Os mercados são negócios considerados essenciais, ainda mais nos tempos de hoje em que grande parte da população é urbana. Desse modo, muitas marcas cresceram e expandiram, criando redes de mercado enormes, com estacionamentos grandes e catraca mecânica para acesso.
E também há variados mini mercados que atendem os bairros e as cidades menores e que pouco a pouco expandem em filiais.
Por conta da alta procura por insumos alimentares devido à expansão demográfica, empreender neste ramo é lucrativo, entretanto, precisa-se de muito planejamento em cada uma das ações para que não ocorram prejuízos.
Nesse texto iremos falar de alguns elementos que são importantíssimos para o controle de estoque vendas pedidos PDV caixa, estrutura da estrutura de vendas do mercado e muitos outros.
Estrutura de vendas
É a parte mais importante de um mercado, afinal é o local em que os clientes passarão a maior parte do tempo, pois é onde ocorre a experiência da compra.
O principal ponto é que essa área seja fluida e bastante planejada, dispondo as etiquetas de modo que a sua visualização seja facilitada.
Além das etiquetas temos alguns outros itens como:
Gôndolas para mercado
São chamadas também de prateleiras são peças de encaixe que são montadas e podem ser feitas de diversos materiais, e são usadas para expor itens que não precisem de refrigeração.
Expositores
Os expositores também chamados de expositores refrigerados são usados para dispor elementos que precisem de refrigeração como carnes, laticínios e alguns tipos de frutas.
Os expositores são equipamentos mais caros e consomem energia, e por ser um equipamento refrigerador sua disposição não pode ser colocado em lugares com incidência solar.
Cestas e carrinhos
São elementos importantes para que os consumidores façam suas compras com conforto. Possuem diversos tamanhos e tipos.
Os modelos e os tamanhos devem ser de acordo com o comportamento do seu público.
Software de gestão de mercado
Além da estrutura de vendas do mercado um dos elementos mais importantes dentro de um mercado é a instalação de um sistema de automação comercial para supermercados.
Automação comercial para supermercados tem como objetivo unir em um sistema só a organização e a gestão em um único software, otimizando então as anotações fiscais como:
- Ordens de serviço;
- Abertura e fechamento de caixa;
- Gestão de estoque;
- Facilidade no fluxo de caixa.
A grande vantagem do uso desses softwares é que eles são projetados com o objetivo de unificar em um só sistema diversas ferramentas de gestão, permitindo então eficiência na análise dos dados reais, e permitindo que o gestor tome medidas baseada em fatos concretos.
Abaixo falaremos de algumas vantagens que a utilização de sistemas para automação comercial de mercados podem trazer à sua loja.
Reduz as filas
Um dos grandes impactos gerados na utilização de sistemas automatizados de frente de caixa PDV é a redução das filas, isso porque a velocidade dos operadores aumentam pois o valor dos produtos é somado de forma correta e automática, e o troco já é acusado de acordo com o valor dado pelo cliente.
Com isso, nos horários de grande movimento a dinâmica é melhor e o mercado flui com mais facilidade, permitindo ainda o controle por parte do financeiro de forma mais correta.
Controle do dinheiro do mercado
Uma das grandes vantagens da automatização comercial para mercados por meio de softwares é de fechamento de caixa. É muito comum no final do dia trocos serem passado errados, preços serem colocados com fazendo com que o caixa não feche.
Assim, o sistema de software de automação de mercados evita esse tipo de erro, pois, informa o final de cada troco e conta com memória armazenada das compras feitas no dia, de forma que o dinheiro que consta no caixa deva bater com a do sistema.
Caso isso não ocorra se saber que ali houve algum problema, que, infelizmente pode até ser detectado como pequenos furtos.
Ajuda no controle do estoque
Esses sistemas permitem uma visão ampla dos produtos que estão na prateleira, e isso é muito importante para o gestor do mercado, afinal, é crucial para evitar problemas comuns, principalmente aqueles relacionados com os produtos perecíveis.
Os sistemas também ajudam a rastrear as etapas do estoque, da chegada do produto até sua venda, dando mais dados sobre o funcionamento do estabelecimento.
Vimos então que um mercado é feito de diversos elementos que podem ir de uma simples rotuladora auto adesiva para os produtos, até sistemas de gestão integrados aos PDV’s.
Tudo isso é importante para assegurar qualidade e segurança para o cliente e para o gestor.