Já ouviu falar sobre e-commerce B2B? Uma das modalidades de vendas que vem apresentando o maior crescimento, o B2B é caracterizado pela relação de compra e venda entre empresas.
No mercado business to business, a relação comercial entre as organizações tem sido transformada pela praticidade de plataformas de venda 100% online.
As operações comerciais entre empresas são substancialmente distintas dos negócios realizados entre entidades e consumidor final.
As novas possibilidades encontradas com esse modelo, juntamente com o apoio da tecnologia, está rompendo barreiras em ritmo acelerado
De acordo com a E-Consulting, só em 2018 as transações entre empresas movimentaram R$ 2,04 trilhões de reais, já em 2019 a previsão era de faturar aproximadamente R$ 2,39 trilhões, um crescimento de aproximadamente 17%.
Está interessado em saber como funciona na prática esse novo sistema de compras B2B, continue a leitura.
Vantagens do mercado online
O principal benefício de um e-commerce B2B é com certeza, o aumento no volume de vendas.
Mas o fator decisivo para garantir a eficiência do negócio é optar por uma plataforma ideal para seu negócio, completa, segura e intuitiva ao consumidor, além de atender de fato as necessidades da sua empresa.
Por isso, é essencial contar com uma plataforma que realmente atenda as necessidades da sua empresa e de seus clientes. Fazer o investimento correto nesta fase poderá render resultados incríveis no futuro.
Podemos afirmar que é praticamente impossível uma loja virtual existir e fidelizar clientes sem o apoio da plataforma correta desenvolvida por uma empresa que se adapte a realidade do seu negócio e as especificações que a sua empresa necessita.
Como funciona o B2B online
O B2B online chega como solução para melhorar toda a experiência das empresas compradoras de produtos no atacado, além de otimizar os processos das empresas vendedoras.
O acesso ao sistema do e-commerce B2B por ser feito por intermédio de um cadastro, a distribuidora poderá determinar na exibição de seus produtos quais serão disponibilizados para venda na loja para cada cliente.
Assim, após a aprovação do cadastro, a empresa poderá realizar as compras conforme a política comercial do grupo que pertence.
Mas vale ressaltar que, em toda relação comercial há um cliente e um atendente. No B2B, mesmo que a negociação aconteça entre empresas.
É importante que haja a melhor experiência de atendimento possível, pois estamos falando com pessoas e esta relação exige cada vez mais confiança.
Benefícios do e-commerce B2B
A modalidade de e-commerce B2B traz benefício notórios principalmente para que deseja trabalhar com o mercado online, entre eles:
- Redução de custos: quando a negociação é feita entre empresas a fidelização costuma ser melhor do que com o consumidor final, uma vez que os compromissos entre as organizações são fechados por contrato de fornecimento, além de ter maior previsibilidade do volume de transações e investimentos.
- Vendas maiores: o B2B é mais uma aliada de consultores e vendedores na hora de entender as necessidades do cliente e as antecipá-las, permitindo mais agilidade no atendimento e conclusão do pedido, podendo recepcionar um número maior de empresas. Uma vez que, o profissional vendedor será visto como um parceiro de negócios, apresentando novos produtos e melhores oportunidades ao cliente, bem como condições diferenciadas de preços e pagamentos.
- Oportunidade para expandir: Com o e-commerce B2B sua empresa tem mais oportunidades de crescimento, isso porque, ela poderá vender para qualquer região em qualquer parte do mundo, garantindo o aumento de receitas e o número maior de clientes.
- Valoriza a marca: ter diferentes canais de distribuição ao seu portfólio aumentará sua base de consumidores, trazendo mais credibilidade e confiabilidade para novos clientes, tornando a marca reconhecida no mercado de distribuição.
Como se trabalha no e-commerce B2B
Por ser uma plataforma online, a loja fica disponível 24h por dia, podendo o cliente realizar a compra quando for necessário.
Por ser um mercado voltado somente para empresas, para que o comprador jurídico tenha acesso a loja online é fornecido pelo vendedor uma senha e um login específico para que ele possa acessar e realizar a compra ou fazer o orçamento, automatizando o processo e fidelizando o cliente.
Assim, é possível que a empresa forneça produtos específicos para o seguimento de cada cliente, com preços diferenciados ou mesmo promoções e descontos em caso de bons clientes. Garantindo mais praticidade na hora do comprador realizar o pedido.
As previsões do mercado de e-commerce B2B
Os resultados do mercado mundial B2B apresentam números incríveis e animadores.
Segundo uma pesquisa recente feita pela Frost & Sullivan, este ano é esperado que o mercado chegue a aproximadamente 7 trilhões de dólares de faturamento.
No Brasil, os números não deixam de ser interessantes. Somente em 2020, o país já tem uma perspectiva de crescimento de R$ 2,39 trilhões no mercado B2B.
Em tempos de desaquecimento do varejo, a mudança do público-alvo tem sido a opção de muitos gestores.
Novas soluções
Provavelmente, seus clientes se sentirão bem melhor comprando ou se relacionando com uma empresa bem organizada, que cumpre bem todos os prazos e responde de maneira positiva às expectativas de compra.
Com um e-commerce nativo, você alcança maior precisão no prazo das entregas, no cálculo de indicadores do estoque, mais apoio na tomada de decisões, além de preparar a sua empresa para alavancar as vendas com o comércio eletrônico.
Você ainda terá a vantagem de contratar um software que se adapte a realidade e necessidade da sua empresa com a mesma equipe de implantação e suporte da ferramenta.
Imagine que uma indústria venda através de vendedores celetistas e consultores externos, como na indústria de cosméticos, por exemplo, que possuem um e-commerce B2B.
Essa empresa pode ser um grupo empresarial que possui empresas com questões e regimes tributários diferentes. Agora, pense em uma empresa como essa com erro de venda no e-commerce na hora da integração.
É preciso garantir que os dados do web ERP cheguem ao e-commerce de forma consistente. Problemas com vendas farão a empresa entrar em colapso, com quebra de estoque ou erros em pagamentos de comissão, por exemplo.
Um e-commerce nativo no web ERP evita de maneira extrema tais problemas, pois garante uma absoluta integração dos recursos do sistema de gestão e do e-commerce.
Além disso, o atendimento é feito pela mesma equipe na solução de quaisquer problemas é um diferencial para extrair o máximo de desempenho da tecnologia em favor do seu negócio.
Contar com os mesmos especialistas desenvolvedores das ferramentas ou com o mesmo atendimento ainda irá gerar praticidade, precisão, velocidade e mais perfeição em relação a integração de soluções. este é mais um passo para acelerar o crescimento das empresas.
Por que integração com o ERP
Primeiro precisamos entender qual é o modelo ideal quando falamos em integração da plataforma de e-commerce com um ERP.
O Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, permite que todas as informações sejam armazenadas em um banco de dados, garantindo que a gestão de vendas seja feita com controle, confiança e agilidade.
Isso porque o ERP é um software que lhe ajuda a cuidar de todas as operações diárias de sua empresa, desde o clique da venda até a logística de entrega.
Como contextualizamos acima, o sistema de gestão comercial integrado ao e-commerce e/ou marketplace tem o intuito de facilitar as tarefas diárias, diminuir erros e organizar a gestão.
Conteúdo produzindo por Márcio Silva CEO da W3ERP