Com a superespecialização pela qual todas as áreas corporativas têm passado nas últimas décadas e o constante surgimento de novas modalidades de emprego e novas oportunidades de mercado, é cada vez mais comum ouvir falar em terceirização de serviços.
Nesse contexto, já se ouve falar, inclusive, em quarteirização, que é quando uma empresa terceirizada realiza o projeto de terceirização entre a parte contratante e a contratada.
Os cuidados necessários a esse tipo de serviço são aqueles tradicionais do comércio e dizem respeito sobretudo ao nome da empresa na praça.
A simples pesquisa feita de antemão e a lógica de priorizar as empresas que têm boa indicação já dão conta de garantir que a parceria entre a prestadora e a contratante não fuja muito do combinado.
Conforme veremos adiante, vários setores de uma empresa podem ser terceirizados, especialmente os que dizem respeito às empresa de limpeza, à empresa de logística e à empresa de segurança.
Além da área de facilities, que diz respeito aos serviços gerais e à gestão de facilidades, que pode abranger desde uma área predial inteira, até a gestão de uma única sala comercial.
As vantagens propriamente ditas da terceirização e quarteirização são as seguintes:
- O aumento na qualidade geral dos serviços;
- O aumento de produtividade e crescimento;
- O crescimento da eficácia em cada setor;
- A otimização do tempo de gestão e atuação;
- A distribuição de responsabilidades fiscais;
- A distribuição de encargos jurídicos, etc.
As facilidades do serviço de valet
Um dos maiores exemplos de terceirização diz respeito ao serviço de valet para eventos.
Mais do que simplesmente manobrar, balizar ou estacionar o carro dos frequentadores e convidados para um evento, esse serviço remete ao conforto e à segurança dos clientes. Por isso os colaboradores desse setor são treinados a abrir a porta do carro e ajudar – sobretudo quando há, no veículo, pessoas com mobilidade reduzida.
O serviço de valet ajuda especialmente nos seguintes casos:
- Pessoas com deficiência;
- Grávidas e lactantes;
- Mães com criança de colo;
- Pessoas idosas e afins.
Isso deve ocorrer, principalmente quando a região do estacionamento fica distante da entrada do evento.
Além disso, os manobristas também auxiliam os convidados sobre quais direções tomarem, no sentido de facilitar a entrada. Em dias de chuva, assessoram um a um com guarda-chuvas e outros recursos que aumentam a comodidade dos convidados.
Há outro ponto curioso. Quando o estacionamento é próprio do local do evento, caso em que os carros não ficarão na rua, a tendência é que os convidados estacionem de maneira errada e utilizem mal o espaço, o que acaba criando um tráfego ruim no espaço ou até mesmo trancando a saída de alguns veículos.
Se o serviço de valet está contratado, isso não ocorre e, sob urgências e imprevistos, qualquer carro poderia ser facilmente retirado.
A excelência das vans executivas
Outro exemplo bastante significativo e muito similar ao do valet, diz respeito ao aluguel de vans executivas.
Nesse caso, porém, o serviço que se presta é o do transporte de um time de executivos ou profissionais que precisam deslocar-se em número acima de quatro ou cinco pessoas, de tal modo que um carro de passeio já não atenderia a demanda.
Em geral, o serviço busca um time de colaboradores em aeroportos e terminais de ônibus, levando-os até hotéis e pousadas. Mas também é comum contratar o serviço por uma longa jornada de estadia, assim os clientes serão não apenas recepcionados, mas também transportadores em função das reuniões e encontros que tiverem de realizar durante a viagem.
Uma das maiores vantagens desse serviço diz respeito, sem dúvida, ao conforto que ele promove, ao ponto que oferece:
- Luzes e ar condicionado direcionais;
- Frigobar e serviço de garçom;
- Assentos altamente reclináveis;
- Serviço multimídia com som, TV e USB;
- Internet Wi-fi de ótima qualidade, etc.
A evolução do casting para eventos
O que se tem em todos esses exemplos é uma evolução de um conceito mais antigo, que é o de casting para eventos.
Basicamente, o casting remete ao conceito de “moldagem” e diz respeito ao mundo dos eventos, congressos e encontros corporativos em geral, além de que também pode lidar com o mundo do show business (geralmente traduzido como “mundo do espetáculo”).
Essa área existe há décadas e sempre teve a função de montar uma equipe de suporte de um grande evento, garantindo que o pessoal da recepção, da segurança, da limpeza e da comunicação em geral esteja em conformidade com as propostas exigidas pela contratante, bem como com o conteúdo ou natureza do produto/serviço que será ofertado no evento.