O comércio é um dos setores mais importantes dentro de um país, de uma cidade ou então de um Estado. O comércio é responsável por movimentar milhões de reais todos os anos, entretanto, por ser muito grande existem diversos processos que ajudam na otimização do setor.
Assim, existem muitos projetos de automação comercial que visam a melhoria dos sistemas comerciais, desde a hora da disposição dos produtos nas prateleiras, na indicação das placas e preços, e também nos processos de estoque e logística.
Além desses processos, existem alguns outros que trataremos neste texto, a fim de mostrar quais são esses tipos de procedimentos que permitirão que seu comércio seja mais rápido, legal e objetivo.
A nota fiscal eletrônica em comércio
Seja um comércio que venda cobertor microfibra solteiro ou que venda utensílios domésticos e até mesmo automóveis, é imprescindível a emissão de nota fiscal eletrônica, isso porque é um recibo que é obrigatório para a transação tanto de venda de produtos e serviços como para a compra de produtos.
De forma mais detalhada, a nota fiscal é um tipo de documento que registra a transação para todos os recolhimentos de impostos.
A não utilização da nota fiscal é considerada sonegação fiscal, trazendo imensos transtornos para o comerciante, dessa maneira é de suma importância que os comerciantes possam emitir a nota fiscal se os consumidores pedirem.
Com o avanço da tecnologia, a grande maioria dos Estados e também das cidades emite e exige a chamada nota fisal eletrônica (NFE).
A nota fiscal eletrônica é emitida pela internet, com o intuito de facilitar todo o processo que acontecia entre os envolvidos – que era o emissor da nota (o prestador de serviço ou o comerciante), o comprador e também, em alguns casos, os órgãos públicos.
A nota fiscal eletrônica serve para qualquer comércio, seja de venda de cobertor microfibra ou então de trabalhadores freelancer em regime de MEI (microempreendedor individual). Ela é armazenada e sua garantia é dada pela assinatura digital.
Os benefícios da nota fiscal eletrônica estão na otimização para o comércio na emissão, a preservação do meio ambiente, já que não é preciso a impressão do documento, além disso podemos citar:
- Redução do uso do papel;
- Redução de erros no processo;
- Maior credibilidade e transparência;
- Melhorias no controle fiscal;
- Entre outros.
Para emissão da nota fiscal eletrônica, o comerciante deve comprar uma licença de software emissor de NFE, ou então procurar se a prefeitura de sua cidade disponibiliza um site ou um software gratuito para fazer a emissão, já que cada cidade tem suas regras para autorizar a emissão da nota.
Otimização de entregas de mercadoria em comércio
Um dos grandes desafios para os comerciantes é a entrega de produtos, principalmente, para comércios que trabalham com entregas para outras empresas, assim, é um desafio aliar logística eficiente e o cuidado com o produto, para que no fim haja a satisfação plena do cliente.
Porém, existem algumas formas de fazer a otimização desse tipo de processo no comércio, na qual podemos citar:
1. Faça sempre as rotas diárias
É de suma importância para comércios com entregas constantes, o estabelecimento de uma agenda das rotas a serem efetuadas ao longo da semana, isso ajuda na redução da rodagem do grupo de entregas e também facilita no planejamento.
2. Use ferramentas de automação
Uma das formas de fazer com que o processo de transporte seja bem mais eficiente e seguro é investir em tecnologia logística, isto é, fazer com que haja um sistema integrado que possibilita o controle de estoque, o monitoramento de atividades dentro do estoque e também que faça um atendimento ao consumidor de forma adequada.
Com isso, uma automação aliada a uma estratégia permite que seu comércio seja extremamente respeitado.
3. Use embalagens flexíveis
O uso das embalagens é sempre um ponto a se pensar, dessa maneira, para que seu produto chegue de maneira segura e tranquila é preciso que o formato e o manuseio ajudem no transporte, a fim de evitar a deterioração do produto e fazer com que a entrega seja realizada sem danos.
4. Controle seu estoque
Por fim, controlar o estoque é uma das principais formas de fazer com que os transportes sejam eficientes, isso porque os pedidos podem ser preparados sem o perigo do atraso.
Dessa maneira, vimos que todos os processos listados são importantíssimos para que seu comércio seja eficiente, seguro e ágil.