Entre os diversos desafios que podemos encontrar na administração de uma loja virtual, um em particular tem tirado bastante o sono dos comerciantes: a logística no e-commerce. Por ter relação direta com uma das etapas mais aguardadas pelos clientes (a chegada do produto comprado), esse processo não admite muitas falhas, exigindo atenção especial dos lojistas.
No entanto, infelizmente, não é isso que vem acontecendo. Muitos donos de negócio cometem erros graves no gerenciamento da logística de seus e-commerces, causando a insatisfação de consumidores e prejudicando a imagem de suas marcas.
Por isso, resolvemos falar sobre o assunto neste artigo. Nos próximos tópicos, você entenderá os desafios da logística no e-commerce em nosso país, inclusive com dados que mostram que essa é, de fato, uma das maiores dores dos comerciantes. Além disso, também destacaremos os principais erros cometidos pelos lojistas nesse processo.
Desafios da logística no e-commerce
Quando um consumidor acessa uma loja virtual, escolhe os produtos e finaliza a compra, ele inicia então um período de grande ansiedade e espera pela chegada do item. Por esse motivo, toda a logística de entrega das mercadorias precisa funcionar perfeitamente, e é aí que se encontra o grande desafio dos comerciantes.
Inclusive, um recente estudo divulgado pelo site E-commerce Brasil mostrou que a logística é a principal preocupação dos e-commerces. De acordo com a pesquisa, 72% dos empreendedores entrevistados afirmaram que precisam trabalhar melhor os procedimentos nessa área.
Os processos logísticos de grande parte das lojas virtuais apresentam diversas falhas na atualidade, com sérios erros cometidos pelos lojistas. O ponto positivo é que muitos comerciantes estão percebendo isso e tomando atitudes para mudar o cenário. O primeiro passo é exatamente esse, reconhecer que não está sendo eficiente e planejar ações para virar o jogo.
Principais erros cometidos por lojistas
E quem ainda não percebeu, ou não entendeu, quais falhas podem afetar o negócio na logística de seus e-commerces? Para esse público, os tópicos seguintes mostrarão seis erros cometidos por lojistas nesse processo, para que os empreendedores fiquem atentos e não cometam as mesmas falhas.
1 – Gerenciamento de estoque inadequado na logística no e-commerce
A falta de um bom gerenciamento de estoque é uma das grandes falhas de logística no e-commerce. Afinal, é bastante frustrante para o cliente finalizar uma compra e depois ser avisado de que o produto escolhido não está mais disponível.
A imagem do seu negócio fica muito prejudicada, sendo que o consumidor dificilmente voltará a comprar em sua loja virtual. Para corrigir isso, é fundamental que o lojista utilize boas ferramentas de gestão de estoque. Inclusive, existem plataformas de e-commerce no mercado com integração a esses recursos, facilitando bastante o trabalho dos empreendedores.
2 – Falta de uma logística no e-commerce reversa fácil e rápida para o cliente
Outro grande problema que envolve esse processo no e-commerce é a logística reversa. É importante que o comerciante saiba que a troca ou devolução de produtos é um direito do consumidor garantido por lei, e que, portanto, precisa ser respeitado. Então, por que não facilitar isso para o cliente e deixá-lo satisfeito com o seu negócio?
Muitos empreendedores pecam nesses procedimentos, impondo burocracias desnecessárias e desagradando o consumidor. Portanto, evite isso e deixe as coisas mais claras e fáceis para o cliente. Afinal, sendo bem atendido, ele certamente voltará a comprar em seu e-commerce, além de fazer uma boa propaganda da sua loja para outras pessoas.
3 – Descrever de forma incorreta, ou vazia, os produtos da loja virtual
A compra online é um processo que cresce a cada ano, por diversos motivos. Comodidade, praticidade, rapidez, entre diversas outras vantagens, atraem cada vez mais consumidores. Contudo, o fato de não poder ver ou tocar o produto pessoalmente precisa ser amenizado, e isso acontece por meio da descrição de produtos.
Deixar o site com poucas informações sobre as mercadorias, ou informações imprecisas e vazias, afasta o público do seu e-commerce. Para evitar esse erro, capriche na descrição dos produtos, detalhando cada item, sua marca, características, valores etc..
Atente-se também quanto à qualidade das fotos e vídeos disponibilizados, para que os clientes visualizem, de forma bastante nítida, os itens que estão adquirindo. Essa atitude evita que os compradores sejam surpreendidos negativamente quando o produto chegar em suas casas.
4 – Tentar “economizar” na embalagem dos produtos de logística no e-commerce
Muitos comerciantes buscam por falsas economias nos processos que, no final das contas, acabam saindo mais caras. E isso acontece muito nas embalagens dos produtos, com lojistas ou transportadoras que usam materiais de péssima qualidade e que não cumprem seu papel de proteger as mercadorias.
É essencial lembrar que dentro das embalagens está um item de valor, que deve sair da sua loja virtual e chegar ao seu destino intacto, sem qualquer avaria ou dano. Caso contrário, além da insatisfação do consumidor, você terá prejuízos, pois o produto pode ser devolvido e ficar sem qualquer utilidade.
5 – Não entregar em todo o Brasil
Você sabia que, de acordo com uma recente pesquisa, 38% dos lojistas acreditam que a sua maior dificuldade logística diz respeito à abrangência nacional? De fato, para atender demandas de entrega em todo o Brasil, é necessário muito planejamento e controle. Infelizmente, não é isso que vemos por aí.
Grande parte das lojas virtuais não conseguem ter abrangência nacional, impedindo que seus produtos cheguem a mais pessoas. No entanto, existem no mercado empresas que facilitam esse processo, oferecendo soluções em e-commerce que conectam sua loja virtual a grandes transportadoras do país inteiro.
Por isso, pesquise bem e tome uma decisão que possa alavancar sua marca e tornar seus produtos disponíveis em todo o Brasil.
6 – Trabalhar com sistemas que não estão integrados
Para finalizar a nossa lista de erros, temos a falta de integração dos sistemas de uma loja virtual, sobretudo na logística. Infelizmente, é comum encontrar e-commerces que ainda utilizam processos manuais, o que dificulta (e atrasa) bastante o trabalho diário, além de contribuir para falhas nos procedimentos.
Para que seu negócio não cometa esse erro, é fundamental trabalhar com plataformas que tenham sistemas integrados. E isso não somente na área logística, mas em todo o funcionamento da loja virtual. Assim, seu trabalho será bastante otimizado, aumentando sua produtividade, a qualidade do serviço e o que é melhor: a satisfação do cliente.
Agora que você já sabe os principais erros de logística no e-commerce, que tal tomar uma decisão que transforme o seu negócio?
Texto produzido pela JN2 E-commerce Expert. Empresa que oferece diversas soluções para e-commerce, plataformas robustas, altamente tecnológicas e que possuem integrações para todas as áreas da sua loja virtual (especialmente para facilitar sua logística).