Quando empreendedores começam a abertura de empresas, ninguém quer que ela seja pequena para sempre, isto é, a ideia é fazê-la crescer.
Porém, nem todos consideram que a medida que isso acontece, tanto o seu funcionamento quanto a sua administração se tornam mais complexos, exigindo a tomada de medidas adicionais para que as suas operações transcorram sem maiores problemas.
Vale ressaltar que, em alguns casos, é preciso ter atenção com alguns detalhes que, apesar de serem discretos, podem fazer uma grande diferença no cotidiano do estabelecimento.
É o caso, por exemplo, de placas, pois elas são fundamentais para a realização da devida sinalização do estabelecimento, orientando tanto clientes quanto funcionários a respeito da localização de cada setor.
Por mais que elas sejam especialmente úteis em grandes negócios, nada impede a sua instalação nos menores.
Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns tipos de placas que costumam ser úteis em empresas, bem como a sua função:
Placas de sinalização
Onde ficam as saídas? O setor de recursos humanos? O refeitório? Em empresas cujas sedes são grandes pode ser difícil se orientar e descobrir onde fica cada parte do negócio.
A boa notícia é que isso é relativamente fácil de se resolver, pois basta investir em placas que deem a direção para onde fica cada setor do estabelecimento.
Por mais simples que isso pareça, essa medida é muito importante para que todos saibam onde ir para achar determinada pessoa ou instalação.
Porém, é preciso levar em conta que a mera compra dessas placas não é o suficiente para assegurar que o local será bem sinalizado, pois também é fundamental que elas sejam instalados da maneira correta, de preferência com o auxílio de um especialista. Assim, elas serão mais eficientes e darão um retorno maior ao investimento da compra.
Placas de acessibilidade
Se há alguns anos a acessibilidade não era uma preocupação para boa parte das pessoas, nos últimos anos ela tem se tornado algo cada vez mais importante.
Prova disso foi a sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº13.146/2015). Essa legislação obriga tanto imóveis públicos quanto privados a serem acessíveis para todos, por meio de elementos como:
-
Rampas;
-
Elevadores;
-
Pisos táteis;
-
Alertas sonoros.
Além disso, é preciso sinalizar quando um cômodo foi preparado para receber uma pessoa que é portadora de deficiência.
Isso, por sua vez, é feito com a ajuda placas de acessibilidade, pois elas usam sinais universais para mostrar que determinado espaço é acessível para todos. Além de empresas, elas são usadas em outros locais públicos, como condomínios e escolas, por exemplo.
Placas de identificação
As placas, de modo geral, não servem apenas para mostrar como chegar a determinado local, pois elas também dizem quando você já chegou a ele.
É o caso, por exemplo, das placas de identificação para portas.
Elas normalmente mostram qual é o setor ou profissional que atua naquele cômodo em específico, de modo que quem está em busca dele não tenha que bater de porta em porta para descobrir quem está ali.
Pensando que esse item pode ser o primeiro contato que o cliente terá com determinados setores da sua empresa, logo é possível concluir que a placa de identificação tem que ser elaborada com cuidado.
O ideal é que um designer profissional se encarregue da tarefa, e que ele use a própria identidade visual do estabelecimento para elaborar o projeto das portas.
Da mesma forma, é importante que elas sejam fabricada sem materiais de qualidade, como o vidro ou o policarbonato, de modo que esse objeto passe uma imagem profissional do seu negócio.
Placas personalizadas
Porém, em alguns casos, pode ser que nenhum tipo de placa que já é vendida de maneira corriqueira no mercado possa atender às necessidades do seu estabelecimento.
Nesse caso, o ideal é que você procure alguém que trabalhe com placas personalizadas para empresas. Como o seu próprio nome diz, trata-se de um item feito sob medida para o seu negócio, reforçando a presença da marca na mente do cliente.
Porém, é preciso ter em mente que essa vantagem tem o seu preço, pois uma placa personalizada, projetada e fabricada especialmente para você, tende a custar mais que um modelo comprado já pronto.
Ainda assim, a imagem profissional que ela costuma passar aos clientes em potencial, costuma fazer com que o investimento compense.