Não é de hoje que o mundo fala a linguagem digital. Desde que surgiu a internet estamos cada dia mais conectados, primeiro com os computadores, depois os notebooks e em seguida os smartphones.
O mundo digital está em todos os lugares e ter o que você quiser na palma da mão, tornou-se quase uma regra, principalmente dentro do empreendedorismo.
Por isso, é natural que os negócios migrem para esse ambiente digital, cada dia mais empresas que estão no ambiente off migram, e claro, cada dia mais surgem empresas novas e novas ferramentas que são 100% online, Instagram, Facebook, Aplicativos de entrega, serviços de streaming, entre outros.
Então, se você está pensando em empreender, porque não iniciar seu negócio 100% digital?
Vantagens do empreendedorismo digital
A primeira vantagem é estar onde o consumidor está, com a chegada da internet nas casas, as pessoas aprenderam a consumir pela internet e agora com a pandemia, esse hábito de consumo ficou difundido até nos mais avessos.
Cada vez mais, estamos fazendo compras de mercado, farmácias e nos alimentando por um clique no celular.
Então não é errado dizer que, se você estiver na internet, você vai estar no lugar certo para encontrar o seu nicho de clientes, independente de idade ou classe social.
Outra vantagem muito discutida são os custos. Abrir um negócio online quando muito bem estudado e feito um bom plano de negócios pode te poupar de fazer um alto investimento inicial, te poupar custos de estoque e também não ter a necessidade de alugar um local, contratar funcionários, pagar luz e outros custos fixos, porque você pode fazer tudo dentro da sua própria casa.
Importante frisar que não é custo zero, existem sim custos que na hora de abrir ou de empreender você deve se atentar, como:
- contratar ou não um site
- ter domínio e ferramenta
- estoque inicial
- ter uma boa internet para aguentar o tráfego do que você vende
- ter um servidor para hospedar o site
Por isso, como falamos anteriormente, o crucial é fazer um plano de negócios onde você saiba exatamente quem são os seus stakeholders e como fazer para abrir seu negócio.
Talvez uma vantagem que passou pela sua cabeça, mas que é bom ficarmos claros aqui é a globalização. O seu produto além de chegar em qualquer cliente, vai estar disponível para qualquer localização do país, isso amplia seu escopo de vendas, o que também pode ser uma desvantagem e vamos falar disso no próximo tópico.
Desvantagens
Como citamos acima, a globalização pode ser uma desvantagem caso você não tenha se preparado adequadamente para o seu empreendimento. Ela pode atingir vários estados e te surpreender como:
- Quantidade de produtos para venda: ao colocar um produto no mundo digital global, você deve saber se vai estar preparado para atender a demanda, caso contrário, isso pode reverter negativamente.
- Preparo do servidor e hospedeiros do seu site: dependendo do não investimento no setor de tecnologia, o servidor pode não atender a demanda de pedidos e cair, portanto, é outro tópico importante de se analisar.
Diferente de uma loja física onde você tem exatamente um cálculo populacional da faixa etária e potencial público para o seu negócio e pode calcular um estoque com precisão, estar online 100% do tempo, em uma loja na Rua 15 que vai abrir das 8h às 18h ou um negócio online é 24h por dia tem vantagens e desvantagens.
Claro que você pode atribuir horários de retorno para o seu cliente, de atendimento e até de resposta nas redes sociais, por exemplo o Instagram, mas saiba que vai ter sim gente enviando mensagem às 4h da manhã tirando dúvidas sobre um produto X ou Y.
No fim ter presença online, seja ela em forma de loja ou apenas como divulgação é essencial nos tempos de hoje. Conte com o Sebrae para te ajudar a entender e formular o seu plano de negócios e o planejamento de marketing do seu empreendimento.