Os processos de importação e exportação

exportação

O comércio é bastante amplo e tem muitas ramificações e para que esse mercado seja expandido é possível também expandir para o mundo nos processos de exportação e importação.

Esses dois elementos são conceitos do Comércio Exterior e que fazem parte do dia a dia a quem se dedica entrar neste tipo de procedimentos.

Além do mais, a importação e a exportação são ativamente competitivos e muito importantes para os países e também para cidades e Estados.

No presente artigo falaremos sobre os procedimentos de importação e exportação e suas características, como a necessidade de traduções técnicas, documentações, entre muitos outros processos.

Também abordaremos as diferenças entre dois aspectos sendo altamente importantes para compreender esses processos.

O que é a importação?

Os ato de importação de um bem ou produto funciona quando um determinado país compra produtos que são fabricados em outro países. Um exemplo, o Brasil compra produtos da China ou dos Estados Unidos.

Quando a importação acontece é, geralmente, para suprir determinada demanda que o país não consegue garantir, seja do produto feito ou de uma matéria-prima para produção de bens e produtos, seja um protetor auricular plug ou mesmo chips para celulares.

A importação, geralmente, está alta quando a moeda local está forte, assim, um exemplo: quando o Real está valorizado frente ao dólar é possível ter uma negociação no mercado lá fora mais elástica e mais forte, aumentando o processo de importação.

Já se o Real está fraco as importações tendem a diminuir porque o consumo não está tão alto quanto o mercado deseja. Enfim, compreendemos que o processo de importação é a compra de bem, produtos e até mesmo serviços do exterior para o país comprador.

O processo da importação envolve muitos processos como alguns documentos que precisam passar pela tradução técnica.

De maneira geral, há três fases: a administrativa que é a fase de autorização da importação para geração da licença, a fase cambial, em que consiste no pagamento e a fase fiscal que consiste na finalização do processo com o desembaraço alfandegário.

Hoje, o processo de importação está passando por reformulações, sendo a principal delas a adesão de um documento eletrônico conhecido como DUIMP – Declaração Única de Importação em que todas as informações são postas lá como:

  • Informações aduaneiras;
  • Administrativas;
  • Comerciais;
  • Financeiras;
  • Tributárias.

Esse processo está sendo gradual e vem substituindo a DI – Declaração de Importação e a DSI – Declaração Simplificada de Importação.

Esse processo é necessário tanto para compra de produtos como protetor auricular tipo plug de silicone, carros, telefones, computadores, entre muitos outros.

O que é a exportação?

Já a exportação é um processo contrário é quando um país vende para o outro, ou seja, o processo de importação e exportação sempre acontece.

Quando alguém importa, outro está exportando, em outras palavras, a exportação é a empresa que vende seus produtos para fora do país.

O grande trunfo da exportação é que ela é importante para que as empresas nacionais que já possuem certa consolidação entre em mercados maiores e mais internacionalizados.

Muitas operações externas são necessárias para este processo como o valor da moeda, atividades, entre muitos outros.

Existem dois tipos de exportação como:

1. Exportação direta

É quando todo o processo é guiada pelo próprio produtos, de modo, que da tradução juramentada preço até o desembaraço é seguido por eles.

Para que esse processo dê certo é preciso que o fornecedor conheça todos os processos como as documentações necessárias, os mercados, embalagens, transações, entre muitos outros.

2. Exportação indireta

O processo de exportação indireta é quando os produtores entregam o processo de exportação por empresas especializadas nesses procedimentos. Deste modo, o produtor não é responsável pelas comercializações externas do produto.

Quando uma empresa decide exportar além de conhecer preço tradução juramentada, documentos e licenças também precisam fazer a adaptação do produto aos padrões do mercado externo, para que sejam conhecidos do público externo que é diferente do nacional, um dos tópicos mais importantes é o quesito dos sabores de produtos alimentícios.

O processo de exportação é feita com a emissão de documentos em DU-E (Declaração Única de Exportação) que funciona como a DUIM. Todos os processos de importação e exportação são mediados pelo SISCOMEX – Serviço do Comércio Exterior.

Assim, entendemos como funciona o processo de importação e de exportação e suas importâncias para os países e empresas.