Você é um(a) nutricionista e quer crescer em sua carreira? Uma estratégia eficaz de marketing na nutrição pode aumentar sua base de pacientes e lucros de forma escalável.
O primeiro passo é tornar seus serviços conhecidos através de planejamento e estratégias de marketing adequadas para o que você deseja alcançar.
Confira adiante algumas estratégias de marketing na nutrição que podem alavancar sua carreira.
Crie e faça crescer sua marca pessoal a partir de sua especialidade
Existem muitos nutricionistas do mercado, isso é fato. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), são quase 132 mil profissionais no Brasil, e este número tende a crescer, principalmente devido à grande procura das pessoas por informações e mudança na alimentação e qualidade de vida.
Algo que é muito importante para a saúde da população.
Porém, se você quiser se destacar na área, deve ter uma especialidade e se desenvolver nela, de forma que crie sua marca pessoal e referência na especialidade.
Certamente, você já ouviu falar de pessoas que viajam de outros estados só para se consultar com certo profissional que tem uma especialidade muito requisitada e difícil de ser encontrada, e a partir disso, você conheceu o profissional, somente pela especialidade e nome.
O segredo é: quanto mais específico você for, mais sucesso você terá. Ou seja, o marketing é seu próprio nome que fará a própria divulgação em todos os lugares.
A partir disso, você deve implementar uma estratégia de marketing na nutrição com conteúdo direcionado, e comunicar corretamente sua peculiaridade ao seu público alvo.
Caso contrário, você corre o risco de ser apenas mais um entre muitos, e a escolha do paciente só pode ser reduzida àquele que oferece o menor preço.
Estratégia de marketing na nutrição multicanal
Além do blog, é importante diversificar sua estratégia de marketing na nutrição em diversos canais, afim de atingir seus objetivos e alcançar pacientes em potencial onde quer que estejam.
Para isso, construa um site profissional de fácil navegação e intuitivo, uma página no Facebook, uma conta no Instagram, conteúdos interessantes para e-mail marketing, etc. Ou seja, existem diversos meios de divulgação.
O fato é que, a comunicação com seus pacientes por meio de redes sociais é uma habilidade tão importante quanto recebê-lo em seu consultório.
Isto é, manter um relacionamento constante através das várias plataformas, blogs ou e-mails, não só irá ajudá-lo a adquirir novos pacientes, mas também irá ajudá-lo a manter um relacionamento com aqueles que já são seus pacientes, então você também irá estimular o processo de fidelização.
Ou seja, não se concentre em usar apenas um canal (por exemplo, Facebook, Instagram, Google), mas desenvolva uma estratégia de marketing multicanal.
Lembre-se de que seus pacientes utilizam vários desses canais, então você também deve fazer isso.
Invista em publicidade paga
Diversificar os canais não é suficiente para fazer seu nome se destacar. Você terá que tornar seu conteúdo conhecido até mesmo para aqueles que não o seguem.
Pensando nisso, também será necessário investir o orçamento em publicidade paga tanto nas redes sociais, ou seja, Facebook Ads, Instagram Ads, como também no Google Ads.
É necessário um investimento mínimo, mas constante, para divulgar todo o seu conteúdo.
Produza conteúdos relevantes para um bom marketing na nutrição
Você já sabe que precisa diversificar os canais de comunicação como estratégia de marketing na nutrição, e investir em publicidade paga, mas ficou com dúvidas sobre os conteúdos que irá postar nesses canais?
Aqui estão algumas idéias de conteúdo sobre nutrição que podem engajar seu blog/perfil nas mídias sociais:
- Estudos relevantes sobre nutrição;
- Receitas saudáveis;
- Exercícios para se manter saudável e tonificado;
- Problemas / doenças decorrentes da má alimentação;
- Histórias de sucesso de pessoas que conseguiram seguir uma dieta saudável ou perder peso.
O segredo é sempre produzir conteúdos que agregam valor aos possíveis pacientes de forma constante.