Prós e contras dos espaços de coworking: você deve participar de um?

espaços de coworking

Curioso sobre espaços de coworking? Para trabalhadores remotos que nem sempre desejam operar em home office, esses locais oferecem uma alternativa interessante.

Os espaços de coworking são escritórios compartilhados onde indivíduos ou pequenas empresas podem alugar um espaço, geralmente uma mesa ou escritório.

Esses espaços com endereço fiscal em Campinas e outras cidades, são de natureza muito comum e geralmente têm muitas áreas comuns projetadas para permitir que as pessoas se misturem e se conectem com facilidade.

Com comodidades como cafés, lanches gratuitos, assentos confortáveis, mesas em pé, salas de conferência, impressão, aulas de ioga e fitness e muito mais, os espaços de coworking se esforçam para se destacar de um espaço de escritório típico. E não é à toa que os espaços de coworking estão em alta.

O impacto da pandemia

Em 2019, havia cerca de 19.000 espaços de coworking disponíveis em todo o mundo. Na época, esperava-se que o número chegasse a 26.000 até 2025. Mais de 3 milhões de pessoas em todo o mundo usaram espaços de coworking em 2019, com esse número previsto para quase dobrar até 2023.

É claro que, no início da pandemia, todos que podiam trabalhar em casa o fizeram, resultando em muitos indivíduos e empresas cancelando suas participações em espaços de coworking.

Entre 2014 e o primeiro semestre de 2019 , o crescimento de coworking e espaços de trabalho flexíveis foi de aproximadamente 25% e representaram entre 10% e 20% de toda a atividade de locação corporativa.

No entanto, no quarto trimestre de 2019, a locação caiu 50% em relação a 2018. No primeiro trimestre de 2020, a locação de espaços de coworking caiu em Nova York, por exemplo, em 84% em relação ao ano anterior.

Para quem os espaços de coworking são bons?

Os freelancers são o maior grupo demográfico de coworking  cerca de 41%. Mas os trabalhadores corporativos vêm logo atrás dos freelancers com 36%. Isso pode ser devido a empresas que alugam um espaço para seus funcionários em casa ou funcionários remotos que tomam a iniciativa de utilizar espaços de coworking.

Pequenas empresas também podem se beneficiar em diversas cidades de um espaço de coworking, através do endereço fiscal campinas, jundiaí, sorocaba e muitas outras. Esses espaços eliminam custos indiretos para uma pequena empresa, e a empresa não precisa se preocupar em fornecer internet, mesas, cadeiras e similares.

Quando se trata dos tipos de indústrias que mais utilizam espaços de coworking, TI é o maior grupo (22%). Marketing e vendas chegam a 14% e consultores a 6%.

As pessoas retornam ao trabalho, onde elas retornam ao trabalho provavelmente mudarão. Enquanto muitos trabalhadores aprenderam que gostam de trabalhar em outro lugar que não seja o escritório, muitos também descobriram que não necessariamente gostam de trabalhar em casa, principalmente se não tiverem um escritório dedicado ou morarem em um espaço pequeno.

Com empresas de vários setores optando por permanecer totalmente remotas ou migrando para um local de trabalho híbrido, trabalhadores adicionais podem decidir que um espaço de coworking é ideal para eles e se juntarão.

Prós e contras dos espaços de coworking

A melhor maneira de realmente descobrir se um acordo de coworking atende ou não às suas necessidades e ao seu estilo é testar vários locais. (A maioria oferece testes.) Mas também ajuda saber um pouco sobre o que esperar de um.

Trabalhando em torno de outros

Até mesmo os trabalhadores remotos de conteúdo ficam solitários ou entediados de vez em quando. Os espaços de coworking com endereço fiscal em Jundiaí e outras cidades, proporcionam um ambiente onde os teletrabalhadores fazem suas próprias coisas, mas sem o isolamento

Networking e Socialização

Construir conexões pode ser complicado quando você não entra em contato com outras pessoas regularmente. Além das pessoas que você encontra ao montar uma loja em um espaço de coworking, os membros se conhecem por meio de eventos patrocinados pela instituição.

Além disso, os espaços de coworking são bem menos estressantes, já que existe uma socialização que torna o ambiente mais relaxante. Outra dica para deixar seu espaço ainda mais tranquilo é usar um difusor aromatizador com oleos essenciais para ajudar você a relaxar mais! 

Custo

Por fim, embora existam espaços de coworking gratuitos, os locais geralmente cobram dos usuários. Isso pode assumir a forma de uma taxa por uso, um cartão perfurado, um pacote ou acesso ilimitado. Diferentes níveis podem determinar os serviços aos quais você tem direito.