Uma das maiores dúvidas que os empresários enfrentaram no início de 2020 foi sobre como driblar a crise que a pandemia traria pela frente, e aumentar a presença online do seu negócio pode ter sido a solução para muitos gestores salvarem suas empresas e suas marcas.
Alguns negócios eram exclusivamente atuantes de forma presencial, sem possuir sequer um perfil em rede social, e para esses empresários, se conectar às pressas pode ter sido desafiador, e ainda é. Isso porque se é difícil para quem já conhece bem o mundo virtual, imagine para quem ainda não tinha trazido o seu negócio para o ambiente da internet? Complicado não é mesmo? Mas ainda bem que a informação hoje em dia não é mais algo privado ou exclusivo para poucos, e você pode encontrar muitas estratégias e dicas de marketing que podem te ajudar demais no crescimento da sua presença online.
Conheça 6 dicas de marketing para aumentar sua presença online em 2022
1. Tenha um site institucional
Não importa o tamanho da sua empresa ou o valor do seu faturamento mensal, pois se você é empresário atualmente, precisa criar um site para o seu negócio estar oficialmente presente na web.
Em um site institucional, todas as informações mais relevantes do seu negócio estarão disponíveis para que seus clientes possam entender o seu negócio e decidir se você pode atendê-los de alguma forma. Além disso, o site pode sofrer melhorias com o tempo e ir agregando outras funções que tornarão ele uma máquina de vendas sensacional.
2. Crie um blog no seu site
Embora a palavra blog possa parecer algo irrelevante para um negócio, você precisa saber que essa ferramenta possui um poder imenso quando se fala em posicionamento do seu site na web. Com o conteúdo certo, você poderá alcançar um tráfego imenso no seu site e o melhor: tráfego de qualidade.
Por exemplo: se você possui uma loja de equipamentos de pesca, tenha um blog com dicas de pesca no seu site, pois através desses conteúdos, mais praticantes de pesca irão visitar seu site e os motores de busca estão percebendo esses acessos, tornando seu site mais relevante para esse público.
3. Esteja nas redes sociais
De acordo com o E-commerce Brasil, estima-se que mais de 20% das vendas da internet tenham sua origem nas redes sociais, e isso é muito já que essa porcentagem pode representar mais de 70 bilhões de reais por ano.
Você não precisa estar em todas as plataformas, mas deve escolher pelo menos uma ou duas delas para criar o perfil da sua empresa e interagir com seu público. As principais que eu recomendo atualmente são: Facebook e Instagram, mas outras redes estão se destacando ultimamente como por exemplo o Tik Tok.
4. Loja virtual
Você pode gerenciar uma loja de vinhos chilenos, ou ser um distribuidor de maquiagens regional, quando se fala de venda de produtos, ter um e-commerce amplia imensamente o seu alcance e pode garantir um aumento significativo no seu faturamento. Então, avalie a instalação de uma loja virtual no seu site.
5. Tenha um canal no Youtube
Você não precisa ser um expert em edição de vídeos para oferecer um bom conteúdo para seus consumidores no Youtube. Basta você ser um expert no seu negócio. É isso que os usuários esperam de você: conteúdo útil. Então se você não puder gravar seus próprios conteúdos, poderá contratar profissionais especializados e criar vídeos que apresentem seus produtos e serviços de uma forma mais dinâmica.
6. Conecte-se com seus fornecedores e parceiros
O nome “rede social” já diz tudo: socialize-se! E conectar-se com seus fornecedores e parceiros de negócios pode ser mais uma grande sacada para aumentar sua presença online. Isso pode ser feito através de publicações em parceria no seu blog, lives no Instagram ou no Youtube apresentando produtos e serviços, sorteios e concursos em parceria com as marcas que você vende. Essa ligação da sua empresa com as marcas só irá aumentar ainda mais sua credibilidade online, e trará ainda mais seguidores de qualidade e engajados com suas publicações. A consequência disso lá na frente se traduzirá em mais vendas.
Considerações finais
Como você pode ver, aumentar a presença online de um negócio, seja ele novo ou com algum tempo de mercado, não é a tarefa mais difícil do mundo e pode ser feito de várias formas. Você pode tentar estudar mais sobre o assunto ou mesmo contratar profissionais experientes, mas só não pode é deixar de conectar sua empresa digitalmente com seu público alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Gauchaweb para Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.