Como podemos conectar o universo do marketing e da logística?

É importante compreender a importância de integrar o universo da logística e do marketing. Uma empresa que busca por um funcionamento sólido e um crescimento consistente, precisa interligar essas duas frentes como ponto fundamental para o seu desenvolvimento.

Sabemos que o mercado da logística e de entregas vem se tornando cada vez mais competitivo. A pandemia do COVID-19 intensificou o mercado para esse tipo de serviço e empresas que conseguem atender os clientes com organização, agilidade, preço e um bom atendimento conquistam mais cliente. Àquelas empresas que infelizmente não se adaptaram ao que o mercado vem exigindo, estão perdendo o seu espaço e estão se tornando cada dia mais esquecidas diante de tanta concorrência.

O que é logística?

A origem da palavra logística vem do grego e tem um significado relacionado a habilidade de calcular e raciocínio lógico. Nos dias de hoje, compreendemos que a logística além de ser uma metodologia de entregar produtos, no local correto, no tempo combinado e com as condições ideais, o conceito precisou ser ampliado para outras áreas como por exemplo: engenharia, economia, tecnologia, comunicação e o marketing.

O que é o marketing?

O marketing é a ciência de explorar, criar, agregar valor e buscar pelas necessidades do público-alvo com intuito de satisfazer e gerar faturamento para as empresas. O principal objetivo do marketing é identificar desejos, criar relacionamentos, gerar valor da sua marca, produto ou serviço além de abrir espaço para o seu negócio se destacar. 

Tudo isso, anda junto dentro do marketing, imagina só… Integrar marketing e logística, é sucesso certo!

Quais são as atribuições do marketing no mundo da logística?

 Como estamos discutindo a logística e empresas de entregas, separamos alguns pontos em que o marketing pode auxiliar empresas deste segmento, são eles:

– Discutir preço do serviço prestado;

– Decidir estratégias promocionais para um produto ou serviço específico;

– Estar alinhado a datas comerciais que estejam dentro do segmento de logística para criar ações, conteúdos que chamam atenção entre outros;

– Identificar o tipo de comunicação assertiva para sua persona;

– Estudar as estratégias dos concorrentes de mercado para colocar a sua empresa sempre à frente.

Esses são alguns pontos que podem ser trabalhados no setor de marketing para uma empresa que esteja no segmento de logística e entregas rápidas.

Por que é importante integrar o marketing e a logística?

De forma resumida, é possível dizer que o principal objetivo da logística dentro de uma operação é garantir o produto certo, na hora certa e no local combinado, pelo menor custo. E o marketing, tem como objetivo agregar valor ao seu serviço, buscando interesse de compra dos consumidores potenciais, por meio de divulgação, visibilidade e consequentemente, aumentar o número de conversões.

Os empreendedores do setor de entregas e logística sofrem com alguns problemas do dia a dia que se relacionam com a gestão operacional, administrativa, financeira, tecnológica e de produtividade, mas calma, para tudo existe uma boa solução.

Principais vantagens desta integração de setores

Quando os setores se envolvem, todos saem ganhando, e você como empreendedor precisa entender quais são os principais benefícios para que a partir daqui sua empresa esteja preparada ainda mais para o sucesso! Veja só:

– Aumento da produtividade das suas equipes;

– Redução de custo;

Atendimento de qualidade para o seu cliente final;

– Aumento de satisfação do cliente, ou seja, maior poder de decisão sobre o seu serviço;

– Maior chance de ocorrer fidelização;

– Aumento de faturamento mensal.

Para garantir todas essas vantagens é preciso apenas integrar ou criar uma equipe de marketing para sua empresa de entregas?

A resposta é clara, não. Mas com certeza é um grande primeiro passo para melhorar a visibilidade e comunicação da sua empresa. Imagino que você já deve ter percebido que não adianta ter uma ótima campanha de marketing nas redes sociais se o serviço de entregas não funciona bem, não entrega o produto no tempo combinado e para pessoa certa. Da mesma forma que não adianta ter uma excelente frota, um serviço com agilidade e um bom atendimento se ninguém conhece a sua empresa.

Por essa razão que os dois setores precisam estar em total sintonia e que funcione de forma interligada, compreendendo os limites e os pontos fortes de cada setor explorando ambos os seus melhores pontos. 

Dessa forma, é crescimento certo para sua empresa.

Agora gostaríamos de falar com os empreendedores de primeira viagem do segmento de entregas rápidas e logística

Quando uma empresa está iniciando, ela precisa ganhar mercado e concorrer entre outras empresas do mesmo segmento. As grandes empresas de entregas rápidas e logística atendem seus clientes entregando o produto no menor tempo e com o menor custo, além fornecer ferramentas tecnológicas e acessíveis aos seus clientes, e porque não, aos clientes do seu cliente. 

Dentro do segmento de logística, um bom exemplo é ter uma plataforma que seja possível: 

  • Receber pedidos de maneira organizada e simplificada;
  • Trabalhar com rotas inteligentes para sua frota de entregadores;
  • Ter a possibilidade de acompanhar suas entregas em tempo real, oferecendo aos clientes maior conforto e segurança;
  • Definir uma precificação padrão por região ou km por exemplo, para que não haja surpresas e sua empresa trabalhe ainda com mais transparência;
  • Ter um sistema personalizado com o que você precisa.

Tudo isso, agrega valor ao seu negócio e garante um reconhecimento dentro do mercado. Essa tecnologia já existe, é a mesma tecnologia dos gigantes das entregas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog MaisEntregas.com onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o segmento de entregas rápidas e logística com tecnologia.