Indicadores para avaliar o valor de uma empresa na bolsa de valores
Comprar uma ação na bolsa requer uma grande quantidade de estudo e planejamento para uma empresa. Para adquirir ações de grandes companhias, como Magalu (MGLU3) e Petrobras (PETR), é preciso antes saber o seu valor.
Você deve estar pensando no valor de mercado da empresa, cuja informação é direta ao ponto. Mas aqui estamos falando do valuation, um conjunto de indicadores que dizem se a ação da empresa está cara ou barata.
Como diz Warren Buffett, você pode comprar uma boa empresa e fazer um mau negócio se pagar caro pela sua ação.
Portanto, se deseja comprar uma ótima empresa por um preço justo, este artigo é pra você. Iremos mostrar os melhores indicadores para avaliar o valor das companhias.
O que é valuation?
O principal objetivo de um investimento é receber um retorno expressivo no futuro sobre o valor investido. Saber qual é o valor de uma empresa, e quanto vale a pena investir em uma ação pode ajudar a obter bons resultados.
Hoje em dia, várias casas de análises possuem relatórios completos com análises sobre o preço justo de cada ação.
Se você deseja comprar ações de uma companhia que não está nos relatórios, é uma boa ideia calcular o valuation por conta própria.
Felizmente, os indicadores-chave de uma empresa na bolsa de valores são públicos e disponíveis para todos. Abaixo estão alguns indicadores importantes para avaliar o preço justo de uma ação.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Este é um dos métodos mais comuns para avaliar o valor futuro de uma empresa usando dados atuais.
O FCD leva em consideração a capacidade atual da empresa de gerar caixa, mais as perspectivas de geração futura.
Para fazer o cálculo do FCD, é preciso fazer uma projeção do faturamento da empresa para o futuro, dentro de um horizonte de tempo definido (por exemplo, em 2 anos).
Além disso, é preciso incluir uma taxa de desconto com base nos riscos apresentados pelo negócio. Essa taxa pode variar conforme o risco, sendo maior para empresas que atuam em setores com menor perspectiva de caixa.
Múltiplos de mercado
Dentro do valuation das empresas, também existem alguns indicadores importantes para análise, chamados múltiplos de mercado.
Esses indicadores mostram informações sobre o valor da empresa com base em seu patrimônio, preço da ação e dividendos distribuídos.
P/VPA
O preço sobre o valor patrimonial (P/VPA) indica se a empresa está sendo negociada abaixo ou acima do valor correspondente a todo o patrimônio que ela tem.
Na linguagem do mercado, o indicador reflete o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.
Se a empresa tem um valor patrimonial por ação de 1, e suas ações estão sendo negociadas a 0,90, isso significa que os papéis estão com desconto de 10%. Logo, a compra da mesma pode representar um ótimo negócio.
O cálculo desse múltiplo é o seguinte: P/VPA = Preço de mercado / patrimônio líquido por ação.
Dividend Yield
Se você busca ações de empresas com o objetivo de ter renda passiva, o dividend yield (DY) é um importante indicador. Na prática, ele mostra quanto a empresa paga de remuneração aos seus acionistas.
Para saber qual é o dividend yield basta calcular:
- o valor do dividendo recebido no ano;
- dividida pelo valor da ação;
- multiplique o resultado por 100 (DY = (D/P)*100).
O resultado é o percentual pago anualmente de dividendos pela empresa. O método Bazin, criado por Décio Bazin, é seguido por muitos investidores. É necessário um DY mínimo de 6% ao ano para que a empresa seja atrativa.
P/L
Por fim, o P/L é o múltiplo mais comum e o mais utilizado pelo mercado. Isso porque ele mostra, de forma taxativa, se o preço de uma ação está atrativo em relação a seus lucros.
O cálculo do P/L é feito dividindo o valor da ação negociada no mercado pelo lucro por ação observado no último ano.
Normalmente, quando o P/L de uma ação está abaixo de 1, significa que a ela está negociada com desconto, o que pode representar uma boa oportunidade de compra.