Qual o melhor negócio para abrir em 2022? Veja os setores e modelos para investir

O melhor negócio para abrir em 2022 depende do que você gosta. Afinal, é essencial você ter interesse pelo setor.

Mesmo assim, vale dizer que alguns ramos são ótimas opções. São segmentos que estão em alta e que têm vários tipos de negócio para trabalhar.

Então, vale a pena considerar esses setores na hora de abrir sua empresa. Você pode, também, participar de eventos de negócios, para conhecer várias opções e compará-las. Mas por agora, você já pode descobrir que nichos são vantajosos. Veja abaixo.

Negócios para abrir e lucrar em 2022

Alguns dos segmentos abaixo já estão em alta há algum tempo. Outros, ganharam mais atenção durante a pandemia do coronavírus e se tornaram uma tendência permanente. Acompanhe!

Alimentação saudável

Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas em manter uma alimentação saudável. Isso afeta suas compras no supermercado e também os pedidos no delivery, que é um dos mais atrativos para se investir.

É possível trabalhar, por exemplo, com uma loja de açaí, com saladas, marmitas saudáveis congeladas e mais. 

O importante é analisar o que caberia no seu mercado local. Assim, você terá mais segurança de ter um bom público consumidor para o seu negócio.

Serviços de limpeza

A limpeza de espaços e de veículos ganhou atenção especial nos últimos tempos. Isso porque, ela é uma aliada contra doenças, podendo eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos contaminantes.

Para investir no ramo, você pode trabalhar, por exemplo, com estética automotiva. Também há os nichos de limpeza residencial, para higienização de estofados e tapetes; limpeza pós-obra; de espaços comerciais etc.

Mercado pet

Os animais de estimação têm cada vez mais produtos direcionados a eles. São serviços de banho e tosa, roupas, acessórios, alimentos especiais, hotelzinho e mais.

Esse é um bom segmento para quem gosta de pets. Você terá contato direto com vários animaizinhos, e poderá cuidar deles deixando seus tutores tranquilos.

Loja virtual

Você pode vender qualquer coisa pela internet. Produtos de beleza, para o emagrecimento, roupas, artesanato, acessórios e o que mais conseguir pensar.

Uma vantagem de uma loja virtual é que você não terá gastos com uma loja física. Em vez disso, dependendo do seu produto, poderá trabalhar totalmente de casa. Ou então, se for necessário, apenas alugar um espaço para estoque.

Para trabalhar com uma loja virtual, porém, você vai precisar marcar presença na internet. A concorrência online é grande, então é essencial divulgar sua empresa e transmitir confiança com seu negócio.

Manicure e pedicure

Mesmo em momentos de crise, os gastos do brasileiro com beleza continuam a acontecer. Isso incluindo os serviços de manicure, pedicure e esmalteria.

Algo interessante é que o público desse tipo de negócio é hoje bastante diversificado. Não são apenas as mulheres que cuidam das unhas. Na verdade, os homens também passaram a se preocupar com esse cuidado, o que dá maior potencial de ganho a quem investe neste negócio.

Marketing digital

O marketing digital é essencial para qualquer empresa que deseja ser relevante no mercado. Por isso, trabalhar com esse tipo de serviço é uma oportunidade de oferecer seu atendimento para os mais variados negócios.

Com esse tipo de negócio, você vai poder gerenciar redes sociais de outras pessoas e empresas, produzir materiais digitais, vídeos, campanhas no Google, fazer ações de e-mail marketing etc.

Seguros

O ramo de seguros teve alta considerável nos últimos tempos. As pessoas passaram a se preocupar mais com o futuro, com seus bens e sua saúde. Por isso, contrataram serviços que podem oferecer proteção para tudo isso.

Você pode trabalhar como um corretor de seguros e oferecer, por exemplo, seguros para carro, casa, seguro saúde, viagem etc. Também dá para associar esses produtos a serviços financeiros e oferecer corretagem para previdência privada, consórcios, empréstimos etc.

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

Na hora de investir no próprio negócio, existem dois modelos principais: uma empresa aberta do zero e a franquia. Entre eles, a franquia é a opção mais simples para investir.

Isso porque, uma franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe. O McDonald’s, por exemplo, tem várias unidades de franquias pelo mundo. São empreendedores que se interessaram pelo modelo de negócio da marca e investiram nela.

Por isso, quem abre uma franquia já recebe um modelo de negócio predefinido. É um modelo de sucesso, uma vez que já foi executado em outras unidades. Basta que o franqueado coloque em prática as atividades previstas.

Ao mesmo tempo, o empreendedor da franquia recebe vários suportes. Como treinamento, apoio para escolha do ponto comercial, dicas para o dia a dia da operação, para o marketing etc. Assim, os erros são menos comuns.

Em uma empresa nova, por outro lado, você deverá definir um novo modelo de negócio. Inclusive, deverá cometer erros antes de encontrar as melhores soluções para o seu empreendimento.

É uma opção em que você vai deixar o negócio totalmente “com a sua cara”. Porém, ele vai demandar mais tempo de maturação e as chances de erros são maiores.

Dito isso, uma franquia é mesmo uma alternativa melhor, não é mesmo? Em dois anos de funcionamento, apenas 5% das franquias fecham as portas. No caso dos negócios abertos do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Opções de franquia para abrir

A boa notícia é que existem várias marcas de franquia no mercado. Dessa forma, é possível encontrar opções em todos os setores que são os melhores negócios para abrir em 2022.

  • No ramo de alimentação saudável, você pode abrir, por exemplo, uma franquia Cream Berry;
  • Para oferecer serviços de limpeza, a Acquazero;
  • No mercado pet, há a Padaria Pet;
  • Se você quiser uma loja virtual, pode abrir uma Brasil Nutri Shop;
  • Para trabalhar com serviços de beleza, a Suav;
  • Uma franquia de marketing digital é a Guia-se; e
  • De seguros, a Quisto.

Esses são apenas alguns exemplos. Ao se interessar por uma franquia, você pode entrar em contato com a marca e solicitar mais informações.

O mais importante é se lembrar que o melhor negócio para abrir em 2022 é aquele que combina com o seu perfil. Você precisa gostar do que vai fazer, senão vai perder logo o entusiasmo e ter péssimos resultados.