Museu é uma ótima maneira de conhecer a história de um determinado lugar, sociedade ou assunto. Sejam museus históricos, tecnológicos ou de artes plásticas mais tradicionais, visitar museus é uma oportunidade e tanto.
A cidade de São Paulo é um dos maiores polos culturais do Brasil, já que possui uma vida cultural intensa e diversificada, com inúmeros teatros, cinemas, bares, restaurantes, casas de shows e museus.
Um museu inovador na cidade e ainda não tão conhecido por turistas e pelos moradores da própria capital é o Museu da Casa Brasileira (MCB). Se você está em busca de montar a melhor casa, veja por que você precisa conhecer esse museu!
Conheça a origem do museu
Esse museu foi construído entre 1942 e 1945, em um terreno de cerca de 15.000 m² e era conhecido como antigo Solar Prado, uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro.
Hoje, este Museu funciona como um importante núcleo de pesquisa, design e discussão de arquitetura. Sua biblioteca é formada também por uma videoteca completa que constitui um ótimo acervo de documentação nacional e internacional.
A construção íntegra do museu faz parte da expansão urbana que marcou a primeira metade do século XX na cidade de São Paulo, momento em que a elite se mudou saindo do centro para viver nas proximidades do rio Pinheiros.
Saiba quais são os objetivos
O MCB é voltado para questões e a história da moradia brasileira, explorando especialmente temas como design e arquitetura. Em seus mais de 70 anos de existência, ele se tornou referência nacional e internacional nestas áreas.
As exposições, cursos, palestras, publicações e atividades desenvolvidas neste museu trazem discussões contemporâneas sobre esses temas (como economia criativa e sustentabilidade), sem deixar de trazer a trajetória histórica de ambos.
Atual funcionamento
Hoje, este museu é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sendo administrado pela Fundação Padre Anchieta.
O Museu da Casa Brasileira fica localizado na Av. Brig. Faria Lima, 2705, no bairro do Jardim Paulistano. O seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20 e podem ser adquiridos pela internet.
Entram gratuitamente no MCB pessoas enquadradas em grupos específicos, por exemplo:
- Crianças até 7 anos de idade;
- Estudantes e professores oriundos de escolas públicas;
- Instituições sociais sem fins lucrativos;
- Profissionais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo;
- Guias de turismo credenciados;
- Entre outros exemplos.
Lembre-se de que é preciso apresentar documentos para comprovar a condição que garante a gratuidade. Há estacionamento no local para automóveis e motos.
Algumas recomendações importantes para os visitantes é não utilizar flash ao fotografar obras nem drones. Tampouco é permitido entrar com bebidas e alimentos ou animais (com exceção de cães-guia).
Museu digital
Por dentro das novidades e demandas do momento presente, o MCB está disponível em sua versão digital. Os internautas podem acessar informações sobre como eram os hábitos da vida privada desde o século XVI no país.
O banco de dados Equipamentos da Casa Brasileira, Usos e Costumes possui mais de 28 mil arquivos, tais como inventários de família, literatura ficcional e testamentos, trazendo temas como alimentação, costumes domésticos, entre outros exemplos.
Várias atividades (debates, palestras e aulas) também são desenvolvidas e oferecidas no modo virtual, sendo necessário se inscrever através do site da instituição.