Por acaso você já ouviu falar sobre SEO? A sigla, que indica Search Engine Optimization, quando traduzida para o português significa motor de otimização de busca. Em outras palavras, ela significa a otimização de sites para o Google.
Basicamente, o SEO se refere a um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o rankeamento de um site nos sistemas de busca.
De maneira simplificada, ao aplicar as estratégias de SEO em seu site você melhora a sua legibilidade, facilitando que plataformas como o Google ou Bing entendam e saibam a relevância do conteúdo ali presente.
Com isso, eles podem averiguar se o site é bom ou ruim, deixando-o entre os principais resultados para uma pesquisa.
Vale dizer que apesar das técnicas de SEO serem muito importantes, também é essencial que o conteúdo do site seja expressivo.
Assim, com todos os aspectos de acordo com as exigências dos buscadores, o seu portal estará entre os primeiros da lista de rankeamento, acarretando em uma maior autoridade, confiabilidade e visibilidade para ele.
Portanto, vale a pena aplicar tais técnicas para se destacar o meio digital. Mas, afinal, como fazer isso e quais são as ações necessárias?
Por isso, separamos as principais estratégias de SEO da atualidade para você ficar por dentro do assunto. Acompanhe:
Defina uma palavra-chave para os artigos do site
Pode parecer bastante simples, mas a definição das palavras-chave que serão utilizadas nos artigos é uma parte extremamente importante das estratégias de SEO.
Afinal,essa etapa é considerada como o ponto de partida para a aplicação do método com maestria.
Desse modo, é fundamental que as palavras selecionadas possuam relação direta com o seu nicho de mercado ou área de atuação.
Além disso, é bastante interessante que elas também possuam um alto volume de pesquisas e transmitam o direcionamento de um conteúdo.
Uma boa dica para selecionar as melhores palavras-chave nesse sentido é utilizar ferramentas específicas para isso.
Entre elas, podemos citar o Google Analytics e o Ubersuggest, que indicam quais palavras podem ser utilizadas e a sua presença nas pesquisas realizadas nos buscadores.
Nesse item também é legal falarmos sobre os títulos dos artigos. Para que as estratégias de SEO obtenham sucesso, eles também precisam ser otimizados.
O ideal é que eles sempre possuam a palavra-chave selecionada. Além disso, quando for possível, é importante colocar essa palavra no começo do título.
UX ou experiência do usuário
Para quem não sabe, o UX indica user experience ou experiência do usuário. Em outras palavras, isso quer dizer que é analisado todo o período em que as pessoas passam em seu site.
Assim, são verificados uma série de quesitos. Entre eles, podemos destacar dois que se demonstram bastante relevantes.
O primeiro é o tempo de carregamento do site, que implica na permanência dos usuários por ali, uma vez que um site lento pode irritar as pessoas e fazer com que elas deixem o portal precocemente.
O segundo se relaciona com a responsividade dos sites. Nesse cenário, um site responsivo é aquele que possui uma versão para dispositivos móveis e outra visualização para computadores. Com isso, os conteúdos se adaptam ao equipamento utilizado.
Devemos tomar essa questão como bastante relevante pois atualmente quase todos acessam a internet por celulares, Ipads ou outros dispositivos móveis.
Portanto, é sempre bom garantir que o seu site possua uma versão mobile para que ele seja visitado pelo maior número de pessoas possível, onde quer que elas estejam.
URL amigável
Para garantir sucesso, credibilidade e confiabilidade ao seu site, ele deve possuir uma URL amigável, por isso é importante buscar por um serviço de criação de sites Curitiba. Isso significa que ela deve ser simples e direcionar para o segmento para o qual pertence.
Além disso, quando a URL é amigável, a leitura realizada pelos “robôs” dos sites de busca fica muito mais fácil.
Logo, em vez de uma URL genérica, repleta de números e códigos, deixe-a autoexplicativa, com uma palavra-chave ou o título do conteúdo encontrado nela.
Por fim, cabe ressaltar que é imprescindível que seu site apresente certas características para ser bem avaliado pelas plataformas de busca. São elas:
- Imagens condizentes com o assunto e com a palavra-chave;
- Textos concisos e com períodos curtos;
- Tenha variações da palavra-chave escolhida e a sua repetição;
- Se relacione com outros sites de credibilidade.
Agora você já sabe qual a importância e quais são as principais estratégias de SEO para otimizar o seu site.
Lembre-se de utilizá-las da maneira correta para garantir que os resultados esperados sejam obtidos o quanto antes.
Artigo escrito por Caio Nogueira, especialista em SEO e desenvolvimento de sites e co-fundador da UpSites, uma agência de criação e otimização de sites em São Paulo.