A área de odontologia tem tido um grande reconhecimento em solo brasileiro, o que a torna uma das mais procuradas do mercado.
No entanto, ainda assim, é fundamental investir em meios de atração de clientes, já que é exatamente isso que mantém as clínicas e profissionais em plena atuação.
Mas, afinal de contas, qual a melhor estratégia de marketing para essa área? O que realmente funciona? Qual caminho seguir?
Caso estas dúvidas estejam em sua mente, fique tranquilo, pois aqui poderemos sanar todas elas de forma simples e rápida.
Para isso, tudo o que precisamos é que você continue a sua leitura e siga todos os passos a seguir!
A relevância do marketing para a odontologia
Certamente, você já deve ter ouvido falar que os dentistas brasileiros são bastante famosos em todo o mundo, especialmente pelos resultados ofertados aos pacientes.
Essa impressão se deve ao fato da nação se preocupar bastante com a estética odontológica, o que estimula os profissionais a manterem-se sempre atualizados e qualificados.
No entanto, tamanha fama não é suficiente para garantir que o profissional terá uma agenda cheia, já que a concorrência é realmente grande, o que exige um jogo de cintura ainda maior.
Para isso, a forma mais eficiente de conseguir destaque certamente é por meio do uso do marketing, que é uma ferramenta poderosa para a conquista de sucesso no mercado.
Ao investir em uma boa estratégia de marketing, o profissional da odontologia tem maiores chances de conquistar um espaço de visibilidade, que garante aos clientes conhecerem seu trabalho antes de realizar algum tratamento.
Como já foi dito, a concorrência é realmente grande, de forma que não dá para esperar que seus clientes baterão na porta, já que até chegar ao seu consultório, estes já terão passado em frente a muitos outros.
Por isso, a ideia é realmente fazer com que o seu local de atendimento seja um ponto atrativo, que tire o foco de todos os outros, e é exatamente nesse ponto que entra o marketing como importante ferramenta de auxílio!
Quais as melhores estratégias para seguir?
Como foi possível conferir, o marketing pode ser um importante aliado para quem deseja encontrar um bom espaço no mercado da odontologia.
No entanto, não adianta pensar que todo e qualquer tipo de abordagem se mostrará eficiente, já que tudo deve ter um propósito.
De nada adianta você fazer uso de uma estratégia fraca e que não tenha relação com o seu negócio.
Mas sabemos também que esse tipo de pensamento pode ser um pouco complicado, especialmente para profissões que não têm qualquer relação com o marketing, o que é o caso da odontologia.
Por isso, a seguir, apresentaremos três dicas que te ajudarão a encontrar uma estratégia excelente para o seu tipo de negócio.
Perceba que não estamos destacando tipos específicos de estratégia, pois o intuito é te ajudar a chegar em algo realmente personalizado, que será definido de acordo com suas necessidades.
Dito isso, preste bastante atenção e leia o conteúdo a seguir com foco em seu trabalho para, assim, adequar as dicas à sua realidade!
1. Aposte no Marketing Digital
Atualmente, o marketing digital é conhecido como a estratégia mais eficiente, acessível e prática, já que está ao alcance de todos.
Para a área de odontologia, este é um tipo de abordagem bastante interessante, especialmente se o seu trabalho tem maior relação com a parte estética.
Como sabemos, as redes sociais são um prato cheio para a conquista de clientes, ainda mais quando se fala sobre beleza e bem-estar, o que certamente inclui os cuidados dentários.
Por isso, se você está em busca de atrair clientes, saiba que o meio digital pode ser uma forma interessante de fazer isso, já que pode ser feito com qualquer grau de investimento e de diversas maneiras diferentes.
No entanto, antes de investir nesse ramo, recomendamos que você faça um curso de marketing digital, dessa forma, será possível aprender sobre todas as estratégias e segredos do ramo.
Hoje em dia, existem muitas opções de curso de marketing digital que são bastante acessíveis, então não deixe de procurar e investir!
2. Tenha uma ampla rede de contatos
Existem algumas áreas que necessitam de uma rede de contatos para se manterem, e esse é o caso da odontologia, mesmo que não pareça.
Para entender isso, basta pensar no que é mais fácil: conquistar clientes novos ou fidelizar os que já chegaram até você?
O que sai mais barato: apostar em recursos de marketing caros, ou contar com a indicação de alguns contatos?
Perceba que, nos dois casos, você não precisa de nada exorbitante, bastando saber como manter relações boas para a sua evolução profissional.
Se você conhece um dentista que trabalhe exclusivamente com elaboração e manutenção de próteses, por que não pedir a ele que te indique para pacientes que precisem de serviços de clareamento?
Nesse caso, as duas partes saem ganhando, já que com um mesmo cliente dois serviços diferentes foram ofertados, sem perder em exatamente nada.
Por isso, amplie sua rede e saiba aproveitar todas as possibilidades que os bons relacionamentos podem trazer para o seu marketing!
3. Conheça os requerimentos de seus possíveis clientes
Por fim, não há estratégia de marketing mais eficiente do que manter um tipo de negócio que seja atrativo para o seu público.
Afinal de contas, se você percebe que a área de odontologia está precisando de um determinado tipo de serviço, por que não investir nele e atrair bons clientes?
Nesse caso, você não estaria necessariamente apostando em uma estratégia, já que apenas a oferta do serviço já seria motivo de atração de público.
Por isso, antes de investir em qualquer estratégia, é imprescindível que você saiba ler o seu público, avaliando suas necessidades e possibilidades, que tragam vantagens para ambos os lados!
Então, agora que sabemos os passos principais para a criação de estratégias de marketing para a área de odontologia, não deixe de colocá-los em prática.
Tudo isso é bem simples, mas certamente representa os grandes segredos do sucesso para o ramo, então não deixe de investir!