Os tempos mudaram, não há como negar o impacto que a tecnologia tem na nossa vida, rotina e na maneira de nos relacionarmos, inclusive no setor de negócios.
Desse modo, a maneira de lidar com o marketing se revolucionou, criando o que hoje chamamos de marketing digital.
Além do marketing, a maneira de empreender também mudou. Nesse sentido, é importante saber como lidar com esses dois aspectos que mudam o cenário do empreendedorismo e seus impactos para consumidores e empresários.
Estar ciente de como funciona esse cenário é fundamental até mesmo para dar o primeiro passo no setor de empreendimento.
Separamos este artigo para te ajudar a entender a importância do marketing digital no novo formato de empreendedorismo que se configura na atualidade. Boa leitura!
O que é o Marketing Digital?
As mudanças comportamentais que a internet trouxe para agora fez com que diferentes setores tivessem que se adaptar para suprir a necessidade do mercado, inclusive o marketing.
Nesse contexto, surgiu o marketing digital, uma nova maneira de se comunicar com os potenciais consumidores para o seu empreendimento. Esse formato, faz com que a interação entre marca e cliente crie vínculos.
O marketing digital tem como canal de atuação os meios digitais, como o próprio nome sugere. Assim, ele está presente em sites, blog, redes sociais e aplicativos de conversas online.
Além disso, ele vai muito além de fazer propagandas sobre a marca ou produto. Seu intuito é criar uma conexão e um vínculo entre empresa e cliente, que vá além das relações comerciais.
Por essa razão, ele tem como intuito a ação de educar o cliente, ou potenciais clientes, sobre assuntos relacionados a marca, seja através de dicas, tutoriais e informações pertinentes sobre o tema de maneira geral.
Nesse contexto, a propaganda em si, é por vezes subjetiva, oferecendo ao cliente o produto como a solução de um problema, e não apenas como mais uma mercadoria.
Pode se afirmar, portanto, que o marketing digital é um novo formato de incentivo ao consumo, mas que vai além de propagandas e comandos para a realização de compras. Ele permite que o cliente sinta a necessidade de ter a marca como parceira, se identificando diretamente com os princípios e valores que a pessoa também tem.
Qual é o novo formato de empreendedorismo?
Nesse mesmo contexto que o marketing foi mudando, a maneira de empreender também foi mudando.
Atualmente, o empreendedorismo online está em alta e faz da internet o campo
mais promissor para se lidar com negócios, utilizando-se do marketing digital para impulsionar os negócios e a maneira de se relacionar com clientes e fornecedores.
O novo formato de empreendedorismo tem como premissa os negócios online, sem a necessidade de lojas físicas e espaços definidos para criar um vínculo entre empresa e cliente.
Ele vem ao encontro do novo formato que as pessoas utilizam para se relacionar, onde as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas são o canal primordial para estabelecer as conexões.
Faz-se necessário, portanto, que todo o entorno da sociedade se adapte e adeque as novidades que surgem nos mais diferentes mercados, como no nicho de gastronomia.
Existem novos formatos de comércio, que podem se adaptar nessa nova versão de empreender, como as padarias delivery, que chegaram a um momento de isolamento social causado pela pandemia de covid-19.
Essa é umas das características do novo formato de empreendedorismo, que surge conforme as demandas da sociedade e tudo aquilo que precisa para suprir o novo contexto social em que vivemos.
Qual a relação entre o marketing digital e o novo formato de empreendedorismo?
Agora que você já sabe o que é marketing digital e o novo formato de empreendedorismo, consegue estabelecer uma relação direta entre essas duas pontas tão importantes para quem deseja empreender atualmente? O principal ponto de relação entre eles é que um precisa do outro para continuar se mantendo.
Afinal, para se manter no novo mercado é preciso que as maneiras de se relacionar também sejam alteradas, utilizando assim o marketing digital.
Nesse sentido, a principal relação dos dois é que o empreendedorismo que surge precisa do marketing digital para se manter no cenário competitivo,
Qual a importância do marketing digital nesse cenário?
Podemos afirmar, portanto, que o marketing digital é a ferramenta fundamental para manter o novo formato de empreendedorismo em pleno funcionamento.
Afinal, é através dele que é possível inserir o empreendimento com destaque e de forma assertiva no cenário que se desenvolve na atualidade.
Veja quatro motivos que tornam o marketing digital extremamente importante para o empreendedorismo.
Retorno do investimento
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que com o marketing digital, o investimento a ser feito no setor é relativamente menor que o que seria feito nos moldes mais tradicionais que antes eram aplicados.
Nesse sentido, o retorno do valor investido pode ser obtido mais rápido, fazendo com que o empreendimento tenha um fluxo de caixa maior em menos tempo.
Além disso, é preciso destacar o baixo valor que deverá ser investido. Afinal, o marketing ocorre em plataformas digitais, sendo mais fácil encontrar meios mais acessíveis que vão de encontro às necessidades do empreendimento em si.
Fidelização de clientes
O marketing digital trabalha primordialmente com a fidelização de clientes. Desse forma ele não busca apenas vender um produto ou serviço, mas fidelizar o cliente para que a marca em questão seja a primeira a ser lembrada pelo consumidor, tornando a fidelização a marca principal desse recurso.
Desse modo, a fidelização dos clientes traz um retorno mais positivo para a empresa. Afinal, ao invés de sempre precisar conquistar os mesmos clientes, o marketing digital permite que a relação seja cada vez mais orgânica, fazendo com que aqueles que já conhecem a marca se tornem parceiros e também seja uma maneira eficaz de divulgação da marca.
Construção de audiência
A arte do marketing digital tem como finalidade encontrar potenciais clientes que estejam alinhados com ideais da marca, com afinidades e identificação qualificada.
Essa característica também ajuda na fidelização do cliente, que encontra na empresa um coro com sua voz e seus posicionamentos, sejam eles sociais, políticos e ideológicos.
Deixa a marca com autoridade
Os recursos utilizados no marketing digital permite também que a empresa que utiliza a ferramenta seja uma autoridade no assunto em que se propõe atuar.
Dessa forma, os clientes já fidelizados e os potenciais consumidores encontram na marca muito além de produtos a serem consumidos, mas ideais e temas que podem utilizar como argumentos em outras áreas.
Ou seja, o marketing de conteúdo propicia para a marca a autoridade necessária para ser referência no seu nicho para a parcela de público que se identifica com ela.
Dessa maneira, a empresa em questão será a primeira opção desse nicho quando pensar em algo relacionado ao setor de atuação do empreendedor.
Como usar o marketing digital?
Agora que você já sabe o que é o marketing digital e sua importância para o novo formato de empreendedorismo que se desenrola nos tempos atuais, chegou a hora de saber como utilizar essa ferramenta tão poderosa.
Afinal, além de entender o que ela é e como atua para melhorar a competitividade empresarial, é preciso identificar as melhores ferramentas para seu uso.
São diversas possibilidades para aplicar o marketing digital no seu negócio, mas separamos 3 dicas de ferramentas que podem ajudar a iniciar a atuação com esse recurso.
Redes Sociais
As redes sociais são um dos recursos mais utilizados quando o assunto é o novo formato de empreendedorismo. Afinal, é raro encontrar pessoas e potenciais clientes que não estejam ligados em tudo que acontece no mundo virtual.
Além disso, atualmente esse tem se tornado o principal meio de se obter informações, seja sobre situações reais e do país ou ainda sobre empresas e suas avaliações.
Dessa maneira, é possível utilizar as redes sociais para manter um contato direto com o público almejado.
Vale ainda ressaltar que, ao utilizar as redes sociais, deve se considerar a informalidade que ela representa, criando um vínculo mais afetuoso e dinâmico com os seguidores e com o público em geral.
SEO
Utilizar as técnicas de SEO consiste em usar mecanismos que posicionem sua empresa entre os principais resultados de busca.
Em outras palavras, atribuir um bom SEO para seu conteúdo faz com que ele apareça na primeira página do Google e, dessa maneira, ele chega a mais clientes que procuram por serviços e produtos oferecidos pelo seu empreendimento.
Afinal, aparecer entre os principais resultados do Google faz com que sua empresa seja bem vista por quem procura por alguns resultados, atribuindo autoridade e qualidade para a marca antes mesmo do consumidor realmente a conhecer.
Essa técnica é utilizada em conjunto com o marketing de conteúdo, que será a última dica aqui oferecida.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, por sua vez, consiste em oferecer a seus clientes um conteúdo de qualidade.
Vale ressaltar, primeiramente, que o marketing digital não busca apenas apresentar produtos e serviços, mas levar até os consumidores conteúdos de conhecimentos gerais, que despertam a curiosidade do cliente para o assunto e o universo em que aquele produto está inserido.
Dessa maneira, o marketing de conteúdo proporciona um conhecimento mais profundo sobre temas diversos e faz com que o interesse pela marca cresça, fazendo com que ela tenha autoridade perante seu público.
Dessa maneira, podemos afirmar que o marketing digital é um dos pilares para que o novo formato de empreendedorismo tenha cada vez mais sucesso.
Além disso, o papel dessa ferramenta vai muito além de gerar vendas e, assim, propicia a criação de novas vertentes e objetivos para as empresas que se desenvolvem e surgem no cenário atual.