O e-commerce brasileiro viu mudanças impressionantes no último ano. Com a situação atual do Brasil, não apenas as lojas virtuais, como toda a estrutura física por trás delas, cresceram em vendas, mas principalmente como importância para a economia no Brasil.
Soma-se isso a inovações nos meios de pagamento, como o Pix e o crescimento das fintechs, e hoje o cenário para criação de uma loja virtual tornou-se propício. Entretanto, apesar da maior confiança e das facilidades atuais, ainda é preciso planejamento, e ainda mais importante conhecimento das melhores opções para começar.
É nesse cenário que as plataformas de e-commerce surgem como ferramentas importantes para novos lojistas, ou mesmo para os mais experientes.
O que são plataformas de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce pode ser tanto uma ferramenta, como um serviço completo, destinado a lojistas para que construam sua própria loja virtual. Elas são distintas em custos, recursos e formas de apresentação hoje em dia, o que dá aos gestores formas melhores de escolher quais se aplicam melhor. Abaixo, descrevemos algumas delas.
Marketplace – São os modelos praticados por plataformas como Amazon, Americanas Online e Mercado Livre. Nela, o lojista faz um cadastro de seu comércio, e faz uso dessas plataformas para vender os próprios produtos, desde a marca até recursos de pagamentos e carrinhos de compras. Contudo, o serviço de entregas e estoque é por conta do lojista.
Plataformas gratuitas e Premium – Aqui, o lojista pode escolher planos de assinatura, entre gratuitos e premium, com recursos oferecidos por uma empresa particular, entre servidores e opções de cadastros de produto. Mas a concepção visual, formas de pagamento e outros detalhes, são feitos pelo lojista.
Plataforma SaaS – O modelo de Software as a Service funciona de maneira eficiente para novos lojistas, que ainda não possuem um conhecimento mais profundo sobre e-commerce, e buscam uma alternativa personalizada. Nele, uma empresa terceirizada cria e gerencia a parte técnica da plataforma, enquanto o lojista faz o cadastro de produtos e fecha vendas.
Além dessas plataformas, as redes sociais e mesmo os aplicativos de bate-papo, como WhatsApp, oferecem opções de transferências bancárias e apresentação de produtos em suas versões profissionais, em modelos muito similares aos de Marketplace. Embora não sejam voltadas para esse nicho, um investidor também possui esses canais de vendas.
Diferenciais importantes
Ao escolher uma plataforma de e-commerce, é muito importante estabelecer suas próprias diretrizes, para delimitar seus pontos mais importantes, além do que está disponível para seu orçamento.
Não é incomum que novos lojistas, como experiência inicial, escolham Marketplaces ou mesmo redes sociais para começar. Além de diminuir questões burocráticas, é possível delimitar um canal de vendas mais direto com o público. Contudo, isso é ao custo do próprio consumidor não se fidelizar, ou mesmo contestar a veracidade do empreendimento.
Para evitar essas questões, existem alguns pontos que todo lojista deve se atentar, especialmente com o mercado aquecido e disputado dos dias atuais.
Sistema de segurança
Antes, era a preocupação que mais causava dúvidas para os primeiros consumidores. Hoje, ela não só está modernizada, como tem respaldo jurídico para todos, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados. Logo, segurança de dados e de produtos deve ser uma de suas prioridades ao escolher uma plataforma de e-commerce.
Opções de avaliação e engajamento
Com o crescimento da internet, do número de usuários, e sobretudo das formas de avaliação do público, facilitar os meios de avaliação do público é muito importante. Basicamente, é oferecer aos usuários a possibilidade de oferecer feedbacks diretamente na plataforma, para que ambos saiam satisfeitos.
Uso intuitivo e Velocidade de carregamento
As novas diretrizes de indexação do Google, que priorizam a experiência do usuário logo nos instantes de carregamento, pedem como diferencial nas plataformas de e-commerce ter recursos que valorizam não apenas esse novo tipo de interação, como garantam uma experiência de fácil entendimento.
Em comparação, o processo funciona como lojas físicas, com corredores bem distintos em seções, com produtos de fácil alcance e informações. E nos meios virtuais, em que todo o processo se dá em minutos, por vezes segundos, valorizar uma plataforma de fácil carregamento é necessário.
A importância de investir em uma plataforma
As plataformas de e-commerce são uma base importante para qualquer lojista. Mais do que uma maneira de apresentar confiança e credibilidade em sua proposta, elas garantem um meio sustentável e diferenciado de presença online.
Mais do que isso: a facilidade de integração entre os vários formatos de vendas permite que o gestor possa ter presença em mais de um canal. Assim ele pode ter sua própria loja virtual, com uma estrutura e experiência próprias, como expandir sua presença e marca em redes sociais e marketplaces, e assim aumentar as vendas.
Escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade para seus investimentos garante um começo positivo, e melhor ainda um futuro sustentável.
Escolher uma plataforma de e-commerce, na prática, não se diferencia de abrir uma loja física. Cuidados com o ponto comercial, a apresentação da loja, e os produtos presentes nela são tão fundamentais quanto nos meios online. Por isso, escolha com sabedoria.