O operador de caixa é o profissional mais importante em qualquer transação comercial. É ele quem vai lidar diretamente com o cliente em estabelecimentos como lojas, supermercados, casas de show, etc.
Não importa qual segmento do negócio, se o atendimento ao cliente é feito presencialmente em um local físico, a figura do operador de caixa é indispensável. É este profissional o responsável por atender e registrar a movimentação financeira do empreendimento.
Todo operador é a linha de frente que garante o bom funcionamento e sustentação de um negócio, suas habilidades são fundamentais, e vão além de apenas ficar sentado registrando mercadorias e cobrar o dinheiro referente às compras realizadas pelos clientes.
Neste texto reunimos uma série de informações relevantes para que você saiba mais sobre esta importante profissão, que marca presença no comércio e em empresas que oferecem serviços. Acompanhe!
O que faz um operador de caixa?
O operador de caixa trabalha nos mais diferentes segmentos comerciais e empreendimentos que oferecem serviços, é possível encontrar este profissional atuando em lojas, shoppings, cafés, bares, restaurantes, pedágios, aeroportos, livrarias e muito mais.
As principais funções são o registro, recebimento e processamento das transações financeiras que acontecem no seu local de trabalho, seja à vista, no débito, crédito, cheques, etc.
É sua responsabilidade também, o fechamento do caixa, que acontece no fim de seu expediente de trabalho, que faz parte do controle financeiro da empresa na qual atua, a emissão de notas fiscais para as mais diversas finalidades.
Outra importante função deste profissional é o relacionamento com o cliente, a imagem e experiência que o cliente levará consigo dependerá de seu atendimento.
Lidar com o público não é uma tarefa fácil, e fazer isso enquanto mantém o controle financeiro de um negócio torna tudo mais complicado, mas com profissionalismo, empatia, educação e agilidade é possível desempenhar esse papel com maestria.
Perfil profissional para quem deseja atuar como operador de caixa
Para se tornar um bom operador de caixa, algumas habilidades e competências são imprescindíveis. Nem todas as pessoas possuem o perfil profissional para atuar nesta área, por isso listamos algumas características e conhecimentos necessários para obter sucesso nesta profissão.
- Ser educado durante o atendimento ao cliente;
- Ser paciente;
- Ser organizado;
- Ter boa capacidade de comunicação;
- Ter interesse;
- Ter conhecimento em informática;
- Possuir noções de matemática e finanças;
- Demonstrar responsabilidade e honestidade.
Se você se identifica com essas características e deseja aumentar suas chances de concorrer no mercado de trabalho por uma vaga como operador de caixa, realizar um curso para fortalecer o currículo e ampliar seus conhecimentos é uma ótima ideia.
Por que realizar um curso de operador de caixa?
Para trabalhar como um operador de caixa não é exigido nenhum tipo de formação específica. A maior parte dos empregadores colocam como requisito básico que os candidatos tenham ensino médio completo e/ou experiência anterior na área.
Isso não significa que a profissionalização nesta área tem que ser deixada de lado, muito pelo contrário, realizar um curso de operador de caixa pode aumentar significativamente as chances de contratação no mercado.
Quanto custa?
O curso voltado para capacitação de um operador de caixa pode ser realizado de forma gratuita em instituições como a Pensar Cursos, ao final do curso você obtém um certificado que pode ser incorporado ao currículo, uma comprovação de interesse e esforço em buscar e ampliar conhecimentos sobre esta área.
Quem pode fazer esse curso?
Qualquer pessoa que deseje aprender e entender um pouco mais sobre a profissão de operador de caixa pode realizar este curso.
Quanto ganha um operador de caixa?
A média salarial para um operador de caixa varia entre segundo a Catho é, R $1068, 38, mas esse valor pode ultrapassar os R $2500,00 dependendo da região do país e do local onde for atuar.
Estados como São Paulo e Santa Catarina, ainda de acordo com a Catho, são os que pagam melhor para este profissional.
Como é o mercado de trabalho?
Como já foi dito, os locais de atuação para um operador de caixa são bastante diversificados – lojas, mercados, lanchonetes, bancos etc. – fator que amplia as possibilidades de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
Qualquer estabelecimento está sempre precisando desse tipo profissional e em todas as regiões do país é possível encontrar vagas a serem preenchidas.