Fazer Marketing Digital é uma necessidade de qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Dentre tantas abordagens possíveis, a estratégia de Marketing de Conteúdo é uma das mais relevantes atualmente.
Só para ilustrar o que estamos falando, de acordo com o Content Trends, da Rock Content, 73% das empresas brasileiras apostam no Marketing de Conteúdo e como resultado recebem 1,3 vez mais visitas em seus sites, por esse motivo a importância de uma boa criação de sites Curitiba.
Se você ainda não está convencido de que a estratégia de Marketing de Conteúdo é promissora, continue no texto que iremos fazer você mudar de ideia! Até o final iremos te mostrar que criar um blog, dentre outras ações, irão alavancar os seus negócios.
Marketing de Conteúdo: o que é e qual a sua importância
Marketing de Conteúdo é uma das frentes do Inbound Marketing. O grande objetivo aqui é atrair potenciais clientes por meio da criação de materiais relevantes, que auxiliem o público na resolução dos seus problemas, em vez de promover diretamente a marca.
Dessa forma, é possível atrair o público-alvo, engajá-lo e estreitar o relacionamento da empresa com o consumidor. Essas medidas são muito importantes, pois constroem um sentimento de confiança, aumentando as conversões.
Vamos então conhecer as vantagens de contar com uma estratégia de Marketing de Conteúdo!
Vantagens do Marketing de Conteúdo
São muitas as vantagens de contar com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, não é à toa que 73% das empresas brasileiras apostam nessa estratégia.
E por que será que tanta gente está investindo nessa abordagem? Vamos descobrir!
Aumenta a notoriedade da marca
A estratégia de Marketing de Conteúdo visa a produção de um conteúdo que entregue valor ao público, mas que também mostra como a sua marca pode ser útil. Uma consequência disso é o maior reconhecimento da sua marca.
Gera tráfego para o site
Você sabia que 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar? Esse é um dado do Content Trends, que mostra o quanto é importante se manter nas primeiras posições do buscador, e como podemos fazer isso?
Bom, existem várias estratégias de SEO que contribuem para esse objetivo, contudo, a produção de conteúdo de valor também é importante.
Aliando as duas abordagens o seu site fica na tão disputada primeira página do Google, o que faz com que ele seja encontrado por mais pessoas.
Educa o público
Outro grande objetivo da estratégia de Marketing de Conteúdo é educar o mercado, pois muitas vezes o seu público não sabe muito bem como o seu nicho funciona ou como as soluções que a sua empresa oferece podem ser úteis.
Sendo assim, essa abordagem é interessante, já que você pode produzir conteúdos que respondam às principais dúvidas dos seus clientes, auxiliando eles a tomarem uma decisão favorável à compra.
Gerar leads
Gerar leads é um dos grandes objetivos das estratégias de marketing, pois de nada adianta você ter muitos visitantes no seu site, mas não ter informações sobre eles para transformá-los em oportunidades de vendas.
O Marketing de Conteúdo é muito útil para esse objetivo. As empresas que investem nessa estratégia conseguem gerar até 3,2 vezes mais leads.
Aumenta as vendas
Uma coisa é fato, os consumidores preferem comprar de marcas que eles acompanham nas redes sociais e que já têm certa familiaridade.
Sendo assim, o Marketing de Conteúdo é a estratégia ideal para estreitar os laços com o seu público. Com isso, o blog é um forte aliado para gerar vendas e fidelizar os seus clientes.
O que é importante em uma estratégia de Marketing de Conteúdo
Para colher todos os frutos que o Marketing de Conteúdo pode trazer para a sua marca, não basta apenas produzir textos ou postagens para as redes sociais. É preciso elaborar uma estratégia, executá-la e mensurar os resultados.
O primeiro passo é definir a sua persona, que é uma personificação do seu público-alvo. Ter isso em mente é muito importante para estruturar uma comunicação assertiva.
Monte também um calendário editorial e determine o conteúdo a ser produzido, bem como os canais de divulgação que serão utilizados.
Diante disso, existem diversas possibilidades para atingir a sua persona. Você pode utilizar redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn. Mas, também pode ter um blog!
Com tantas abordagens possíveis, por que ter um blog?
Ainda de acordo com o Content Trends, de 2018, 70% das empresas que investem em Marketing de Conteúdo tem um blog.
Eles são extremamente úteis, pois permitem a veiculação de diversos tipos de materiais, como textos, imagens, vídeos e até áudios.
Além disso, o blog é o seu território na internet, ou seja, todo o tráfego gerado ali é do seu site. A prova disso é que empresas que investem nesses canais têm 3,7 mais visitas por mês.
Já deu para perceber que a estratégia de Marketing de Conteúdo é bastante poderosa, está esperando o que para adotá-la na sua empresa?