Possibilidades de marketing digital para negócios locais

Estar na internet significa estar visível para o mundo. Mas isso nem sempre é vantagem se você tem um negócio que não abrange grandes áreas.

Ainda assim, o marketing digital pode ser um excelente investimento se ajustado corretamente para atingir o público certo: as pessoas que estão mais próximas fisicamente de você.

Neste artigo, detalharemos algumas ações imprescindíveis que ajudarão você a se destacar nas redondezas e estar sempre perto do seu cliente, na hora em que ele mais necessitar.

Por que é importante usar o marketing digital para negócios locais?

Marketing digital são ações de comunicação, veiculadas por meios digitais, principalmente internet e telefonia móvel.

As empresas utilizam este meio para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, de forma a atrair clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos, o que inclui a manutenção da sua imagem.

A maior parte das pessoas, hoje em dia, toma decisões de compra e consumo usando a internet como ferramenta, seja para pesquisar sobre o produto, sobre a marca e, claro, sobre o preço.
Por isso, estar presente no meio digital é muito importante, e que torna imprescindível o marketing para negócios locais.

Então, como fazer marketing digital para negócios locais?

Se seu negócio já está na internet, ótimo, um grande passo já foi dado.

Mas de nada adianta estar visível para o mundo inteiro, se nem todas as pessoas poderão usufruir do seu serviço ou produto.

É preciso que as pessoas próximas de você te notem e saibam quando, como e onde poderão contar com seu negócio quando precisarem. Tudo isso da forma mais rápida possível, de preferência.

Pode parecer uma tarefa complicada, mas não é. A internet possui ferramentas que, se usadas de forma estratégica, podem te ajudar a gerar mais tráfego para negócio local.

Uma boa Agência de Marketing Digital pode facilmente ajustar sua visibilidade e desenhar estratégias para seu negócio tirar o máximo proveito da internet, conquistando mais clientes.

Confira algumas ações imprescindíveis ao marketing digital para negócios locais:

Google Meu Negócio

É indispensável o cadastro, pois com isso sua empresa vai aparecer no mapa do maior buscador do mundo.

Como o resultado da pesquisa prioriza a geolocalização, isso significa que se uma pessoa na sua localidade procura por um negócio do seu ramo, você aparecerá facilmente para ela ali no mapa, com telefone, site, horário de funcionamento e, claro, seu endereço.

Um site otimizado para o marketing local

Para ter certeza de que valerá a pena ir até você, muitas pessoas visitarão seu site e procurarão ali todas as informações necessárias: produtos, endereço (inclua um mapa com a localização da sua empresa), telefone e outras formas de contato (como um botão para a pessoa mandar mensagem via whatsapp).

É extremamente importante que elas estejam bem acessíveis, e de forma amigável, como se o próprio site dissesse “ficaremos felizes em te receber aqui”.

Um bom marketing digital para negócios locais também flexibiliza o portal para ser exibido em telefones celulares. Afinal, sabemos que, hoje em dia, a maioria das buscas é feita através da internet móvel.

 

Redes sociais

Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais; afinal, cada rede possui um objetivo, um público e uma linguagem própria.

O importante é escolher a que combina mais com seu negócio, a que vai gerar conteúdo de maior valor ao seu público, de forma a engajar melhor as pessoas.

Para isso ter efeito, é importante também usá-la com frequência; afinal de nada adianta estar na rede se seu público não lembrar que você existe.

 

Recomendações e avaliações

Incentivar as recomendações e avaliações é uma estratégia valiosa ao marketing digital para negócios locais, pois nesse contexto os clientes valorizam muito a opinião de outras pessoas que já tiveram alguma relação de negócio com sua empresa.

Portanto, se você tem confiança na qualidade do seu produto e na excelência do seu atendimento, certamente a maioria das avaliações e recomendações será positiva.
O bom é que tanto o Google Meu Negócio quanto certas redes sociais (como o Facebook) possuem essa ferramenta e a disponibilizam já no resultado das pesquisas. O seu site também pode contar com uma área onde as pessoas possam escrever suas recomendações.

Quais as vantagens de usar o marketing digital para negócios locais?

Além da facilidade em ser encontrado, o marketing digital para negócios locais permite que sua empresa estenda o relacionamento com seu cliente para além do físico e do momento: isso passa a ser virtual e contínuo também.

Através dessas estratégias, contando com boas avaliações e boas indicações, a imagem do seu negócio será valorizada, permitindo que você obtenha resultados de longa duração.

É, portanto, um excelente custo-benefício investir na estratégia certa para seu negócio local se destacar nos meios digitais. Sendo assim, que tal começar agora o seu marketing digital em BH?