Como já dizia o norte-amaricano William Edwards Deming: “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Essa frase é uma espécie de mantra para a estratégia de mensuração de resultados ou gestão por dados.
Mensurar é coletar, organizar e analisar dados, estratégia que tem feito empresas e setores tomarem decisões mais assertivas. Porém, com tantas informações dadas ao mesmo tempo e inúmeras situações para serem estudadas, é comum não saber por onde começar a pensar que só empresas sólidas no mercado conseguem investir neste trabalho.
Pensando no seu crescimento e em estratégias eficientes, criamos esse post para que além de entender tudo sobre mensuração de resultados e gestão baseada em dados, você também possa realizar na prática e sentir os benefícios surgindo. Vamos lá?
POR QUE A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS É EFICIENTE PARA MINHA EMPRESA?
Como você identifica se os processos que estão sendo realizados HOJE na sua empresa estão trazendo os resultados que espera? Você sabe o total de recursos investidos e onde eles estão sendo depositados? As respostas para tais questionamentos não podem se basear em achismos, por isso a mensuração de resultados é tão importante para sua empresa.
A implementação da cultura de resultados também gera comportamentos positivos nos times. Isso acontece porque quando os colaboradores sentem que também fazem parte das conquistas das empresas, o que aumenta a confiança dos mesmos em relação a sua empresa.
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas hoje em relação aos colaboradores é a falta de confiança no ambiente do trabalho.
“Segundo uma pesquisa realizada pela American Psychological Association revela que um quarto dos trabalhadores do país não confia em seus empregadores. O estudo foi realizado com 1.562 profissionais. E mais: somente metade deste contingente acredita que seus chefes são abertos e francos.” FONTE: Runrunit
A falta de confiança está relacionada com a falta de transparência organizacional, consequência da falta de mensuração empresarial. Veja alguns motivos para você iniciar a mensuração de resultados na sua empresa imediatamente.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS PODE TE GARANTIR UMA BOA LIDERANÇA
Quando os colaboradores têm acesso a informações importantes para suas tarefas, torna-se mais fácil engajá-los no objetivo global da empresa.
Assim concluímos que, colaboradores que veem suas responsabilidades para alcançar o sucesso da empresa, agem com mais engajamento e produtividade. Por este motivo, tornam-se “vigilantes” da cultura organizacional.
Deste modo, o gestor investe suas energias em processos eficientes.
RELAÇÕES ALINHADAS E RESULTANTES
Em 2014, a empresa norte-americana Career Builder mostrou que 37% dos 3.008 funcionários participantes estavam próximos a abandonar seus cargos devido a opiniões negativas relacionadas aos seus chefes. Os colaboradores não se demitem de seus trabalhos, e sim de seus chefes.
Quando o assunto é construir sólidas relações no ambiente de trabalho, a confiança é o principal alicerce específico.
COMO INICIAR O PROCESSO DE MENSURAÇÃO NA MINHA EMPRESA?
Iniciar a cultura de resultados pode trazer uma grande mudança organizacional, e por isso, leva um certo tempo para essa estratégia estar totalmente alinhada aos seus processos. Mas para facilitar essa integração, você pode iniciar algumas atitudes hoje.
A primeira delas é adotar indicadores e métodos de desempenho para analisar a produtividade do time. Veja quatro etapas básicas para isso:
AUTOMATIZE PROCESSOS E PROJETOS
Para integrar a mensuração de resultados em prática é fundamental contar com ferramentas de gestão e coleta de dados. Tais plataformas organizam e centralizam as informações em um único lugar.
Desta forma, o time se concentra em organizar os dados, ver quais partes do processo devem ser melhoradas e quais devem continuar porque estão dando resultados.
Se sua empresa tem o objetivo de mensurar resultados dos processos e projetos, saber se sua equipe está engajada e produtiva, uma planilha não é a ferramenta ideal.
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O GRPRO Infinite coleta dados, organiza e centraliza em dashboard dinâmicas e customizáveis, sem perder a segurança em nuvem para o gestor e colaborador.
DEFINIR MÉTRICAS
As métricas serão as principais aliadas na jornada de mensuração de resultados. É a partir de KPIs (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho) que você consegue medir se as ações estão gerando um desempenho resultante ou não.
Por isso, o primeiro passo é mapear quais ações do seu processo de trabalho e então enriquecer essa visão com objetivos que podem esboçar um panorama completo.
Exemplo: Se o setor fiscal só mede quantos estabelecimentos são vistoriados por dia, ele não tem uma visão da gestão de produtividade dos funcionários.
O setor está deixando de lado o tempo investido em cada fiscalização, a quantidade de estabelecimentos dentro das normas, os que não estavam e quais executaram as mudanças necessárias.
Por isso, não basta ter métricas para mensurar resultados, é preciso planejar um conjunto de dados que geram uma visão 360 do processo.
TENHA RELATÓRIOS DE FÁCIL ACESSO
O gestor tem dois papéis essenciais na empresa: Garantir uma execução de atividades eficientes e deixar a vista as metas dos setores/colaboradores. Contar com ideias de quem “dá a cara a tapa” pelo processo melhora a autogestão e gera o sentimento de pertencimento.
Além disso, a informação fica centralizada e organizada para que futuros colaboradores a acessem ou mesmo para você encontrar facilmente um dado específico sem precisar gerar filtros cada vez que quiser fazer uma consulta.
CRIE ACOMPANHAMENTOS PERIÓDICOS
A quarta etapa só funciona quando a empresa já colocou em prática as fases anteriores, mas, ao mesmo tempo, sem o acompanhamento regular, o esforço de mensuração de resultados não tem sentido.
Neste sentido, é ideal que gestores e líderes tenham como objetivo analisar os dados gerados em determinado período. E logo compartilhar com a equipe explicando como cada resultado impacta no trabalho da empresa.
Outra vantagem do acompanhamento para a gestão é o levantamento de dados de eficiência dos colaboradores. Aqui estamos falando da produtividade em fazer e entregar tarefas.
Por exemplo, se você for da área de vendas e uma das métricas de vendas acompanhadas for relacionada à atração de leads, avaliar o desempenho dos contatos por determinado colaborador pode te ajudar a dar melhores feedbacks.
COMO FAZER A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS NA PRÁTICA
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Texto produzido pela AdaptWeb