O marketing digital e as suas respectivas soluções têm sido alvo de muitos negócios, independente do seu porto (pequenas, médias e grandes). No entanto, existe uma estratégia específica para cada empresa, e não um método geral. Dito isso, saiba como as agências de marketing digital podem ajudar os pequenos negócios.
Após a pandemia do novo coronavírus, ficou nítido como as empresas se adaptaram a uma nova realidade, que ocorreu no ambiente digital. Isso porque as principais medidas de saúde foram o isolamento e distanciamento social. Então, a estratégia de marketing parecia (e continua) muito atrativa.
Nesse cenário, é interessante destacar que os pequenos negócios estão elaborando estratégias de marketing digital desde o seu início. Isso faz com que o negócio tenha uma melhor performance logo em um primeiro momento, após a sua divulgação inicial.
Esse tipo de planejamento resulta em uma comunicação fluida com o público, alavancando as vendas com o tempo. A fim de auxiliar esses empreendedores a dar os seus primeiros passos no marketing digital, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar. Vamos conferir?
Estratégias de marketing digital adotadas por pequenos negócios
Separamos, a seguir, algumas das estratégias, no que se refere ao marketing digital, que são adotadas por pequenos negócios. Tenha em mente que não há um padrão, e você deve adequar essas dicas ao seu negócio.
Inicie o seu planejamento estratégico
O primeiro passo para que o seu marketing digital traga à tona resultados eficazes é o planejamento estratégico. Caso você não faça isso, é provável que algo saia dos trilhos no futuro, ou que você acabe investindo em diversas estratégias ao mesmo tempo.
Por isso, para o seu pequeno negócio, comece com um plano de marketing digital. Nesse plano, você deve inserir todas as informações necessárias para que as ações no futuro sejam frutíferas.
Monte o seu plano de marketing digital
Para montar o seu plano de marketing digital, é primordial definir alguns pontos essenciais, tais como:
– Quais os objetivos a curto, médio e longo prazo, no que se refere ao marketing digital;
– Defina um público-alvo para atingir com as ações de marketing;
– Estabeleça os principais canais de comunicação que serão utilizados para o marketing online;
– Defina um orçamento disponível a fim de colocar em prática todas as ações; e
– Uma forma de mensurar e entender os resultados obtidos com as ações de marketing digital.
Nesse momento, é essencial entender que a pesquisa e o planejamento acabam tomando muito tempo da fase de criar um plano de marketing digital. No entanto, esse período será repleto de ideias e conhecimento.
Cadastre o seu negócio no Google Meu Negócio
Outra etapa essencial para o seu pequeno negócio é cadastrar a empresa no Google Meu Negócio. Afinal, é perceptível como as pesquisas estão crescendo cada vez mais, logo, o seu negócio deve ter presença digital, a começar pelo Google Meu Negócio.
Essa dica costuma ser recomendada para os negócios que possuem uma localização física. O Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta sem custos, com o intuito de divulgar as empresas menores, conferindo uma melhor exposição em resultados de busca.
Essa busca envolve não apenas a barra de pesquisa convencional do Google, mas também o Maps – e por isso a recomendação para empresas com localização física.
Melhore a posição da sua empresa nos resultados de busca
Para adotar as estratégias de marketing digital, é necessário dispor um tempo do seu dia para aprender mais sobre as ações que a cercam. Um exemplo claro disso é o SEO, ou o Search Engine Optimization, que muitos ouvem falar, mas sabem, de fato, do que se trata.
As técnicas SEO são usadas, em resumo, a fim de melhorar o ranqueamento de um link, site ou empresa nas buscas do Google. Quando acessamos o Google para buscar algo, as palavras-chaves determinam os primeiros resultados. Assim, o comum é visualizar apenas os sites da primeira página.
Por isso, caso você queira melhorar a posição do seu site ou texto, é interessante dominar as técnicas de SEO e como aplicá-las à sua página. O resultado disso é um tráfego de qualidade, capaz de alavancar as vendas do seu negócio e melhorar, no geral, os resultados do site.
Invista em uma presença mais ativa nas mídias sociais
Outra dica é que você invista em uma presença mais ativa nas mídias sociais, pois com certeza o seu cliente está nesses canais de comunicação. Destaca-se que essa presença ativa não se resume ao ato de postar conteúdos aleatórios, pela única justificativa de postar.
Na verdade, você deve colocar em prática as ações que definiu logo no início, em seu plano de marketing digital. As postagens são apenas uma função que as redes sociais nos oferecem, então, invista em ter uma presença ativa através de outras ferramentas, a exemplo dos stories, lives, enquetes etc.
Com essa presença ativa, será possível estabelecer uma relação íntima e comunicativa com os clientes.
Saiba mais sobre o marketing de conteúdo
Uma dica importante é que você pesquise sobre o marketing de conteúdo, que tem tido um crescimento exponencial nas mídias digitais. O marketing de conteúdo também é muito conhecido como Inbound Marketing, e a sua premissa é ultrapassar a necessidade de investir em anúncios para que o seu negócio seja encontrado.
Assim, com o marketing de conteúdo, você educa os seus clientes, fideliza os atuais e prospecta novos. Com essa produção de conteúdo, você pode expor detalhes do seu trabalho, a fim de encantar os clientes, orientando aqueles que estão em potencial.
Anúncios pagos
Por fim, a nossa última dica é que invista em anúncios pagos, caso tenha orçamento para isso, utilizando o Google Ads ou Instagram Ads, por exemplo. Esses anúncios devem ser segmentos (direcionado aos clientes ideais)
Conclui-se, então, que o marketing digital é fundamental para os pequenos negócios, a fim de divulgarem as suas empresas da maneira adequada desde o início. No entanto, para conquistar isso, é necessário ter planejamento e organização.