Um Plano de Marketing é um documento escrito que explana as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing.
Este plano pode ser dirigido para o departamento de marketing de uma empresa como um todo, ou para segmentos mais específicos como determinados produtos ou serviços, campanhas, ou estratégias de marketing.
Funcionando como uma ferramenta de gestão, o Plano de Marketing deverá então orientar todas as ações da empresa de forma a alcançar os objetivos estipulados.
Como criar um Plano de Marketing?
1 – Definir os objetivos de Marketing
Como referido anteriormente, o plano de marketing tem como principal finalidade definir as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing.
Desta forma, definir quais os objetivos torna-se crucial de forma a criar e moldar o plano de forma a que este contenha as estratégias necessárias para os atingir.
Para a definição dos objetivos, o método SMART pode ser um grande aliado. Este método fornece as principais caraterísticas que os objetivos devem ter:
- Específicos
- Mensuráveis
- Atingíveis
- Realistas
- Possuir um prazo
2 – Diagnóstico da empresa
Conhecer as capacidades e limitações da sua empresa, é essencial para a construção do plano, uma vez que permite uma análise mais profunda sobre os fatores que podem influenciar o desempenho e sucesso do plano de marketing.
Uma das ferramentas mais úteis e mais utilizadas é a análise SWOT. Esta análise permite-lhe conhecer com maior profundidade quais os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que poderão potenciar ou limitar o desempenho da empresa.
3 – Análise da concorrência
A análise da concorrência é um passo fundamental na criação de um plano de marketing.
Procure informação sobre quem são os seus concorrentes, como estes atuam e se posicionam no mercado, como divulgam os seus produtos/serviços e como comunicam e se relacionam com o público-alvo.
4 – Defina o seu público-alvo e a persona
O público-alvo refere-se a um conjunto de consumidores com as mesmas caraterísticas e comportamentos semelhantes, e para o qual irá dirigir as estratégias de marketing.
Este é um passo muito importante, pois só depois de definir e conhecer o seu público-alvo será possível estudar e definir quais as estratégias que melhor irão de encontro ao target definido.
O mesmo acontece com a definição da persona – a representação fictícia do seu cliente ideal.
Enquanto que o público-alvo fornece informação mais abrangente para fins de segmentação e posicionamento, a persona, por ser mais específica e humanizada, fornece informação mais personalizada.
5 – Defina o Marketing Mix
O Marketing-Mix é um conjunto de variáveis utilizadas para influenciar a forma como o consumidor responde a um determinado produto.
De forma muito sucinta, 4p’s do Marketing-Mix são:
- Produto – Tudo o que compõe o produto
- Preço – Refere-se a tudo o que está relacionado com a definição do preço
- Distribuição – Engloba os canais de distribuição do produto
- Promoção – Refere-se a todas as atividades para comunicar e divulgar o produto nos canais definidos.
A definição do Marketing-Mix permite-lhe adquirir uma visão mais abrangente do que é o seu produto, quanto irá custar, onde será distribuído, e como será comunicado.
6 – Orçamento
A colocação em prática do Plano de Marketing terá certamente custos envolvidos (como por exemplo publicidade online, contratação de recursos humanos, aquisição de um novo software etc).
Por esse motivo, torna-se importante definir um orçamento para a implementação do Plano e alocar esse valor pelas diferentes necessidades.
7 – Cronograma
Não menos importante, é definir não só um cronograma para a implementação das ações, como também identificar quem serão os responsáveis pela implementação e monitorização dessas mesmas ações.
Este passo permite avaliar se os objetivos são plausíveis de serem alcançados, e se possuem os recursos necessários para o fazer.
Artigo escrito por DIWA – Agência especializada no desenvolvimento de soluções avançadas de e-commerce.