Uma pesquisa feita no Brasil recentemente apontou que um em cada cinco domicílios possuem acesso à internet sem ter um computador em casa. Isso quer dizer que mais de 49% de internautas (cerca de 70 milhões) utilizam um dispositivo móvel, como o celular.
Com o dado acima, podemos presumir a enorme importância de tornar sites e aplicativos mobile friendly, ou seja, auto-ajustáveis para diferentes formatos de tela. Neste artigo falaremos um pouco sobre o impacto desse ajuste e seus principais diferenciais. Veja:
Saiba o que é um site Mobile Friendly
Faça o teste: acesse o site da MOD por meio de um computador. Em seguida, abra o mesmo site no seu celular. Você consegue reparar como as informações se redistribuem para que tudo caiba nos diferentes tamanhos de tela? Este é um site mobile friendly.
Perceba que não são sites diferentes. Com a tecnologia certa podemos criar apenas um site e seu recurso mobile friendly será capaz de recalcular todos os seus aspectos. Assim, o conteúdo se adapta para celulares, notebooks, tablets e muito mais.
Imagens, textos, fundos, cores, permanecem os mesmos. Mas, de maneira inteligente, 100% do conteúdo visível será redimensionado para que a exibição seja mais fluida para os usuários que utilizam diferentes tipos de dispositivos.
Os impactos do Mobile Friendly
Para se ter uma dimensão do que a tecnologia Mobile Friendly é capaz, trouxemos as suas principais vantagens. Além disso, algumas desvantagens (que são minúsculas), podem ser notadas. Vejamos:
Vantagens
- Alcance: como dito anteriormente, já é um fato de que as pessoas usam mais o celular do que o computador. Ter um site Mobile Friendly permitirá que mais pessoas acessem o site e consiga ver todo o conteúdo de maneira dinâmica;
- Ranking de buscas: os ranking de buscas definem que um site otimizado tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa (primeira página), um site Mobile Friendly é uma maneira de torná-lo mais atrativo para o search;
- Conversões: muitas compras também são feitas pelo celular. Desenvolver um site mobile friendly pode ajudar a vender mais uma vez que o conteúdo será de fácil leitura, carregamento, entendimento e mais, facilitando a navegação do usuário;
Desvantagens
- Investimento: utilizando templates mobile friendly ou contratando um programador, esta solução tende a sair mais cara, afinal, são dois sites em um. Mas a boa notícia é que os valores podem variar bastante;
- Complexidade: por mais que muitas ferramentas recalculam o posicionamento de conteúdo para caber em todo tipo de tela, é importante criar soluções de design que estejam dentro da possibilidade de diferentes formatos;
Mobile Friendly significa um site responsivo?
Um site responsivo é todo site que oferece uma automação dos seus recursos. A única tarefa que o usuário precisa ter é acessar o conteúdo e ser guiado pelas diferentes seções de forma inteligente. Como estratégias de funil ou storyline do site.
Se o seu site é mobile friendly, você pode considerá-lo responsivo, afinal, ele não precisa de uma ordem do usuário para realizar uma função. Levando ao pé da letra, ele “responde” à interação de quem está acessando o site.
Diferenças de um site Mobile Friendly
Veja a seguir mais algumas características que um site deve ter para ser considerado mobile friendly:
Fácil navegação
Um site mobile friendly é projetado para facilitar a navegação em dispositivos móveis. Os menus e links são adaptados para telas menores, facilitando o acesso aos diferentes conteúdos do site.
Vale lembrar que os botões e elementos interativos são dimensionados adequadamente para que os usuários possam clicar neles com facilidade usando os dedos.
Carregamento rápido
Um site mobile friendly é otimizado para carregar rapidamente em conexões de internet móvel, que podem ser mais lentas em comparação com conexões fixas. Isso envolve a compressão de imagens, a minimização de arquivos CSS e JavaScript e a otimização geral.
Este detalhe não pode passar batido, afinal, o carregamento rápido é uma das métricas de SEO mais importantes para o rankeamento no Google.
Funciona bem em todas as telas
Um site mobile friendly é responsivo, o que significa que ele se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela. Ele é projetado para ser visualizado corretamente tanto em smartphones quanto em tablets, ajustando o layout e o conteúdo para caber nas telas.
Lembre-se: uma fonte simples é bem mais recomendada para manter a legibilidade do conteúdo. Principalmente quando, em telas menores, a fonte tende a ser reduzida.
Controle por toque
Um site mobile friendly leva em consideração a interação por toque, em vez de depender apenas de mouse e teclado. Os elementos interativos, como botões, links e menus, são projetados para serem facilmente acionados com o toque do dedo.
Aqui não estamos falando apenas de UI/UX, mas sim da ergonomia do usuário que precisa conseguir clicar em todos os itens de um site, preferencialmente utilizando apenas uma mão.
Conclusão
Mobile Friendly refere-se à capacidade de um site se adaptar a dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Deve oferecer fácil navegação, carregamento rápido, boa exibição em todas as telas e possuir controle por toque.
Isso resulta em vantagens como maior alcance de público, melhor posicionamento nos mecanismos de busca e aumento da taxa de conversão.
Gostou deste artigo? Não deixe de acessar o site do Mercado Online Digital e conhecer novas estratégias e infinitos recursos para começar um site do zero sem precisar programar!