Se você tem uma empresa mas ainda não possui uma logomarca, não se preocupe, você está no lugar certo!
No post de hoje vamos citar o que é preciso para criar uma logomarca profissional.
Pode parecer exagero, mas a logomarca tem uma grande importância para as empresas, podendo refletir diretamente em seus resultados.
Para muitos empreendedores a logomarca se trata apenas de uma decoração, mas vai muito além disso.
A criação de uma logomarca não deve ser ignorada, principalmente se você deseja atrair mais clientes e alavancar suas vendas. E caso você faça artes para redes sociais, a logomarca implementa muito bem a sua arte.
Saiba quais são as características de uma logomarca profissional
Duas características são fundamentais que uma logomarca profissional precisa ter, para ser eficiente e gerar resultados positivos para a sua empresa:
- Reatividade
Essa característica é muito importante, entretanto é preciso pensar nela bem antes de começar a desenvolver a logomarca.
É preciso já ter algo em mente, e não ir fazendo, simplesmente por fazer, precisa ser algo bem pensado.
Para que o seu projeto consiga superar as expectativas.
Use o formato logo png, assim sua logomarca terá mais qualidade para postar nas redes sociais.
- Atemporal
É comum que algumas empresas mudem a sua logomarca após alguns anos.
Entretanto, não quer dizer que sua logomarca deve ser criada com base somente nas tendências, por isso, é preciso atenção e estudo para criar uma logomarca que não seja prejudicada pelo tempo.
E caso você deseje fazer alguma mudança, um design poderá te ajudar.
Qual a função da logomarca?
Você pode estar se perguntando se realmente vale a pena investir em uma logo profissional, e se ela realmente pode gerar resultados para os negócios.
Essa é uma das dúvidas que muitos novos empreendedores têm ao abrir uma empresa.
Não tem como uma empresa ser identificada no mercado com facilidade se ela não tiver uma identidade visual.
A identidade visual promove um profissionalismo maior e gera mais credibilidade, fazendo com seus consumidores reconheçam seus produtos de maneira facilitada.
Entretanto, é importantíssimo que a sua logomarca seja criada com base nas características, de modo que consiga transmitir exatamente o seu propósito e valores.
Dicas para criar uma logomarca profissional
Abaixo você verá algumas dicas para criar uma logomarca profissional, pois uma boa logomarca é a divulgação da sua empresa ou a primeira impressão.
- O primeiro passo é, anote suas ideias em um papel
Antes de começar a criar sua identidade digital, a dica é começar a desenhar em casa algumas opções, para que você tenha várias ideias para apresentar ao design.
- Pesquise
A melhor maneira de descobrir o que você quer para sua logomarca, é fazer uma pesquisa de mercado, para compreender melhor o que já existe, e assim, obter algumas ideias.
Mas lembre-se, essa pesquisa é somente para inspiração, não para copiar.
- Não utilize mais do que 3 cores
Utilizar muitas cores pode deixar sua logomarca um pouco confusa para quem a lê.
- Simples
Assim como o excesso de cores pode confundir e até mesmo cansar os olhos de quem vê, o excesso de informações desnecessárias faz com que os clientes não prestem atenção e não se lembrem da sua marca.
- Fácil de entender
Parece óbvio, mas muitos profissionais querem mostrar todo o seu conhecimento, e acabam utilizando vários efeitos, que ao invés de deixar a log profissional e bonita, acabam estragando.
Simplicidade é a palavra-chave, o menos é mais!
- Não copie de marcas famosas
Não utilize símbolos de marcas famosas, seja criativa e original, use apenas como uma inspiração, e não para copiar.
- Sua logomarca deve durar por muitos anos
Um dos principais erros que muitas empresas cometem, é criar outra identidade visual em pouco tempo.
A logomarca deve ser atemporal e preservada por muitos anos.
- Escolha a tipografia ideal
Assim como a caligrafia diz muito a respeito de uma pessoa, o tipo de letra usado no logomarca, pode influenciar diretamente na compreensão dos consumidores.