Na era das conversas unidirecionais das marcas, como por exemplo na TV e rádio, o público só tinha a escolha de usar ou não os canais de informações em questão, sem poder enviar suas próprias opiniões, para tornar a proposta de conteúdo mais adequada às suas necessidades.
Hoje, com a internet e as redes sociais, as conversas do mercado tornaram-se bidirecionais e se faz necessário:
- A vontade de criar conteúdo que seja realmente útil para o público-alvo;
- O interesse em atualizar constantemente sua estratégia de comunicação com base no feedback interativo obtido e monitorado através da web;
- O interesse em responder a críticas pesadas para manter sua imagem de especialista e sua credibilidade;
- A motivação para recompensar e estimular as interações de seus usuários para incentivá-los a se tornar evangelistas e fãs da sua marca.
Uma estratégia de marketing digital bem planejada, aumenta expressivamente a autoridade de uma marca, quando a mesma se propõe a produzir conteúdo valioso para seu público.
Criando materiais de importância inegável, originais e por sua natureza que invocam o compartilhamento, que é o principal caminho a seguir – e não apenas uma das alternativas disponíveis – para se posicionar como pontos de referência relevantes para o seu nicho: ex: conserto de eletrodoméstico SP Descobrimos como o marketing de conteúdo ajuda a ganhar a confiança de nossos espectadores.
ÍNDICE:
- 1. O que é marketing de conteúdo
- 2. Marketing de conteúdo: as vantagens
- 3. Canais de marketing de conteúdo
- 4. As condições necessárias para o sucesso do marketing de conteúdo
- 5. Como medir o sucesso do marketing de conteúdo?
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias promocionais destinadas a criação e compartilhamento de conteúdo que pode captar a atenção de seu público alvo, para aumentar a fidelidade dos clientes e credibilidade de uma marca e obter informações de contato úteis fornecidas voluntariamente por aqueles que pretendem manter-se atualizados sobre as iniciativas da marca.
A produção de conteúdo se baseia em uma estratégia de marketing constante – que visa distrair os destinatários de suas atividades – que visa “atender” os potenciais usuários das soluções oferecidas, satisfazendo seus desejos e necessidades, oferecendo conteúdo por sua natureza atraente e útil, original e valioso e, portanto, incentivá-los a conversar e a compartilhar.
O objetivo final é aumentar o volume de negócios, obtendo novos seguidores para serem transformadas em clientes potenciais, geralmente aumentando a reputação de uma marca, espontaneamente sem ter que recorrer a estratégias promocionais pagas.
O marketing de conteúdo é uma estratégia disponível para pequenas e médias empresas que sabem dos benefícios a médio e longo prazo, para atrair potenciais clientes de maneira recorrente e sustentável. Sejam elas:
- Empresas de produtos ou serviços
- Profissionais autônomos
- Consultórios médicos
- Corretoras de seguros
- Escritórios de advocacia
- Loja de Tintas e empresas locais
- Imobiliárias
- e muitos outros.
Essas ações promocionais podem ser combinadas com campanhas publicitárias pagas – ex. Google Adwords ou anúncios no Facebook – para aumentar o número de pessoas interessadas em nosso conteúdo.
Os canais através dos quais podemos disseminar conteúdos são inúmeros e envolvem entre outros:
- motores de busca (Google, Bing, etc.)
- redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Linkedin, Instagram)
- plataformas de e-mail marketing
- blogs e sites da indústria (parceiros, revisores, seguidores)
Importante: Traçar uma estratégia de ação, pois não adianta produzir conteúdos sem definir qual será o objetivo, pois a marca corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro.
Antes de sair fazendo é necessário:
- identificar o público relevante em relação aos objetivos de negócios e decidir como se relacionar com ele para espalhar suas mensagens e coletar as reações, úteis para melhorar as estratégias acordadas;
- Escolha o tipo de conteúdo mais apropriado para ser recebido favoravelmente pelo seu público (por exemplo, digital, audiovisual ou papel) e a mídia adequada para transmiti-los (vídeos, podcasts, artigos de texto …);
- Analise a concorrência, para evitar engajar recursos preciosos na produção de materiais que não são muito incisivos e originais, não sendo úteis para os fins do negócio;
- estabelecer os benefícios a serem alcançados e se eles são realmente viáveis, tendo em vista os recursos disponíveis e as condições do setor;
- Projete uma estratégia de narração que permita transmitir a visão de marca desejada.
A comunicação bidirecional da web também permite introduzir melhorias a qualquer momento, analisar as estratégias de maior impacto, corrigir planos de comunicação que não estejam em conformidade com as estratégias de negócios a partir dos sinais sociais – comentários, discussões … – que se manifestam na rede por aqueles que não permanecem indiferentes à comunicação corporativa, antecipando possíveis crises negativas. Portanto, falamos de verdadeiros consumidores, conscientes que participam ativamente através de comentários e propostas para o processo de criação de conteúdo de qualidade.
Essas respostas sociais, se positivas, podem levar ao estabelecimento de um vínculo frutífero na base do nascimento de evangelistas de marca – blogueiros, testadores de soluções, parceiros … – que contribuem espontaneamente para gerar notoriedade e discussão em torno de mensagens corporativas.
O conteúdo de marketing a qual você pode se dedicar é muito amplo e inclui:
- artigos para o blog
- ebooks (talvez baixáveis em troca de compartilhamentos ou subscrições de boletim)
- imagens e fotografias
- tutorial em vídeo
- guias digitais
- infográficos
- webinar
- podcasts
- Gifs animados, memes (para entreter e divertir nas redes sociais)
- aplicativo
Importante saber a jornada de compra, pois, muitos que procuram informações na internet geralmente estão em zero momento de verdade, a fase de busca de informações e aprendizado antes da manifestação de interesse real por produtos e soluções particulares e mostrando sua capacidade de responder efetivamente a uma necessidade específica. permita que a atenção dos usuários seja canalizada para o seu funil de vendas.
As vantagens
Quais são as vantagens que podem ser obtidas investindo no marketing de conteúdo?
- aumentar o interesse e a notoriedade na rede em relação à marca (conhecimento da marca);
- aumentar os visitantes do seu site a partir de fontes mais heterogêneas, mas relacionadas aos seus negócios;
- interceptar visitas de pessoas interessadas em nosso tipo de soluções;
- conclua mais vendas através do site;
- aumentar os backlinks para o seu site;
- aumentar as partes e sinais de estima nas redes sociais;
- aumentar os contatos qualificados para os quais iniciativas de fidelidade podem ser direcionadas via e-mail, web e SMS;
- fidelizar os contatos a ponto de torná-los promotores espontâneos da marca;
- trazer a marca da empresa para o conhecimento de influenciadores que possam estar interessados em participar da partilha de atividades relevantes (tornando-se, assim, a linha de produtos iguais);
- obtenha mais dados para avaliar a precisão da previsão de sucesso empresarial, categorize as reações de seu alvo, em benefício do departamento de marketing;
- permitem aparecer como os interlocutores mais autorizados em todas as circunstâncias em que pretende se promover a importantes parceiros e assuntos.
O custo, é claro, não é medido exclusivamente no nível monetário, já que o compromisso e o tempo em si são investimentos que serão remunerados com o aumento da visibilidade e dos contatos.
Canais de marketing de conteúdo
Como mencionado, a produção e o compartilhamento de conteúdo devem referir-se a materiais de atratividade que não deixam os destinatários indiferentes.
O conteúdo de qualidade é capaz de:
- atrair a atenção de sua audiência em virtude de sua utilidade e/ou originalidade;
- informar ou responder a uma necessidade de pesquisa de informação;
- entreter ou responder a uma necessidade emocional;
- entreter ou satisfazer uma necessidade lúdica.
Em comparação com o momento em que são produzidos, eles podem se destacar em:
- “do momento” conteúdo ligado a eventos específicos da pesquisa de seu setor (por exemplo, a análise de uma campanha de publicidade específica com grande ênfase na web, a análise das declarações de algumas personagens relevantes) que atraem interesse considerável, mas apenas durante o período do próprio evento;
- O conteúdo “evergreen” deve ser atualizado e expandido periodicamente, projetado para atrair leitores em quantidades que podem não ser excessivas, mas de forma constante, para melhorar seu posicionamento em relação a um determinado tema.
O conteúdo extemporâneo pode, portanto, atuar como canais adicionais de visibilidade em favor do conteúdo do pilar estendido, devido à alta relevância do sub-tópico específico em um momento específico.
Por exemplo, se eu pretendo melhorar o posicionamento de um guia dedicado ao marketing de redes sociais, eu poderia publicar um estudo sobre uma campanha específica que atraiu atenção coletiva, estimule comentários e interações e use as visitas obtidas para transmitir relevância e visitantes ao conteúdo do pilar a que se refere tematicamente.
Uma estratégia de promoção de conteúdo válida faz uso de vários canais e estratégias que incluem:
- a criação de conteúdo para o blog de uma assistência técnica de celular, voltada para responder a necessidades concretas (informações ou dúvidas) de seu objetivo, desenvolvido a partir de uma atividade de pesquisa anterior nas palavras-chave mais apropriadas, às necessidades não expressadas do público relevante e concorrentes com o qual estamos lidando
- realizar estudos, pesquisas, entrevistas com especialistas no setor que possam melhorar o conhecimento de um fenômeno e ser instrutivos para seu objetivo
- o uso de estratégias válidas de narrativas textuais e audiovisuais para chamar a atenção dos destinatários e envolvê-los emocionalmente, mostrando que a marca é tão profissional quanto humana e atenta às suas necessidades
- O marketing de mídia social para manter um relacionamento próximo e autêntico com o seu público, de forma rápida pode se detectar ” sinais de humor “sobre suas atividades
- Consultoria SEO no site para atrair visitas valiosas e fornecer aos usuários respostas mais relevantes para suas necessidades
- campanhas de e-mail marketing para manter vivo o interesse daqueles que já demonstraram querer aprofundar o contato para obter informações duradouras
- o compartilhamento de aplicativos projetados para resolver uma certa necessidade previamente não atendida
As condições necessárias para um marketing de conteúdo vencedor
Obviamente, o marketing de conteúdo deve ser capaz de direcionar os contatos obtidos pela promoção dos conteúdos dentro do funil de vendas, para orientar as visitas obtidas no processo de fidelidade, que começa com a resposta a uma chamada rentável para a ação.
Para este fim, serão necessários vários elementos e atividades para apoiar os objetivos comerciais, incluindo:
- um site responsivo de rápido carregamento em celulares, para fazer consultas de forma fácil;
- uma atividade de otimização de SEO capaz de posicionar o site para pesquisas benéficas para o negócio em questão;
- um plano de promoção estendido ao longo do tempo nas redes sociais.
Naturalmente, é essencial criar um calendário editorial destinado a estabelecer:
- o tipo de itens e / ou materiais a serem realizados e com quais prazos os disponibilizam ao público;
- o tempo dentro do qual fornecer para compartilhar seus materiais nas redes sociais;
- as fontes de valor para aproveitar para criar conteúdo fresco e original;
- uma série de conteúdos para vincular e aumentar seu valor e visibilidade;
- as palavras-chave mais vantajosas para as quais o conteúdo pode ser otimizado para realizar visitas valiosas e para superar a concorrência no posicionamento;
- terceiros – por exemplo, profissionais, especialistas do setor e colegas – para serem entrevistados para aumentar o conjunto de potenciais interessados em seus conteúdos.
Como medir o sucesso do marketing de conteúdo?
Dependendo do canal usado na criação e compartilhamento de conteúdo, há vários parâmetros a serem avaliados para medir o sucesso de suas iniciativas promocionais.
Alguns indicadores de interesse para avaliar os retornos do marketing de conteúdo podem ser:
- o aumento dos assinantes de boletim informativo/newsletter;
- A tendência de crescimento em relatórios;
- o aumento de assinantes nas nossas páginas de mídia social;
- o número de ações vantajosas – ex. download de uma demo, pedidos de informação, solicitação de orçamentos;
- a evolução dos sinais que atestam a aprovação pelos usuários (o número de páginas do site visitado, a redução na taxa de rejeição, o aumento nos backlinks…).
Agora você entendeu que o marketing de conteúdo é uma estratégia ganha-ganha para sua empresa? E que podem surgir diversas oportunidades de negócios.
Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com