POR QUE EMPREENDER NA CRISE PODE SER UMA GRANDE OPORTUNIDADE

Qualquer crise afeta o mercado e, infelizmente, acaba com o emprego de muitas pessoas. É neste momento que muitos decidem começar o próprio empreendimento e apostar especialmente em e-commerce. Porém, a questão é, vale a pena empreender em tempos de crise? 

Já adiantamos que a resposta é sim. 

Incentivado por motivos maiores como o fechamento do comércio físico, o e-commerce bateu recordes de crescimento em 2020. A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico registrou abertura de mais de 100mil novos e-commerces no período da pandemia. Muitos lojistas físicos foram obrigados a se digitalizarem para continuar as vendas e muitos aproveitaram o tempo em casa para colocar o projeto do negócio próprio no ar. 

No entanto, em um momento no qual as pessoas evitam gastar dinheiro, por que empreender na crise pode ser uma grande oportunidade?

Empreender na crise é uma oportunidade?

A grande vantagem das crises é que pior não dá para ficar. Do fundo do poço só é possível ir para cima. Historicamente, o mercado enfrenta grandes crises em determinados períodos. Em 2019 já estávamos passando por uma crise que, no começo de 2020, foi agravada pela situação do coronavírus. 

As crises são oportunidades de crescimento e do desenvolvimento de novos projetos. É pensar fora da caixa e colocar o projeto para fora do papel. O e-commerce, por exemplo, é um mercado que cresce dois dígitos todos os anos e tem potencial para crescimento por pelo menos mais 10 anos. 

2020 superou as expectativas do crescimento e o mercado viveu uma black Friday desde abril quando os consumidores estavam confinados em casa. Muitos aproveitaram para colocar o projeto do e-commerce no ar, para ter o negócio próprio, muitos digitalizaram-se devido ao fechamento do comércio físico. 

E-commerce, um bom negócio

O mercado das vendas online cresce todos os anos e a previsão é que continue a crescer e adaptar-se às necessidades dos consumidores. 

Investir no e-commerce não é mais simples ou mais fácil do que abrir uma loja física, aliás, pode se tornar mais complicado se não planejado com atenção. Afinal, sua loja compete com milhares de outras online e é preciso ganhar destaque e confiança para que os consumidores passem a consumir em seu e-commerce. 

Porém, se bem planejado e bem feito, o e-commerce pode ser simples e, inclusive, pode ser colocado no ar com facilidade. A questão é saber como trabalhar, mesmo para produtos “comuns”. Muitos pensam que há a necessidade de vender um produto totalmente novo e revolucionário. Com a imensidão da web, é quase impossível encontrar um ramo inexplorado. Por isso, a aposta é saber como falar com seu público e fazê-los comprar da sua loja. 

Solucionar dores e adaptar-se

Grandes negócios podem surgir de soluções para dores latentes, pois é possível atingir mercados que não vinham sendo atendidos até o momento. Porém, para isso é necessário conhecimento do mercado e identificar possíveis soluções para problemas que, em muitos casos, não são vistos como dores. 

Cuidado, no entanto, para não cair nos modismos. Quem não se lembra das famosas paleterias mexicanas? Uma febre durante o verão de alguns anos atrás, e hoje os inúmeros quiosques em shoppings e lojas no centro da cidade sumiram tão rápido quanto apareceram. 

O mesmo vale para quem tentou investir em produtos de higiene e saúde durante a pandemia. A falta de produtos como álcool em gel e máscaras inspirou muitos empreendedores de primeira viagem a investir nesse ramo, apenas para restarem com acúmulo de estoque. 

A indústria sofreu um “baque” no primeiro momento pela alta demanda de produtos, porém não demorou muito para que a situação se estabilizasse. 

O empreendimento na crise vale a pena quando não se trata de modismos, pois a queda é tão rápida quanto o crescimento. Identificar novos hábitos de consumo e tendências que se perpetuaram por um longo tempo, significa um bom empreendimento

Vale a pena empreender na crise?

Com certeza pode ser uma grande oportunidade para o empreendedor. São oportunidades que surgem em meio a problemas latentes e chances de ter um negócio de sucesso. 

Coloque o conhecimento em prática e analise o mercado para identificar oportunidades que as crises proporcionam para alimentar um negócio de sucesso.