Os hábitos de consumo estão sempre evoluindo, no entanto, poucas mudanças causaram um impacto tão grande no marketing quanto a transformação do consumidor moderno para prosumidor.
A ascensão dos prosumidores, também conhecidos como prosumers, se tornou o mais novo desafio para o profissional de e-commerce, uma vez que ele vem ganhando cada vez mais evidência nas campanhas de marketing das empresas.
Quer saber mais? Neste artigo, você vai conferir as características dessa nova versão do consumidor moderno e entender como ele pode impactar diretamente o sucesso do seu negócio. Acompanhe a leitura!
O que é um prosumidor?
O prosumidor nada mais é do que um consumidor que procura todas as informações a respeito de um serviço ou produto e, após uma avaliação detalhada, compartilha a opinião com seus seguidores.
Assim, trata-se de um cliente muito interativo, que faz com que o famoso marketing “boca a boca” não aconteça apenas como no passado.
Afinal, se antes as pessoas falavam sobre um determinado produto com um parente, amigo ou vizinho, hoje, com as redes sociais, essa ação atingiu novas proporções.
Os prosumidores criam e consomem conteúdos em variados canais de comunicação e fazem isso para milhares ou até mesmo milhões de pessoas. Isso acontece em lugares como:
- Blogs;
- Instagram;
- Canais do YouTube;
- Sites;
- E-mail marketing.
Além disso, eles também participam de grupos de discussões e comentam nas postagens de seus seguidores. Na prática, podemos dizer que os prosumidores são bem mais do que os consumidores regulares: eles são os famosos microinfluenciadores digitais.
Como os prosumidores podem impactar o seu negócio?
Os prosumidores estão sempre consumindo e produzindo conteúdo, e costumam usar seus perfis nas redes sociais para compartilhar opiniões sobre diversos tipos de serviços e produtos.
O número de seguidores, aliado à experiência de mercado, faz com que as opiniões deles influenciem diretamente na decisão de compra das pessoas. Com isso, esse novo tipo de consumidor impacta diretamente o sucesso do seu negócio.
Afinal, um feedback positivo de um microinfluenciador digital pode aumentar suas vendas, assim como um comentário negativo pode prejudicar os negócios da sua empresa.
Por esse motivo, é bom conhecer um pouco mais sobre os prosumers e procurar manter sempre um bom relacionamento com eles.
Como criar um bom relacionamento com os prosumidores?
Um dos erros graves de boa parte das empresas é não cultivar um bom relacionamento com os prosumers. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para que você aprenda a trabalhar com esse novo perfil de consumidor. Confira abaixo.
Crie espaços para interagir com os prosumidores
Os prosumidores gostam de ser notados e, principalmente, ouvidos. Sendo assim, ofereça um espaço para que eles revelem suas opiniões e compartilhem suas ideias e conhecimentos.
Algumas boas dicas são: convidá-los para participar da criação de um produto, alterações de layout do seu site de e-commerce ou fazer parcerias com eles.
Pense sempre no novo
Uma das características dos prosumers é não gostar de empresas que ficam estagnadas em uma zona de conforto, visto que eles estão sempre em busca de novas experiências.
Nesse sentido, empresas que convidam os clientes para conhecer os bastidores de produção, por exemplo, são bem vistas.
Monitore os prosumidores nas redes sociais
Por fim, saiba que você não pode ter apenas um contato superficial com os prosumidores. Na verdade, é muito importante monitorá-los nas redes sociais.
Procure fazer com que sua marca esteja presente onde eles estão, observe tudo que eles compartilham e leia os conteúdos publicados. Sem dúvidas, essas informações vão te ajudar a conhecê-los melhor, criar novas experiências e engajar sua marca.