Pegar um empréstimo para quitar as dívidas é uma boa opção?

empréstimo

Quem nunca se viu numa situação complicada para poder pagar todas as contas? O problema é que elas não vão parar de chegar e a cada mês que você atrasa o pagamento, os juros se acumulam mais e mais. Você acha que o empréstimo seria uma boa solução?

O desespero é tanto que muitas vezes a pessoa não consegue pensar racionalmente e encontrar uma solução inteligente para resolver o problema e as contas apenas se multiplicam a cada dia. 

Quando elas se acumulam em ponto que a pessoa não sabe mais o que fazer ou como pagar, é hora de pensar friamente e buscar uma solução rápida. 

Uma opção que muitas vezes passa despercebida é: vale a pena pegar um empréstimo para quitar as dívidas? Será que é uma boa solução dever para mais um credor? 

Vamos te ajudar a clarear as ideias e descobrir se isso pode ser um bom caminho para você se livrar das dívidas e começar a realizar os seus sonhos. Quem sabe até, depois disso, você pode começar a poupar dinheiro, fazer uma viagem ou até ter seguro de vida?

Vamos lá para os pontos que você deve levar em conta:

 

1-) Coloque todas as contas no papel. 

É hora de começar a organizar as ideias e as contas!

Calcule tudo o que você tem que pagar. Escreva quanto você devia no início, quanto deve hoje e quanto deverá pagar até que a dívida seja quitada. Calcule também os juros que foram impostos na dívida inicial. 

Além disso, calcule também as contas básicas, aquelas que  você continuará tendo todos os meses e não pode deixar de pagar, como aluguel, energia e água.  Pense também nas dispensas variáveis, como alimentação e lazer. 

Com isso, você terá a noção exata de quanto pode pagar por mês para se livrar rápido das dívidas. 

 

2-) Tente negociar as dívidas

Entre em contato com cada credor e tente negociar a sua dívida. Veja todas as possibilidades para pagar menos juros possíveis. 

Outra possibilidade é procurar feiras de renegociação de dívidas. Nestes eventos, as empresas já estão mais dispostas a ajudar o consumidor e fazem de tudo para chegarem em um acordo. 

Obviamente, pense que você não pode comprometer todo o seu dinheiro e precisa deixar uma parte reservada para as contas básicas que você terá todos os meses. Então, não adianta querer pagar uma alta parcela e comprometer o resto do orçamento.

 

3-) Compare opções de empréstimo

Com todas as contas na mão, é hora de fazer a comparação das taxas de juros das dívidas com as taxas de um empréstimo pessoal.

Some todas as contas que estão atrasadas e o total que você irá pagar até quitar todas elas. Quando tiver este montante, utilize um comparador financeiro online para descobrir o que valerá mais a pena. 

Se você tem mais de uma conta para pagar, um empréstimo pode ser sim vantajoso, mas se a taxa de juros for menor. A ideia é pegar um empréstimo e quitar todas as dívidas de uma vez e depois disso, você terá apenas uma prestação para pagar. 

Você também pode comparar as opções de empréstimo. Dependendo da categoria você pode encontrar juros ainda menores, como o consignado, onde a parcela é descontada diretamente do seu salário. 

Além de conseguir se organizar melhor, um empréstimo normalmente tem juros muito menores do que o cartão de crédito, por exemplo. 

 

4-) Comece a pagar as dívidas!

Após encontrar a melhor opção para você, o melhor é começar a pagar as contas atrasadas o quanto antes. Não espere o próximo mês para contratar o empréstimo ou renegociar as dívidas. 

Lembre-se de que quanto antes elas forem quitadas, menos juros você pagará e logo você pode até guardar dinheiro para coisas impensáveis antes,  como investir em criptomoedas, fazer uma viagem com a família ou até comprar uma casa maior, já imaginou?

Mas tenha atenção para que você não acabe se endividando novamente. Evite parcelar compras e prefira pagar à vista. Com isso, você terá muito mais controle do seu poder financeiro.

Este texto foi desenvolvido pela equipe da HelloSafe Brasil, que é uma plataforma de comparação online gratuita que permite que você tenha acesso às melhores cotações de serviços financeiros anonimamente e em menos de 30 segundos.