Começar um e-commerce não é algo simples. Precisa ser bem pensado ou seu negócio vira mais uma estatística do Sebrae de negócios que fecham em menos de 2 anos. Por isso, neste artigo vamos responder uma pergunta que todo empreendedor se faz, ao pensar em iniciar um e-commerce: qual o melhor segmento para vender online.
Compilamos algumas dicas para te ajudar a escolher um nicho de atuação e te ajudar a abrir um negócio de forma profissional.
Acompanhe!
Como escolher um segmento para e-commerce
Essa pergunta é muito abrangente. Muitos vão se frustrar com a resposta, mas a realidade é que: depende.
Sim, existem segmentos que estão mais em alta do que outros, mas como tudo na internet é muito rápido e volátil, é preciso saber identificar quando esse segmento é uma tendência de verdade ou se é apenas um modismo.
Segmentos modismo são os mais perigosos, pois são as famosas “paletas mexicanas”. Quem não lembra da febre que foram os sorvetes recheados e a rápida quantidade de lojas e quiosques em shoppings que foram abertos? Os produtos sumiram do mercado tão rápido quanto apareceram.
E quem investiu pensando que seriam tendências grandiosas para os próximos anos, acabou levando prejuízo.
A mesma coisa aconteceu com o mercado de máscaras, quando a pandemia atingiu o país. Altíssima nos preços dos produtos descartáveis, observamos uma alta nos produtos costurados à mão e personalizáveis. Apesar da grande duração do tempo de pandemia, logo os preços das descartáveis se estabilizaram e o produto deixou de ser uma tendência.
Identificando tendências
Saber identificar uma tendência antes dela estouras, ou bem no começo, é um movimento arriscado.
Por isso, não abra negócios de produtos tendência. Utilize-as a favor do negócio. As paletas mexicanas, por exemplo, foram de grande inspiração para quem trabalha com sorvetes e o segmento de comida no geral. Até mesmo para inspiração de cosméticos. Mas um negócio específico disto, não foi uma decisão muito sábia.
Entenda do seu segmento
A melhor e mais útil dica que podemos oferecer para o empreendedor que quer abrir um e-commerce, é:
Goste / entenda do produto que você vai vender.
Só vende bem quem sabe comprar bem. Ou seja, é preciso entender dos produtos, saber dos fornecedores e também entender o público para quem você vai vender seu produto.
Não adianta tentar abrir um e-commerce sobre algo que você não tem o menor interesse em. Pois todo o processo de compra e venda vai se tornar maçante.
O dono do negócio, ou pelo menos quem for fazer as negociações e estudar sobre o mercado, precisa minimamente gostar e ter interesse no produto. Assim, é mais possível ficar de olho nas tendências que surgirem e conseguir buscar outros fornecedores ou produtos da gama.
Melhores segmentos para investir no e-commerce
De acordo com a 47ª pesquisa da Webshoppers, os segmentos de Perfumaria e Cosméticos, Casa e Decoração e Alimentos e Bebidas, ficaram no top 3 das posições com maiores números de pedidos em 2021.
Enquanto os setores de Eletrodomésticos, Moda e Acessórios e Telefonia tiveram queda nos números.
É preciso ficar de olho no mercado e nas suas tendências, pois qualquer mínimo evento externo pode alterar o hábito de consumo dos internautas e mudar os segmentos em alta.
Ao abrir um e-commerce também é importante entender que não existe setor super saturado. Ainda não, pelo menos. Ainda há muito espaço para crescimento, principalmente quando falamos de nichos. Quanto mais específico for a sua segmentação, mais a possibilidade de ter aderência aos seus produtos.
O alcance da internet nos permite comercializar produtos extremamente específicos, pois podemos encontrar público.
Checklist para começar um e-commerce de forma profissional
- Planejamento
- Sistemas e Integração
- Equipe
- Comunicação Visual
- Conteúdo
- Logística
- Pagamento
- Selos e segurança
- Marketing
Estes são os 9 pilares do e-commerce, usados na Doutor E-commerce. São as bases essenciais de quem quer abrir um negócio de forma profissional e organizada, para crescer sem dor.
Mesmo para quem tem um negócio já rodando, é sempre interessante observar as novidades do segmento para entender se vale a pena aumentar a gama de produtos para melhorar a performance da loja e vendas.
Artigo elaborado pela equipe da Doutor E-commerce, consultoria em e-commerce