Você já deve saber que, hoje, com a expansão e migração das empresas para o ambiente online, ter um site corresponde a ter um cartão de visita e/ou um catálogo online com os produtos e serviços da sua empresa.
Confira os benefícios da presença online para a sua marca e saiba como contratar a agência certa para criar site profissional para sua empresa.
O que é um site e para que serve?
Um site pode ter várias funcionalidades.
Porém, em poucas palavras, ele serve como uma identidade digital para uma marca, com o objetivo de aumentar a credibilidade da empresa perante o consumidor e dar maior visibilidade para a mesma.
Você pode comparar o site a um cartão de visitas digital, no qual seu consumidor em potencial poderá conhecer melhor sua empresa – visão e valores – e seus produtos.
Dependendo da intenção, seu site pode ser institucional – apenas mostrando sua empresa e oferecendo dados de contato – ou ser um site de vendas, uma espécie de catálogo online, vendendo seus produtos (e-commerce).
Por que criar um site para a sua empresa?
Segundo dados mais recentes (2016) do Cetic, cerca de 57% das empresas brasileiras possuem um website.
Porém, com a pandemia do Covid-19, tivemos uma mudança significativa desse cenário. Dados coletados pelo MCC-NET mostram um aumento de 110,52% nas vendas online em 2020, levando em consideração o ano de 2019.
Outra pesquisa realizada pelo mesmo comitê mostrou que 18,2% dos internautas brasileiros realizaram em 2020 pelo menos uma compra online.
E a tendência é que os serviços online e vendas através da internet sejam o “novo normal” mesmo após a pandemia.
Ou seja, empresas que migraram seus serviços também para a internet, aproveitarão da visibilidade crescente que as marcas estão tendo online, e, consequentemente, terão mais sucesso com as vendas.
E, criar um site para a sua empresa é a porta de entrada.
Além disso, um site oferece para a sua empresa:
- Possibilidade de alcançar novos mercados com uma audiência global;
- Fortalecimento da marca;
- Aumento de visibilidade;
- Maior credibilidade e transparência com o público;
- Sua marca não fica refém das redes sociais e pode adotar um leque maior de estratégias de marketing digital.
Site amador X Site profissional
Após entender a importância de um site, muitas empresas vão em busca de criar seus próprios sites para começar a colher os benefícios.
Nisso, se deparam com duas opções: criar um site sozinho, através de plataformas construtoras de sites, com templates prontos gratuitos, ou contratar agência de criação de sites e profissionais para essa função.
O site amador é extremamente tentador por, no início, apresentar menos custos e ficar “pronto” mais rápido. Em alguns cliques é possível escolher os templates, modificar o conteúdo e colocar o site no ar.
Porém, ao aplicar o site na prática, em todo o contexto prático do negócio, com o tempo você vai se deparar com alguns problemas que poderão trazer dores de cabeça e sair mais caro no final das contas.
Como, por exemplo:
Layout limitado:
As plataformas gratuitas de criação de sites (chamadas de open source), podem tornar o seu site refém de templates visualmente não atrativos, que não condizem com a identidade visual da sua marca e que não irão atender seus objetivos, tampouco dos clientes.
Navegação:
Ao criar um site amador, os usuários podem se deparar com páginas que demoram para carregar ou apresentar falhas que irão espantá-los. Os consumidores poderão perder tempo, paciência e confiança, desistindo de contatar sua empresa ou comprar os produtos.
Falta de segurança:
Por conta da abertura no código-fonte, comuns nas plataformas open source, e a ausência de um sistema de proteção maior, seu site pode ser invadido e os dados da sua empresa e dos seus clientes roubados.
Dentre outros fatores, como falta de otimização, falta de plugins, site não otimizado em SEO, etc. que no fim, poderão ser aquele famoso “barato que sai caro”.
Benefícios de um site profissional
Além de não apresentar os problemas citados anteriormente, criar site profissional lhe trará alguns benefícios adicionais, como:
Qualidade e profissionalidade do site: Um site profissional será projetado com base na navegação, usabilidade e facilidade de interação. As páginas serão otimizadas para carregar rapidamente, o layout será responsivo e todo o design pensado na identidade visual da sua marca.
Plugins: Com um site profissional seu site terá uma capacidade quase infinita de funcionalidades através dos plugins, como recursos específicos para métricas, SEO, usabilidade, dentre outros.
Domínio próprio profissional: Ao invés de contar com um URL gerado pela plataforma, você terá seu próprio domínio com o nome da marca, o que garante mais facilidade para encontrar o seu site e maior credibilidade.
Site responsivo: Você terá um site que se adapta a qualquer tamanho de tela, inclusive mobile. Inclusive, ter um site responsivo é uma das boas práticas de SEO que levam o site a um bom ranqueamento.
Um site profissional só oferece benefícios
Agora você já sabe a importância de ter um site profissional para o seu negócio e os benefícios de investir nessa estratégia.
Entre em contato agora mesmo com a Construsite Brasil para criar o seu site profissional e fale com um especialista!