Ao navegar na internet, você com certeza já deve ter visto falantes da língua inglesa usarem algumas gírias ou expressão diferente, não é mesmo?
Isso é um fenômeno totalmente normal da língua e podemos ver ele acontecendo até mesmo com a língua portuguesa. Afinal, é comum abreviarmos palavras e usarmos gírias em muitas das nossas interações cotidianas.
Mas, para quem busca estudar inglês online, é fundamental aprender o significado dessas gírias e abreviações para saber como utilizá-las e melhorar o seu inglês.
Com o propósito de ajudá-lo, separamos neste post as principais gírias e abreviações que você encontra em conversas online, nas redes sociais, em jogos e em diversos outros canais digitais!
Gírias em inglês
Primeiro, vamos começar vendo as principais gírias faladas em inglês. Muitas delas são fáceis de entender logo de cara, mas tem outras que precisam de um pouco de explicação e de contexto para serem compreendidas.
Gírias em inglês: Dude
A palavra dude significa “cara”, e é utilizada em contextos mais informais em que as pessoas que estão conversando tem mais intimidade entre si.
Exemplo: Hey dude, how are you?
Olá cara, como você está?
Gírias em inglês: Mind-blowing
Essa gíria basicamente significa “mente explodindo” e é utilizada quando queremos mostrar que algo nos impressionou tanto que “explodiu a nossa cabeça”.
Exemplo: Have you ever read that book? It’s so mind-blowing!
Você já leu aquele livro? Ele é de explodir a cabeça!
Gírias em inglês: To ship
Já essa gíria é utilizada com casais. Geralmente, é inserida em um contexto no qual a pessoa quer falar que outras duas pessoas combinam muito como um casal e que ela apoia esse relacionamento.
Exemplo: Helen and John are so cute! I really ship them!
Helen e John são tão fofos! Eu realmente apoio eles!
Fake
A palavra fake significa “falso”. Ela é utilizada para dizer que uma pessoa ou coisa é falsa. No Brasil, conseguimos ver ela sendo muito utilizada na expressão “fake news” para dizer que uma notícia é falsa.
Exemplo: I don’t like Anna. She is so fake!
Eu não gosto da Ana. Ela é tão falsa!
To throw a shade
Já essa gíria significa algo como “falar mal de alguém”. Ela é geralmente utilizada em contextos nos quais se quer falar que alguém fala mal de outras pessoas.
Exemplo: I don’t like her. All she does is throw shade at people!
Eu não gosto dela. Tudo o que ela faz é falar mal das pessoas!
Yas ou Yep
Por fim, tem essas duas gírias que significam a mesma coisa. Elas são derivadas da palavra yes que é “sim” em inglês. Nesse caso, “yas” ou “yap” são utilizadas quando alguém está comemorando e afirmando ao mesmo tempo.
Exemplo: Yas! I passed the exam!
Sim! Eu passei no teste!
Abreviações em inglês
Agora, chegou o momento de conhecer os termos que mais confundem as pessoas. Isso acontece porque a forma como as palavras são abreviadas no inglês é bem diferente da nossa língua.
No português, geralmente abreviamos apenas uma palavra. Assim, “você” vira “vc”. Mas, no inglês, eles costumam abreviar expressões inteiras.
Um exemplo clássico disso é o BFF que é a abreviação de best friends forever que significa “melhores amigos para sempre”.
Mas, em algumas abreviações, eles até usam números no meio. Esse é o caso de GR8, que é a abreviação para Great e significa “ótimo”.
Para não se confundir mais com esses termos, confira na lista abaixo uma série de termos comumente utilizados na língua.
- 10Q: thank you (obrigado);
- 2day: today (hoje);
- AITR: adult in the room (adulto na sala);
- ASAP: as soon as possible (assim que possível);
- B2W: back to work (de volta ao trabalho);
- BRB: be right back (já volto);
- BTW: by the way, (a propósito);
- CYA: see you (até logo);
- FYEO: for your eyes only (só para você ver);
- HAND: have a nice day (tenha um bom dia);
- IDK: i don’t know (eu não sei);
- JK: just kidding (estou brincando);
- TGIF: thank God it’s friday (graças a Deus é sexta-feira);
- ORLY: Oh, realy? (sério mesmo?);
- PLZ: please (por favor);
- ROFL: rolling on the floor laughing (rolando tanto rir);
- U: you (você);
- UR – your (sua).
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha aprendido essas gírias tão utilizadas na internet. Agora você não terá mais dúvidas se encontrar algumas dessas abreviações no ambiente virtual.