NFTs: o que são e como incorporar na sua estratégia de Marketing

NFTs

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre NFTs ou ao menos sobre o universo dos criptoativos, metaverso e inteligência artificial. De fato, cada vez mais as pesquisas sobre esses termos têm crescido, proporcionalmente acompanhando a ascensão de adeptos aos ativos digitais.

O mundo está em constante transformação e cada vez mais somos bombardeados por novidades, cabendo a nós nos adaptar às mudanças.

Vamos começar com calma! Os NFTs são criptoativos que podem representar uma marca, uma pessoa ou até mesmo uma experiência. Quase tudo pode se tornar um NFT, então presuma que há um leque de oportunidades que podem ser incorporadas na gestão de sua empresa. Sendo assim, não poderíamos deixar de frisar logo de início que há uma estreita relação entre os criptoativos e o marketing digital.

Sim, o Marketing pode englobar essa área e usá-la a favor da marca para estreitar laços com o público, como qualquer outra estratégia digital. Devemos ressaltar que, pelo fato de os criptoativos serem mais recentes do que os produtos convencionais, é preciso cautela em todas as ações, até mesmo porque para investir nesse meio digital é preciso muito estudo.

Então continue sua leitura se você quiser descobrir como as NFTs podem ajudar no seu negócio!

O que é NFT

NFT, sigla para “Non-fungible Token” (Token não-fungível), é o meio que te permite obter a originalidade e exclusividade sobre bens digitais. É uma espécie de certificado digital, registrado em uma blockchain.

Blockchain é o nome dado a uma tecnologia que possibilita a transferência de dados digitais com uma criptografia segura.

Para compreender melhor o conceito, vamos primeiramente entender o que é fungível e o que não é. Fungível se refere a ideia de não serem únicos, como por exemplo uma nota de 10 reais, se você trocar por outra continua tendo o mesmo valor.

Logo, um token não-fungível vai em contramão, sendo um criptoativo exclusivo que não pode ser substituído por outro nos quesitos espécie, qualidade e quantidade, podendo ser comprados, vendidos ou trocados.

Concluímos até aqui, portanto, que as NFTs são tokens originais e autênticos. Já deu para começar a entender o porquê são tão valiosas?

É importante que você entenda que quase tudo pode se tornar um NFT e, embora possa ser atrelado a um item digital comum que possui milhões de cópias, ainda assim existe apenas um que, de fato, é o original e autêntico.

Como Funciona o NFT

Muitas pessoas assemelham o NFT às bitcoins (ou criptomoedas em geral), mas a grande diferença está justamente no fato de que NFTs não são fungíveis, enquanto as criptomoedas são.

Lembre-se sempre que o NFT é exclusivo, independentemente do que seja, ele é único e seu valor se dá justamente pela escassez do item, o que chama a atenção de pessoas interessadas em investir na aquisição ou coleção desses produtos digitais.

Já a Bitcoin pode ser trocada, pois existem várias com o mesmo valor.  Inclusive, os NFTs são negociados em criptomoedas e ambos fazem parte do universo do blockchain e utilizam criptografia. Em outras palavras, você pode comprar um token não-fungível com moedas digitais (a aceitação dos tipos variam de acordo com o marketplace).

Além do mais, os NFTs possuem obstáculos em relação à segurança, pois não é incomum casos de fraudes e cópias de arquivos originais.

Para o que serve o NFT

Os NFTs servem justamente para que o autor ou proprietário detenha exclusividade sobre o item. É uma forma de assegurar a autenticidade do produto digital, permitir também a comercialização dele e proteger a propriedade intelectual .

Como surgiu o NFT?

O Primeiro NFT surgiu em 2014. Um artista americano, chamado Kevin McCoy, vendeu sua obra denominada “Quantum” com um código criptografado através da tecnologia blockchain. Porém, a expressão se popularizou somente em 2017, se tornando tendência a partir de 2019.

Como criar um NFT

Criar um NFT é um processo que demanda bastante dinheiro e é composta por várias etapas, são elas:

  • Escolha de plataforma;
  • Criação da carteira digital;
  • Optar pela plataforma de marketplace;
  •  Início ao processo de mintagem;
  • Determinar preço.

Primeiramente, você precisa escolher a plataforma para configurar sua carteira digital, transferir dinheiro para ela e pagar o custo de mineração.

Após isso, você deverá decidir a plataforma de marketplace para vender o NFT (a mais popular é a OpenSea). Feito isso, é dado início ao processo de mintagem (do inglês, to mint) que consiste em armazenar um meta-arquivo em um contrato, podendo ser um som, imagem, vídeo ou uma combinação deles.

Depois de criado, determine o preço do NFT. O processo de venda é feito em marketplaces que possibilitam essas transações. Vamos frisar aqui que, embora qualquer pessoa cadastrada em um marketplace que permita a transação de tokens possa ter um NFT, só será rentável se o criador tiver sucesso na atribuição de valor ao item.

Comparando com um exemplo prático: a obra de um pintor só valerá bastante dinheiro caso ele se destaque entre outros artistas ou se a obra for reconhecida entre as pessoas.

Onde comprar NFT

Os NFTs podem ser comprados em plataformas de operações, basta apenas criar uma conta e conectar a carteira digital. As negociações podem ser feitas com moedas físicas ou digitais e, mais uma vez reforçando, a plataforma OpenSea é considerada a maior do setor.

Como o valor de um NFT é definido?

Estimar o preço de um NFT depende de variáveis. É preciso levar em conta o item, demanda, especulação do mercado e valorização do ativo.

Somente depois de analisar esses critérios você saberá calcular o preço do seu NFT.

NFT mais caro do mundo

O número 1 do ranking de NFTs mais caros que existem é da obra The Merge, criada por Park, que possui identidade anônima.

Estima-se que ela pertença a mais de 30 mil colecionadores, que compraram mais de 312 mil cotas, totalizando US$ 91,8 milhões (equivalente a cerca de R$ 462 milhões).

Como o NFT pode ser usado em uma estratégia de Marketing Digital

Sabe aquele ditado que diz que o melhor sempre fica para o final? Por isso deixamos esse tópico por último!

Agora chegamos na parte em que te mostraremos como é possível inserir os NFTs nas estratégias de Marketing Digital, então não tire o olho deste artigo!

É verdade que cada vez mais o metaverso avança e, com ele, as fronteiras entre o físico e o digital se fundem. E podemos dizer, com absoluta certeza, que a previsão para os próximos anos é de que esse movimento ganhe mais força!

Portanto, você deve ter em mente que é uma excelente oportunidade para sua marca crescer e se destacar. Os NFTs permitem, acima de tudo, estreitar as relações entre o os clientes e o seu negócio, influenciando no comportamento do consumidor. No espaço digital fica mais fácil conectar a marca diretamente aos fãs.

Além disso, a escassez em torno do item gera valor e tudo que pode ser rentável para o seu negócio precisa passar por um estudo para a criação de uma estratégia. A ideia de ser algo único também contribui para que o público se sinta ainda mais especial por fazer parte.

Algo muito legal que os tokens não-fungíveis também possibilitam é a personalização. Aqui você pode dar asas à sua imaginação, pois a mistura do físico com o digital pode incrementar as práticas de gestão da empresa com ideias inovadoras e que cativam o público.

A multinacional Nike aderiu ao metaverso e desde então tem feito grandes transformações e evoluções na marca. Uma ação espetacular que a empresa criou relacionada aos NFTs foi permitir que os consumidores pudessem criar tênis personalizados, que depois seriam patenteados como NFTs e, mais para frente, lançados no mercado. Incrível, né?

Um ponto extremamente importante quando falamos sobre as estratégias é que, ao contrário dos itens físicos, os digitais não têm que lidar com custos de envio, armazenamento, vendedores e defeitos de fábrica. Consequentemente, esse fator impacta fortemente no lucro do seu negócio.

As possibilidades de estratégias para aumentar a satisfação do cliente são enormes, principalmente quando consideramos que o mercado potencial desses ativos digitais é composto pela Geração Z e millennials e, ao que tudo indica, os produtos virtuais são promissores para esses grupos!  

O metaverso, inteligência artificial e os criptoativos fazem parte da nossa realidade e estão, cada dia mais, conquistando novos adeptos. Com o avanço do mercado “figital” (nome dado a fusão de produtos físicos e conteúdo digital), a tendência é aumentar ainda mais.

E não somente as marcas irão aproveitar desse cenário em que os itens digitais ganham mais popularidade… pintores, escritores, compositores e todos os artistas podem usufruir das amplas possibilidades que o NFT oferece.

Vale ressaltar que tanto pequenas quanto grandes empresas podem investir na criação das próprias peças digitais, mas claro, com um bom planejamento e estudo para que tudo ocorra como o planejado. Essas novas experiências estão sendo muito bem aceitas pelo público, então não deixe de acompanhar as inovações dessa área, pois fará toda a diferença no seu negócio!

Esse artigo foi originalmente produzido pela equipe do Blog Accenda Digital, direcionado a assuntos do universo do Marketing Digital, compartilhando expertises que podem ajudar empresas a crescerem.