processos pode ser benéfica para uma empresa. 

Ao longo dos últimos anos, observamos inúmeros empreendimentos que, por meio de um trabalho excepcional de inovação de processos, consolidaram seu nome de forma indelével no mercado e na história. 

Apenas para citar quatro bons exemplos, temos:

Henry Ford

Dentre os mais notáveis e famosos exemplos de inovação de processos que transformaram o mercado de forma revolucionária, o maior é, possivelmente, a linha de montagem em massa desenvolvida em 1913 por Henry Ford.

Nascido em 1863, nos Estados Unidos, Henry Ford foi o grande pioneiro na aplicação da montagem de veículos em série. Ele estabeleceu uma linha de montagem, com vários operários trabalhando de maneira sequencial.

Assim, ele simplificou, acelerou e barateou o processo de produção de máquinas. Foi a medida inovadora de Ford que possibilitou a fabricação em massa de automóveis e revolucionou toda a indústria com um modelo produtivo que é replicado até os dias de hoje.

Apenas para termos uma idéia, a inovação trazida por Henry Ford reduziu o tempo de fabricação de um automóvel, já àquela época, era de 12 horas, para uma hora e meia. 

Os efeitos da ação inovadora de Ford foram tão expressivos que atingiram até os consumidores de maneira fulminante, uma vez que o novo método de produção permitiu que os preços dos automóveis se tornassem consideravelmente mais acessíveis a todos.

Dell

Outro bom exemplo de inovação que podemos citar é a Dell, empresa de tecnologia que, ainda nos anos 90, inovou ao oferecer, em seu site na internet, a possibilidade do cliente selecionar, de forma customizada, cada um dos componentes desejados para montar seu notebook, além de efetuar a compra online e receber o produto dentro de um prazo breve.

Tudo isso mantendo qualidade e preços bastante satisfatórios para o consumidor. Foi esse caráter inovador que fez da Dell uma das mais destacadas e longevas de seu ramo, enquanto boa parte de suas concorrentes à época simplesmente desapareceu do mercado.

Roblox Corporation

Falando sobre casos mais recentes, podemos citar a Roblox Corporation, empresa que, em 2020, em meio a um cenário de pandemia e isolamento, lançou um jogo gratuito para computadores que permite ao usuário acessar verdadeiros e completos mundos online originais. Oferecendo uma infinidade de cenários e atividades possíveis, o jogo consolidou o conceito de metaverso como um espaço virtual consistente, e aumentando em 85% sua base de usuários diários.

Microsoft

Com um longo histórico de inovações, a corporação fundada por Bill Gates volta a se destacar, nestes tempos em que a questão ambiental vem sendo tão largamente discutida.

A inovação trazida pela Microsoft nesse sentido é extensa e ousada: ao trabalhar apenas com dispositivos recicláveis e lançar um fundo de inovação em soluções climáticas, a previsão apresentada é de que, em 2030, a empresa tenha se tornado neutra na emissão de carbono, e, para além disso, em 2050, já tenha removido todo o carbono que já emitiu desde 1975, quando foi fundada.

Como pode ver, a importância da inovação de processos dentro de uma empresa é algo que, definitivamente, não pode ser ignorado. 

Com o devido conhecimento da realidade do seu negócio, a compreensão dos anseios do cliente e uma boa dose de coragem e criatividade, você estará pronto para implementar práticas inovadoras estratégicas na sua companhia, aprimorar seus resultados e conquistar o devido destaque diante do mercado e do seu público-alvo.

E, se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus contatos nas redes sociais!