A automação de marketing é apontada como uma das atividades fundamentais para as empresas que desejam expor sua marca em um mercado que vem se mostrando cada dia mais competitivo.
A prática é indicada para todos os tipos de empresa, por ter a capacidade de acompanhar os processos e auxiliar na busca de soluções capazes de fornecer ao usuário uma experiência satisfatória.
As ferramentas de automação de marketing ganham forma neste cenário, pois permitem encurtar e simplificar os caminhos percorridos pelos leads e clientes por meio do funil de vendas.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é uma atividade que requer a utilização de tecnologias capazes de automatizar determinadas ações e processos que envolvem a prática do marketing.
Essa prática, muito utilizada por agências de publicidade, permite diminuir o volume de trabalhos manuais, elevando a eficácia das ações.
A automação de marketing é considerada uma das principais ferramentas para alimentar e conduzir os leads até o instante da compra.
Algumas pessoas acreditam que determinadas ações automáticas como seguir e deixar de seguir já descrevem o processo de automação de marketing, mas essas simples atividades estão abaixo do nível de efetividade que envolve o conceito.
A automação de marketing consiste em compreender e praticar as ações de maneira personalizada baseadas nas pessoas que interagem com a marca por meio dos diferentes canais.
A atividade significa entender detalhadamente o interesse do lead em sua etapa de compra, fornecendo de forma automatizada as informações que ele necessitará para obter sucesso na ação.
Muitos empresários utilizam ferramentas de automação almejando um crescimento positivo. Uma agência digital também pode solucionar o problema, por possuir profissionais especializados em trabalhar com automação de marketing.
Qual é a relação entre automação de marketing e inteligência artificial?
A automação de marketing se torna possível por meio da inteligência artificial, que pode ser considerada uma expressão muito abrangente por envolver vários aspectos e várias capacidades.
Ela faz a combinação perfeita entre a tecnologia de aprendizagem mecânica e o processo de automação de marketing. A ação estimula a melhoria da coleta e análise de dados que apontam para a otimização das campanhas em escalas consideráveis.
A atividade assegura que cada usuário registrado em seu banco de dados receberá a mensagem certa, respeitando o local e o momento em que ele está mais propenso a esboçar uma resposta positiva.
A automação de marketing ganha ênfase com a inteligência artificial, pois a distribuição de conteúdo e campanha tende a obter retornos cada vez mais satisfatórios.
A inteligência artificial se torna assertiva por compreender a individualidade do usuário, indicando, por exemplo, o tipo mais adequado de desconto para determinado cliente ao invés de estimular o envio de um desconto em massa.
Os algoritmos de aprendizagem se baseiam em dados comportamentais capazes de identificar as melhores ações e os momentos mais propícios do dia para realizá-las.
Cada cliente será estimulado de maneira correta, evitando que as empresas efetuem gastos elevados com consumidores que não darão a atenção esperada à mensagem enviada.
A utilização da inteligência artificial fornece várias vantagens. Ao se tratar de ferramentas de automação de marketing, a otimização do tempo é um processo muito bem visto, pois facilita a vida dos gestores e funcionários, fornecendo mais tempo livre para a realização de outras atividades.
Quais ferramentas de automação de marketing existem no mercado?
Existem várias ferramentas de automação de marketing digital disponíveis no mercado. Algumas são responsáveis por criar e-mail marketing, permitindo o envio de posts publicados em blogs.
Também há ferramentas que possibilitam a realização de postagem automática, auxiliando o processo de gerenciamento de redes sociais. Por meio delas, o usuário poderá replicá-las simultaneamente em todos os canais ao invés de publicar separadamente.
A internet das coisas impactará a automação de marketing?
Quando o assunto é referente à internet das coisas, uma das primeiras imagens que vem em mente são os mecanismos de automações domésticas, como chuveiros que ligam automaticamente ou luzes que se acendem em determinado período do dia.
A internet das coisas não será um processo restrito ao uso doméstico. A atividade também promoverá alterações na segmentação do marketing.
Os aplicativos serão programados para enviar mensagens aos clientes no instante em que eles passarem próximo a determinado ponto de venda.
Uma alerta poderá aparecer na tela do celular se você efetuar o pedido de algum alimento que contenha um ingrediente causador de alergia.
As mensagens serão cada vez mais segmentadas, possibilitando que as empresas façam uso de diversas estratégias obtidas por meio dessas informações.
A internet das coisas transformará o CRM, que mudará a maneira de relacionamento entre a empresa e o cliente.
Por meio de ferramentas cada vez mais automatizadas e inteligentes, os profissionais do marketing conseguirão obter informações a respeito do cliente em tempo real.
O fato estimulará o cenário para que as decisões também sejam tomadas no instante em que as ações ocorrerem.
Imagine a seguinte situação: o João está buscando uma empresa de criação de sites em Campinas e SEO, pois almeja montar um blog sobre curso de aviação na cidade de Campinas.
Ele digita no navegador as palavras-chave SEO Campinas e criação de sites Campinas. Logo, o buscador o direciona para uma agência digital em Campinas muito qualificada, onde ele registra seus dados pessoais aguardando um retorno.
A agência não registrou os dados do João em tempo real e poucos segundo fizeram a diferença, pois o possível cliente acabou fechando o negócio com outra agência na qual ele se comunicou via WhatsApp.
A internet das coisas permitirá a captação de todos os dados em tempo real, excluindo qualquer hipótese de atraso. Atualmente, as informações são captadas com considerável velocidade, mas ainda há algum tipo de atraso que pode atrapalhar a comunicação da empresa com o cliente.
O que esperamos para o futuro?
A tendência é que no futuro as inovações continuem ocorrendo, por isso os profissionais devem ficar atentos e se reinventarem de acordo com o ritmo do mercado.
As metodologias deverão ser aplicadas no momento adequado com base nas tecnologias que continuarão influenciando diversos setores.
A explosão das novas tecnologias foi responsável por mudar os conceitos que envolviam o marketing, e acredite: não terá volta. O mundo está cada vez mais digitalizado e as empresas terão que compreender esse novo movimento.
As ferramentas de automação de marketing caminharão em movimento crescente e os gastos com softwares serão elevados a partir do momento que novas empresas tomarem consciência da importância que envolve a utilização desta tecnologia.
Acontecerão muitas melhorias relacionadas ao aprendizado da máquina, análises e chatbots. Essas tecnologias serão fundamentais para muitas questões que ajudarão a ampliar os benefícios da automação de marketing. Veja algumas tendências:
Conteúdos com recomendações personalizadas
As tecnologias atuais já permitem esse tipo de automação. Por meio delas, o profissional de marketing consegue elaborar materiais para destinos ou contas específicas.
As plataformas têm a capacidade de mostrar conteúdos, levando em consideração as preferências do usuário.
Automação de marketing para micro e pequenas empresas
Devido à explosão das tecnologias e a grande demanda de mercado, há uma grande quantidade de ferramentas disponíveis. Muitas podem ser adquiridas por preços acessíveis, favorecendo os micro e pequenos empresários.
Rede social com alcance automatizado
Os profissionais de marketing podem automatizar interações nas redes sociais. Algumas ferramentas realizam ações capazes de atrair seguidores para o perfil das marcas.
Os softwares têm a capacidade de efetuar ações automáticas como comentar, curtir e fornecer sugestões.
Compreensão de leads
Existem ferramentas capazes de realizar cálculos e unir alguns atributos para identificar os leads que apresentam mais chances de se transformarem em clientes.
Essa atividade auxilia os profissionais na escolha dos canais que apresentarão um desempenho mais elevado, sem a necessidade de aguardar semanas para que a marca conquiste mais um cliente.
E-mails baseados em comportamentos integrados
Além do envio de e-mail, há a possibilidade de elaborar atividades integradas com outros canais que entendem o comportamento do cliente. Dessa forma, os e-mails enviados carregarão um tema diretamente ligado aos seus interesses.
Alguns gestores já aprenderam a utilizar as tecnologias a favor da empresa. Outros recorrem à consultoria de marketing ou contratam os serviços de determinada agência de publicidade. O intuito é a busca pelo crescimento em um mercado cada vez mais competitivo e digitalizado.
A automação de marketing é uma atividade muito importante para o sucesso de uma empresa, por isso os gestores devem ficar atentos a todas as tendências para o futuro, sem esquecer das inovações do presente.
Se você gostou da leitura, entre em nosso blog e encontre outros conteúdos interessantes.