E se nós te contamos que existe um jeito de tomar decisões de maneira mais efetiva, otimizando processos e reduzindo custos, você acreditaria? Pode confiar no que iremos te apresentar. O SIG, também conhecido como Sistema de Informação Gerencial, traz tudo isso para sua operação e muito mais.
Pensar que algo assim, no dia a dia do empreendedor, pode facilitar o desenvolvimento de uma marca é muito gratificante, afinal a todo momento, algo novo acontece e é necessário estar sempre informado sobre a sua operação e como o mercado reage aos seus movimentos.
Para você que não conhece esta tecnologia ou quer mais informações para implementar no seu negócio, desenvolvemos este artigo com o objetivo de mostrar como o SIG, Sistema de Informação Gerencial, pode ser algo positivo e como ele poderá te tornar mais competitivo no mercado.
O que é o SIG?
O SIG é um sistema de informações gerencial que tem como objetivo principal auxiliar as organizações na tomada de decisões. Este recurso reúne dados de diversas fontes internas e externas à empresa, onde eles são processados e apresentados de forma objetiva para facilitar o entendimento dos gestores.
Além da análise dos dados, ele também pode ser utilizado para monitorar os principais indicadores da organização, bem como para elaborar projeções e cenários futuros. Mas vale lembrar que o programa não é o suficiente para coleta, armazenamento e organização dos dados.
Para que o funcionamento seja perfeito, é preciso ter um time comprometido e engajado, o qual entenda a importância de catalogar essas informações para a empresa. O SIG, Sistema de Informação Gerencial, é um software que integra os dados gerados automaticamente com os coletados manualmente em várias fontes, de forma que crie uma automatização para organizar o acesso a estes dados.
Por que usar o SIG?
Já sabemos que ele é um fenômeno nas empresas. A sua utilização já é utilizada em todo o mundo por organizações de diversos setores para facilitar a tomada de decisões. Dentre todos os benefícios de utilização, podem ser listados:
- Acesso à informação em tempo real: os dados são atualizados constantemente, permitindo que as decisões sejam tomadas com base em informações precisas.
- Integração de dados: os SIGs permitem que diversos sistemas sejam integrados, fornecendo uma visão mais ampla do negócio;
- Agilidade nas decisões: as ferramentas de análise e visualização de dados presentes nos SIGs permitem que as decisões sejam tomadas de forma mais rápida e eficiente;
- Redução de custos: a automação de processos e a otimização da produtividade proporcionadas resultam em uma redução significativa dos custos operacionais;
- Melhoria da eficiência: os SIGs permitem que as tarefas sejam realizadas de forma mais eficiente, minimizando o desperdício de tempo e recursos;
- Aumento da produtividade: Eles também permitem que as tarefas sejam realizadas de forma mais eficiente, maximizando a produtividade.
Estes são apenas alguns benefícios do uso do SIG, Sistema de Informação Gerencial. É bom lembrar que esta aplicação pode ser implementada em qualquer setor de uma empresa, como por exemplo a área de marketing e vendas, onde é possível identificar o comportamento do consumidor com mais precisão. Vamos exemplificar um pouco mais sobre este assunto a seguir…
Como implementar um SIG na minha empresa?
A implantação de um SIG na empresa pode trazer muitos benefícios, tanto para a gestão da organização como para os colaboradores. Um setor que pode ser impactado positivamente é o financeiro, pois este sistema de informação integrada pode ajudar a controlar os gastos e ainda oferece uma maior transparência nas informações.
Outra possibilidade de setor que se beneficia com a implantação destes softwares é o RH, uma vez que ele permite um melhor controle das atividades dos funcionários e também facilita o gerenciamento de benefícios, folha de pagamento, complementos e muitas outras situações.
Para implantar um SIG em uma empresa, você precisa ter um bom planejamento e contar com a colaboração de todos os envolvidos. Além disso, é importante escolher uma boa ferramenta, que atenda às suas necessidades específicas.
Caso você tenha alguma dificuldade de escolher Sistema de Informação Gerencial para sua empresa, é recomendado o auxílio de um consultor de negócios, ele, através do seu conhecimento empresarial, poderá te auxiliar neste processo.
Alguns exemplos de Sistema de Informação Gerencial
Como já foi dito anteriormente, o SIG é um conjunto de processos, dados e tecnologias que auxiliam uma organização a tomar decisões gerenciais. Porém, existem algumas opções no mercado e com funcionalidades diferentes.
Aqui selecionamos alguns exemplos de sistemas de informação gerencial. São eles:
- Sistema de Controle de Estoque: O principal objetivo é fornecer às empresas uma visão geral do estoque, permitindo o controle dos níveis de produtos e a tomada de decisões sobre reposições.
- Sistema de Informação Financeira: Auxilia as organizações a controlarem suas finanças, fornecendo informações para a tomada de decisões financeiras.
- CRM (Customer Relationship Management): É o mais solicitado pelas empresas. É voltado para o gerenciamento das relações com os clientes, fornecendo dados importantes para o atendimento eficiente e a fidelização dos mesmos.
- ERP (Enterprise Resource Planning): O ERP integra vários processos empresariais, como o financeiro, o de recursos humanos, de produção e logística. Sua principal função é melhorar a eficiência operacional.
- SCM (Supply Chain Management): Um pouco mais complexo, o SCM mantém uma constância em atualização, integrando dados e processos relacionados a fornecedores, estoque e volume de pedidos.
Prontos para começar?
Agora que você já sabe da eficiência que o Sistema de Informação Gerencial pode fazer para uma marca, temos certeza que, a partir deste momento, você terá uma visão mais acertada, bem como monitorar o desempenho de cada setor e tomará decisões com chances mínimas de erro no desenvolvimento de uma empresa..
A qualidade oferecida é um diferencial e os negócios que possuem algum tipo de SIG implantada na sua operação, tem mais chances de se destacar no mercado. Por isso, comece a pensar no uso dessa ferramenta para catalogar os seus resultados e trazer insights para futuras conversões.