Diferentemente do Marketing Externo, o Marketing Interno visa melhorar o relacionamento de quem atua diariamente na empresa. Podemos dizer que, ao contrário do era antes, atualmente as marcas são mais “humanizadas”. Ou seja, a equipe deixou de ser apenas números e passou a ser a alma e o coração do negócio.
Como você deve saber, uma cultura empresarial saudável é uma das muitas formas de vender sua empresa para a equipe. Até porque, é através da satisfação dessas pessoas que o sucesso das ações se apoiam. O desafio para quem já sabe disso, é cultivar e manter um bom clima organizacional entre os profissionais.
O sucesso de ações focadas em Marketing Interno é visto claramente durante o dia a dia e nos resultados obtidos. Isso porque, uma equipe de profissionais alinhados entre si e com os valores da empresa, tende a transformar a marca. Um dos sinais mais claros dessa transformação, são os resultados obtidos de forma otimizada.
Calma, a gente sabe que você está se perguntando como fazer isso de forma bem planejada e que realmente funcione. Para te ajudar nisso, hoje nós separamos algumas informações cruciais em seu processo. Por isso, te convidamos a continuar com a leitura desse conteúdo e entender mais sobre o verdadeiro Marketing Interno.
O Marketing Interno além do termo
Como já sabemos, ao se falar sobre Marketing, logo vem em nossa mente campanhas, artes, textos… Porém, por mais que realmente esses materiais estejam ligados ao termo, hoje nós trouxemos um Marketing um pouco diferente. Isso porque, quando falamos em “vender” a empresa, essa venda vai além do cliente.
Internamente, todas as empresas possuem equipes destinadas a trazer resultados para a marca. Cada uma dessas equipes, realizam funções cruciais no desenvolvimento e nos lucros da companhia. Mas, como esses resultados chegam quando não há um bom relacionamento entre profissionais e líderes da empresa?
A resposta, é que sem um bom Marketing Interno, colher resultados e lucros se torna uma tarefa ainda mais difícil. A venda interna de uma empresa, acontece com o intuito de motivar equipes. Até porque, já sabemos que sem motivação, as experiências profissionais de cada um se tornam meros tópicos de um currículo.
Diante de tudo isso, é importante citar que uma boa gestão de pessoas garante a esses profissionais alguns diferenciais necessários. Um ambiente de trabalho inspirador e uma boa cultura organizacional, são apenas alguns pontos importantes. Além deles, existem algumas práticas que podem ser estabelecidas internamente.
Focar em clima organizacional realmente traz resultados?
A gente sabe o que você está se perguntando e por isso trouxemos alguns dados importantes sobre essa ação. Antes de falarmos sobre os dados, precisamos citar que muitas empresas levam tempo até investir em Marketing Interno. Com isso, os resultados tendem a cair e a marca se vê em uma posição desafiadora.
Esse foi o caso da Best Buy, uma empresa varejista famosa e muito popular entre seus consumidores. Notando uma alta taxa de rotatividade, a empresa optou por seguir uma estratégia focada na comunicação interna. Com isso, investiu no uso de uma rede social inteiramente voltada à interação entre as equipes.
Na rede, os profissionais trocam informações, debatem projetos e comentam em posts da empresa com foco na descontração. Só foi preciso alguns meses, para que a marca percebesse uma diminuição de 50% na rotatividade do time. Sem contar os resultados externos obtidos por meio de uma equipe mais engajada e motivada!
De acordo com Francesc Delgado e Jeroni Benavides, autores do livro “Marketing e Marketeam: Como se tornar um empresário de sucesso”:
“Não existe marketing externo poderoso e eficaz sem antes desenvolvermos um marketing interno igualmente poderoso. O sucesso de ambos está necessariamente associado a sua combinação: enquanto o marketing externo oferece e vende expectativas ao cliente, o interno garante que elas se materializem”.
O desafio agora, é implementar da forma correta, ações que visem o bem-estar e a motivação dos membros da equipe. Mas, calma que para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas essenciais. Confira cada uma delas e saiba como tirar a ideia do papel, saindo da teoria e investindo em uma prática de resultados!
Como aplicar o Marketing Interno e obter resultados?
A gente sabe que nem sempre é fácil cultivar um bom relacionamento entre os membros da equipe. Até porque, muitos profissionais possuem comportamentos e ideais já ultrapassados sobre como essa relação deve funcionar. Nesse sentido, cabe à empresa desmistificar alguns comportamentos e cultivar novas ações!
Para construir um Marketing Interno mais eficiente, você pode focar em três práticas fundamentais. Cada uma delas é vista nas empresas de maior sucesso e com as equipes mais engajadas. Aplicando essas ações, em poucos meses já é possível notar mudanças e mensurar resultados mais gratificantes. Vejamos quais são elas:
Invista em confiança
A confiança é a base para muitas práticas bem realizadas e é encontrada nas mais bem sucedidas empresas. Mas, para além da teoria, queremos que sua marca pratique a confiança diariamente. Para isso, cobranças de horários e de entrega de materiais devem ser reestruturadas para um formato diferente.
Até porque, uma coisa é sua empresa estar sempre monitorando a entrega de materiais e demais ações internas. Já outra, é ter líderes controladores supervisionando membros da equipe além do saudável. Lembre-se: sua empresa é feita de adultos responsáveis e que conhecem suas obrigações diárias. Confie.
O Marketing Interno prioriza a comunicação
Sabe quando a reunião pode ser um e-mail? Com os membros de sua equipe, os e-mails devem se tornar reuniões. Assuntos sérios, feedbacks, boas e más notícias devem ser repassadas com mais humanidade. É preciso sempre saber que sua empresa é feita de pessoas muitas vezes inseguras e com seus próprios problemas.
Um Marketing Interno de qualidade e que funciona, tende a se basear em uma comunicação que vai além do superficial. Outra necessidade, é conhecer os membros de sua equipe além das informações presentes em seus currículos. Você sabe onde moram? O que gostam de fazer? Quais seus defeitos e qualidades?
Seja transparente
Ter uma comunicação transparente deve ser prioridade para sua empresa independente de seu momento. Nos momentos bons, frise o que está dando certo e parabenize a equipe e os membros de destaque. Já nos momentos mais difíceis, converse com sua equipe sobre o que está acontecendo com foco na solução.
Ser transparente, é mais uma das muitas formas de demonstrar e conquistar a confiança de seus colaboradores. Isso porque, através de uma comunicação verdadeira, é que a humanidade da empresa é colocada em prova. Nesse sentido, fica explícito o compromisso da companhia com as equipes e os profissionais.
Para finalizar, queremos ressaltar que um bom Marketing Interno é construído por toda a equipe responsável pela empresa. Por isso, ouvir sugestões e feedbacks também faz parte dessa construção. Além disso, serão os profissionais que atuam na companhia os responsáveis por aplicar e fazer a manutenção do relacionamento.
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