Marketing Digital é o sucesso para franquias de cidades pequenas
É claro que para se destacar atualmente no mercado, principalmente em cidades pequenas, é preciso fazer mais do que um bom atendimento ou produto de qualidade. Nestes municípios com população inferior aos 100 mil, por exemplo, o conteúdo oferecido pelas empresas é facilmente comentado por toda a cidade, mas além disso, o marketing digital para as franquias nestas cidades é o segredo do sucesso.
Um dos assuntos mais pesquisados na internet sobre o marketing digital é se apostar em franquias em municípios menores realmente valem a pena. Portanto, para migrar ou construir um novo comércio para uma população inferior é necessário que o marketing seja bem feito e não se basear apenas pelo nome da determinada franquia.
O que é uma franquia?
Franquia nada mais é que um formato de negócio que se baseia na concessão fornecida do proprietário para um empresário que deseja investir na marca. Para que seja aprovado abrir um novo comércio com o nome da determinada marca, o franqueado precisa ter o direito de uso disponibilizado pelo proprietário.
Um simples exemplo de franquia é o McDonald’s, empresa norte-americana que é conhecida mundialmente por seus famosos lanches de hambúrguer. Nos dias de hoje é praticamente impossível passar por uma cidade com mais de 300 mil habitantes e não encontrar uma franquia desta renomada empresa.
Por que impulsionar uma franquia no mundo digital
Independente da marca da franquia, seja ela pequena ou internacional, o investimento no marketing digital nunca é demais, principalmente por ser um dos responsáveis em alavancar a empresa na internet.
Quem nunca navegou na internet, seja rede social ou site, e se deparou com um anúncio no vídeo que viria a seguir ou em um banner no canto da tela, não é mesmo? Por isso, o Marketing Digital pode ser a solução para aqueles empresários que querem ter um engajamento mais eficiente entre as empresas do mesmo nicho.
Com a evolução tecnológica, se adaptar neste meio é essencial. Em alguns casos, os usuários preferem realizar pesquisas através da voz, por meio da Inteligência Artificial do smartphone que irá identificar empresas relevantes no formato digital e irá informar na pesquisa.
Como trabalhar com uma franquia no mundo digital?
Para que a franquia tenha um crescimento e certa relevância, é importante que o marketing digital seja feito com maestria, pois com essa divulgação, mais pessoas terão acesso à rede e irão comprar os produtos oferecidos.
Porém, a internet tem se tornado um forte meio de comunicação entre franquia e público-alvo. Oferecer um produto de qualidade é essencial, sem dúvidas, entretanto, com uma boa ação de marketing online o público ficará tão entretido que terá o interesse em conhecer a marca.
Basta perceber nos últimos anos o tanto que as marcas têm investido em propagandas mais humoradas, ou então, com um forte mecanismo de respostas nas redes sociais. O Burguer King e McDonald’s, por exemplo, são referências nesses pontos.
Mas porque investir no Marketing Digital em franquias?
Não há como negar que a internet e, consequentemente, as mídias sociais são o futuro. Tendo cada vez mais envolvimento nas cidades brasileiras com população inferior a 100 mil habitantes, empreender nestes municípios tem se tornado cada vez mais relevante e futurista.
Conceituado no ramo digital, o Banco Digital Will Bank realizou uma pesquisa sobre o impacto da pandemia no consumo online e, claro que, com a pandemia, as vendas online tiveram um aumento considerável. Haja visto que, em 2020, as cidades menores conseguiram atingir um pico de 13% no mês de maio, apontou o estudo.
Uma grande franquia de sorvetes, o Chiquinho Sorvetes, investe em cidades menores, e não é de hoje! A empresa implantou essa ideia, em 1980, ano em que construiu a sua primeira loja, em Frutal, município de Minas Gerais – localizado a 607 km de Belo Horizonte.
Mas para ser reconhecida, a empresa precisou mais do que construir franquias, teve que investir no marketing digital, principalmente nas mídias sociais. A sorveteria ficou conhecida nacionalmente por seu investimento neste ramo.
Outra cidade pequena que conta com uma franquia da empresa de sorvetes, é Guaíra, cidade do interior de São Paulo, que também foi um sucesso para a marca.
Qual a população para que uma cidade seja considerada pequena?
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma cidade é considerada pequena quando sua população atinge, no máximo, 100 mil habitantes.
Ainda, segundo o IBGE, 94,3% dos municípios brasileiros têm até 100 mil moradores. Neste caso, apenas 317 centros urbanos ultrapassam essa marca e, neles, mais de 89 milhões de pessoas estão localizadas, número que totaliza 43% da população brasileira.
Outro dado relevante para as franquias, é que os números de empresas têm aumentado cada vez mais nestes municípios menores. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estão localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes. Porém, em 2015 estes dados aumentaram para 44,4%, e em 2016, pulou para 48,2%.
Investir em marketing digital para franquias em cidades pequenas realmente vale a pena?
Bom, podemos concluir que sim. Não é à toa que sempre ouvimos aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado. Portanto, investir em franquias para cidades pequenas é o ideal, principalmente em algumas redes sociais que permitem a determinada empresa turbinar a sua publicação e alcançar certas localidades.
Digamos que o Chiquinho Sorvetes está com uma promoção exclusiva para o município sede, que é Frutal, mas sabe que, divulgando na página principal, poderá confundir o seu público de outras cidades.
Neste caso, a marca deverá impulsionar o conteúdo apenas para a pequena cidade mineira. Em plataformas como o Facebook, por exemplo, é permitido escolher a cidade, bairros e até ruas em que a determinada publicação será divulgada em massa.
Portanto, ao ter essa possibilidade, é extremamente lucrativo investir em marketing digital para franquias em cidades pequenas.