A proteção contra riscos de incêndio e os equipamentos para contenção de chamas são indispensáveis em todo estabelecimento, seja comercial, empresarial ou industrial, de modo que é necessário oferecer o suporte correto para situações em que cada segundo pode fazer toda a diferença.
Mas você sabe quais são os extintores indicados para cada tipo de situação e como eles desempenham seu mecanismo de formas específicas? Além disso, quais são os acessórios mais importante na hora de conter chamas e apagar um incêndio, salvando vidas e promovendo maior segurança?
Confira as respostas para essas e outras perguntas no artigo a seguir, no qual iremos falar um pouco mais sobre esse tema e deixar você por dentro do uso dos extintores diante de surpresas desagradáveis que podem colocar a vida das pessoas em grave risco.
Importância do extintor
O extintor de incendio não faz parte das estruturas e edificações por acaso. Por mais que os riscos de geração de chamas sejam eliminados por meio da instalação de acessórios corretos e a partir de regulamentações técnicas das quais todo tipo de empreendimento tem que se submeter, é importante ter um plano B em caso de fogo.
Por isso, os laudos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais tipos de fiscalização podem garantir um ambiente muito mais seguro, funcional e eficiente para colaboradores e clientes no geral.
Os extintores são obrigatórios e precisam ser submetidos a procedimentos de manutenção e reposição de conteúdo conforme as informações fornecidas pela fabricante ou mesmo de acordo com a necessidade.
Que tal, então, conhecermos um pouco mais sobre esse dispositivo e as diferenças existente entre alguns dos seus principais modelos?
Tipos de extintor
Existem diferentes tipos de extintores e cada um deles possui um mecanismo. Isso porque existem também diferentes tipos de incêndios, que são classificados conforme o modo que eles surgiram e em qual tipo de material estão se proliferando.
Essa classificação demanda o uso de extintores específicos para cada tipo de situação.
O Extintor CO2, por exemplo, é ideal para incêndios de classe B e C, em especial por realizar o resfriamento e o abafamento do fogo sem prejudicar aparelhos eletrônicos e demais estruturas mais frágeis.
Esse método de contenção de chamas se dá porque o dióxido de carbono é mais denso que o ar, descendo até o chão e, com isso, eliminando o oxigênio. Sem oxigênio, como sabemos, não há fogo.
Desse modo, os tipos disponíveis atualmente no mercado são:
- Extintor de água;
- Extintor de gás carbônico;
- Extintor de pó químico;
- Extintor de espuma.
Itens indispensáveis para evitar risco de incêndio
Embora os extintores possuam, de fato, um papel de destaque na contenção de chamas e na promoção de segurança em casos de incêndio, existem muitos instrumentos e acessório que podem ser empregados nessas ocasiões.
Um deles é o Esguicho agulheta, também conhecido como cônico, um dispositivo fundamental para ser utilizado em mangueiras.
Com ele, a precisão e o foco do jateamento são muito maiores, promovendo uma ação mais rápida e concentrada por parte do usuário.
A água pode, portanto, ser conduzida de forma precisa e direta, de modo que o jato compacto gerado pela instalação desse acessório na mangueira atinge a chama e a elimina instantaneamente.
As portas corta-fogo também são fundamentais para evitar que as chamas se proliferem e que alcancem as partes externas de diversos tipos de ambientes.
O Porta corta fogo preço pode variar de acordo com o tamanho, a instalação, entre outros fatores, de modo que vale a pena buscar sempre pela melhor relação custo-benefício.
Sinalização de incêndio
Além do uso de utensílios que agem diretamente sobre as chamas ou que conseguem impedir que elas se espalhem e coloquem em risco a vida de cada vez mais pessoas, existem muitas formas de gerar mais segurança e otimizar o fluxo em um momento de pavor e desespero.
As placas de sinalização são obrigatórias justamente por conseguirem guiar as pessoas durante esse momento difícil.
Por meio de setas e indicações ilustradas, é possível indicar os locais por onde elas podem sair em caso de necessidade de evacuação, por exemplo.
O mais importante é sempre garantir a reposição do conteúdo dos extintores e também a verificação de sua data de validade, pois a negligência com esse aspecto pode gerar até mesmo a perda de vidas.
Além disso, contar com produtos de qualidade e bom desempenho é fundamental.