O marketing digital é excelente para aumentar a visibilidade da sua empresa. Ele pode ajudar a direcionar para a conscientização e consideração de seu produto e marca. Assim como, impulsionar vendas ou conversões no seu site. E, até mesmo, para a retenção e engajamento de seus clientes.
Incentivar os seus clientes no meio digital ao longo da jornada de compra, cultiva o relacionamento, melhora o engajamento, a defesa da marca e a repetição das compras. No entanto, é preciso definir os objetivos e canais que sua empresa irá usar. Também, criar um propósito da sua estratégia de marketing digital, usar seus recursos disponíveis, ferramentas e pessoas para cumprir com os objetivos e atender às expectativas.
Objetivos do marketing digital
As empresas precisam se diferenciar no mercado e ter foco para conseguirem obter bons resultados. Para se destacarem no meio digital, precisam utilizar as ferramentas digitais de acordo com objetivos estabelecidos para fins de gerar o marketing online e exporem sua marca no mercado.
Os objetivos das estratégias de marketing digital devem estar alinhados com os objetivos comerciais da empresa. E as estratégias são usadas para ajudar a atingir esses objetivos. Para isso deve ser entendido o comportamento de seu público e como ele se envolve com sua marca de forma online.
Os objetivos também devem ser pensados com base em seus recursos disponíveis. A partir disso, definir cronogramas, orçamento e os KPIs ( Key Performance Indicator) para a avaliação dos resultados. Os responsáveis pelas atividades dentro de sua equipe ou externos precisam ser atribuídos.
Os seus objetivos de marketing digital podem ser aumentar as vendas de comércio eletrônico, gerar mais leads, construir envolvimento do público com sua marca, aumentar conhecimento da marca. Importante serem objetivos claros e apropriados para construir uma estratégia digital adequada.
Mídias sociais como ferramenta de marketing digital para engajamento
O marketing digital usa canais online em com mensagens que visam o engajamento com consumidores. Esses canais, que podem ser tanto gratuitos quanto pagos, são as mídias digitais. Essas mídias podem ser o e-mail, o Google, aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, blog, as redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin, Tik Tok, entre outros.
As mídias sociais são muito utilizadas para a descoberta de produtos e serviços. Entre as redes sociais, o Facebook continua sendo a principal. No entanto, perdendo cada vez mais espaço para o Instagram e, também, para novas redes que vão surgindo. A rede social escolhida deve ser adequada ao perfil do seu consumidor e a sua jornada de compra.
Irfan Wahab Khan, CEO Telenor, empresa de telecomunicação norueguesa, apresentou dados que demonstram que 55% das pessoas que descobrem os produtos nas redes sociais acabam comprando esses produtos online. Desses, 11% compram imediatamente e 44% depois de um tempo. Isso demonstra a importância desse meio como ferramenta de marketing digital e geração de negócios.
O crescimento do digital com a pandemia
A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças no comportamento do consumidor e deu ainda mais força para as redes sociais e o marketing digital. O número de horas gastas nas redes sociais cresceu muito nesse período. Vale a pena ressaltar que os países com menor educação são os mais influenciados pelas mídias sociais.
Percebe-se que a rede social tem poder. Contudo, deve ser vista como um meio de construir uma identidade, criar uma comunidade, gerar consciência e conversa com o consumidor. Por mais que seja digital, deve demonstrar o toque humano, transparência e gerar confiança, fazer com que os seguidores se sintam incluídos.
Marketing de conteúdo para ganhar audiência
Para ganhar audiência no meio digital, é preciso criar e promover conteúdo. Esse conteúdo criado deve ser relevante para o seu cliente e compartilhável nas redes sociais. Ele é a “propaganda” da marca, produto ou serviço e tende a ser mais confiável que os anúncios tradicionais.
O conteúdo precisa estar alinhado com os objetivos definidos e pode ser em formato de texto, vídeo, fotos, e-books, infográficos. Atrair o consumidor com conteúdos úteis, oportunos e gerar confiança são fatores fundamentais para ganhar atenção da audiência.
No seu planejamento de conteúdo, você pode dividir em conteúdos relevantes por um longo tempo, que seriam os conteúdos atemporais. Esse tipo de conteúdo se mantém atualizado e possível de ser consultado com maior frequência. Ou em conteúdos específicos, momentâneos, que servem por um curto período de tempo. A distribuição do conteúdo pode ser beneficiada com o uso da automação de marketing.
Frequência e constância no marketing digital
Para o marketing digital conseguir gerar engajamento é importante ter um planejamento de postagens de conteúdo no meio online de forma constante e com uma boa frequência. Além disso, deve ser consistente, valioso e exclusivo para o seu público.
Outrossim, é preciso demonstrar empatia com seu público, responder interagindo com retornos e os comentários, ser autêntico, ser confiável. O tempo de resposta também é algo a ser considerado, visto que as pessoas querem cada vez mais agilidade nessa interação com a empresa.
A distribuição desse conteúdo pode ser feita em mais de um tipo de rede social e mídia digital, desde que essa atenda ao posicionamento da empresa e ao comportamento do público-alvo. As postagens criadas podem ser promovidas para gerar maior visualização. E é possível, também, usar conteúdo feito pelos próprios usuários seguidores das suas redes sociais e de influenciadores. Promover o bate papo e compartilhamento de conteúdo é um ótimo meio de se relacionar nos meios digitais.
Melhorando a sua marca com o marketing digital
Como principais considerações, as estratégias de marketing digital para gerar o engajamento e a presença da sua marca devem gerar confiança, dar voz aos consumidores, possibilitar a interação. A comunicação se torna mais acessível, instantânea, transparente, sem perder o lado humano.
A consistência e coerência são fundamentais. Assim como um bom planejamento de mídias digitais seguindo os objetivos definidos. As métricas servem para identificar se estamos atingindo os objetivos propostos, através das estratégias adotadas.
Enfim, com um bom direcionamento do marketing digital, com geração de conteúdo e uso das mídias sociais, é possível melhorar o relacionamento com seus consumidores. Isso gera maior visibilidade da sua marca e engajamento e permite mostrar o seu diferencial de mercado.
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