A cada minuto um carro é roubado no Brasil, mas além disso precisamos enfrentar um trânsito caótico e centenas de acidentes por dia. Por este e outros motivos que é muito importante se preocupar em investir na proteção do seu automóvel.
Ficar sem este serviço pode te deixar desprotegido quando mais precisar! Isso está ligado não apenas aos problemas de violência e acidentes, mas também quando peças do carro vierem a se desgastar.
Se você não tem nenhum tipo de proteção, precisa conhecer os dois modelos que são mais famosos no país: o seguro de automóvel e a proteção veicular.
Hoje vamos te ensinar a diferença entre os dois serviços e assim você poderá escolher qual deles é o melhor.
O que é seguro de automóvel
O seguro automóvel é um contrato entre você e a companhia de seguros que o protege contra perdas financeiras em caso de acidente ou roubo.
Este é o serviço mais popular no Brasil e muitas empresas o comercializam. O condutor cliente de uma seguradora paga parcelas mensais para ter direito a uma série de serviços.
Quanto mais serviços seu plano cobrir, maior será essa mensalidade. Além disso, outros fatores contribuem para o aumento ou redução dos valores do seguro, como sexo, idade e quantidade de condutores; modelo e ano do veículo; espaço onde ele é guardado; quantas vezes é utilizado na semana; e mais.
Para saber quanto custa o seguro do seu carro, é preciso procurar um corretor de seguros, passar várias informações e então aguardar uma cotação com os valores das empresas que atuam na sua região.
O que é proteção veicular
A proteção veicular, por sua vez, é um serviço oferecido por uma associação onde vários proprietários de veículos se unem para criar algo semelhante a um fundo de reserva.
Com um pagamento mensal, esses condutores somam valores que poderão ser utilizados quando o veículo vier a apresentar algum defeito, quando for roubado ou até mesmo se envolver em acidentes.
Cada vez mais popular, este serviço se destaca por ter valores mensais menores que os cobrados nas seguradoras.
Além disso, as associações não possuem fins lucrativos, tornando a proteção veicular cada vez mais acessível.
E por falar em acesso, você encontra grupos formados em várias cidades brasileiras, basta procurar associações na sua cidade ou região, por exemplo, pode encontrar proteção veicular Niterói ou em outra cidade do país.
Qual é a diferença
A diferença está na cobertura do serviço. Enquanto as seguradoras oferecem várias opções, as associações de proteção veicular podem ter uma abrangência mais limitada.
Dependendo do seu plano de seguro, por exemplo, a seguradora pode enviar um guincho se o seu carro quebrar na estrada. A proteção veicular tem outros tipos de serviços e vantagens.
A melhor forma de entender as diferenças e verificar qual delas é a melhor pra você e pedir orçamento nas duas empresas e assim comparar o que cada uma oferece e quanto custa mensalmente estar com o veículo protegido.
Outra forma de entender melhor as vantagens de cada um desses serviços é conversar com amigos que já sejam clientes dessas opções e verificar a opinião deles.