Para quem já é empreendedor há algum tempo, o fato de que o mercado é extremamente concorrido não é novidade.
Entretanto, nem todos consideram que isso não acontece apenas quando se trata de clientes: empresas de alto nível também costumam disputar os melhores recursos humanos disponíveis na área.
Uma das maneiras de fazer com que a sua empresa de destaque perante as demais para funcionários em potencial é contar com uma boa estrutura.
Além de permitir a execução de todas as atividades corporativas sem maiores problemas, o local deve ser seguro e, da mesma forma, oferecer algumas amenidades aos colaboradores.
Confira a seguir algumas maneiras de melhorar a sede da sua empresa e torná-la mais atrativa para novos talentos:
Restaurante empresarial
Quem trabalha fora normalmente está habituado a almoçar em restaurantes regulares, de rua.
Isso, entretanto, traz desvantagens, tanto para a empresa quanto para o próprio funcionário, tais como:
-
Perda de tempo do horário de almoço em filas;
-
Atrasos na volta do intervalo;
-
Perda de concentração pelo consumo de alimentos gordurosos;
-
Problemas de saúde devido ao consumo de alimentos não saudáveis.
Vale ressaltar que esta última desvantagem traz mais prejuízo ao negócio do que muitos empreendedores imaginam.
Conforme os alertas constantes de médicos e nutricionistas, uma alimentação de má qualidade tem um importante impacto negativo sobre a saúde do indivíduo, causando doenças constantes.
Consequentemente, ele faltará ao trabalho com mais frequência, trazendo prejuízos ao estabelecimento.
Uma medida interessante para evitar estes problemas é contar com um restaurante empresarial dentro das próprias instalações do negócio.
Como os funcionários não terão que se deslocar a outro local para almoçar, eles aproveitarão melhor o período do intervalo, reduzindo substancialmente os atrasos.
Da mesma maneira, a empresa pode fornecer um cardápio repleto de alimentos saudáveis, encorajando seus colaboradores a serem mais atentos com a sua saúde. Isso significa menos doenças e faltas – e, consequentemente, problemas de produtividade.
Para oferecer este serviço, o negócio deve contratar um fornecedor especializado em alimentação corporativa, que se encarrega tanto de adquirir os ingredientes quando de preparar os pratos.
Como a empresa contratada se ocupa de tudo, o custo costuma ser inferior ao do fornecimento de vales alimentação ou refeição.
Brigada de incêndio
Por mais que a estrutura de um edifício seja nova, segura e bem projetada, toda e qualquer edificação corre o risco de passar por um incêndio.
Afinal, nunca se sabe quando haverá uma pane elétrica ou mesmo um acidente envolvendo algum item inflamável em seu interior.
Assim, é fundamental que a empresa não apenas proporcione todos os equipamentos necessários à prevenção e combate às chamas, como, também, treine uma equipe de voluntários que seja capaz de conduzir os presentes para fora da edificação com segurança, caso haja algum incidente: a brigada de incêndio.
Vale ressaltar que nem todas as pessoas podem ser participantes desta equipe: elas precisam ser maiores de 18 anos, ter um bom estado de saúde e estar disposta a permanecer no edifício mesmo em caso de emergência.
Da mesma forma, eles precisam frequentar cursos específicos da área e de primeiros socorros, como o Curso de DEA.
Nesta qualificação, em específico, a brigada é treinada para usar o desfibrilador externo automático, equipamento necessário para reverter paradas cardíacas.
Entretanto, é imprescindível levar em conta que o objetivo da brigada jamais será substituir os profissionais da área.
O objetivo é que eles contenham a situação até a chegada de um bombeiro ou socorrista, para combater as chamas e atender os feridos, respectivamente.
Controle de acesso linear
Empresas, principalmente as de grande porte, sabem que os horários de chegadas e saídas significam portões e estacionamentos congestionados.
Afinal, uma parcela considerável dos funcionários costuma ir ao trabalho em veículo próprio, o que significa um verdadeiro caos em horários de pico.
Felizmente, existem equipamentos que podem ser instalados de modo a agilizar as entradas e as saídas, como o controle de acesso linear.
Trata-se de uma tag instalada nos veículos autorizados que aciona automaticamente o portão quando passa por um leitor, dispensando o tradicional controle remoto. Assim, a locomoção fica muito mais fácil e rápida.
Além disso, ela é uma forte aliada da segurança. Estas tags não podem ser clonadas, e podem ser descredenciadas de maneira simples (via internet) caso o veículo ao qual elas estão acopladas seja roubado.
Por fim, alguns modelos também contam com um botão de pânico para emergências, que soa um alarme.