Para abrir um negócio, o empreendedor precisa estar ciente dos desafios que ele terá. Ter conhecimento, um bom plano estratégico e estudar bastante, podem ser estratégias que o ajudarão para o sucesso.
É sempre bom destacar que não se faz uma empresa sozinho. Esse trabalho é formado por uma equipe, que precisa ser comprometida, responsável e técnica, vestindo a camisa da empresa.
Uma empresa, independentemente de qual área seja, é dividida por setores para funcionar. Por exemplo, ela precisa ter um setor administrativo para realizar planejamentos estratégicos, estabelecer gestão de tarefas, além de fiscalizar o funcionamento de outros setores.
Além disso, desse setor podem vir vários dados que contribuem para a montagem de um plano estratégico anual, assim como na tomada de decisões pela diretoria empresarial.
Outros setores fundamentais são o financeiro e o de faturamento, que trabalham com as notas, pagamentos e recebimentos que uma empresa tem.
Eles controlam a tesouraria e os investimentos, impostos e contas, além de estarem presentes no planejamento financeiro da empresa.
É fundamental ter um bom planejamento para que o controle financeiro seja positivo e, de fato, gere lucros para a empresa. Iremos falar mais a fundo desse setor mais a frente.
Outro setor importante é o de recursos humanos, que atua para recrutar profissionais qualificados para as áreas na empresa e por gerir as pessoas, atuando na resolução de conflitos, folha de pagamento, holerite, presença dos funcionários, horas extras e dentre outros.
O setor comercial também é importante, podendo atuar junto com o setor de comunicação e marketing. O comercial está voltado para as vendas, verificação de mercado, concorrência, metas e o público-alvo que a empresa precisa alcançar.
A ideia é fidelizar os clientes e oferecer novos produtos. O setor de comunicação e marketing tentará promover a empresa para os clientes e o mercado, por meio do lançamento de campanhas publicitárias, criação de notícias, releases e ainda parceria com a imprensa, por meio de anúncios.
O setor operacional ou logístico é mais técnico e pode atuar no estoque, transporte de materiais, funcionamento dos equipamentos, na entrada e saída de materiais, a caixa de transporte para materiais ideal e dentre outras coisas.
A equipe de manutenção também é importante nesse setor, por realizar os reparos técnicos necessários para o bom funcionamento da empresa.
Ainda sobre o setor financeiro
Dinheiro é um elemento que faz a empresa funcionar, mas, se mal administrado pode levar a empresa à falência. Por isso, é realizado um planejamento verificando qual será o orçamento anual, os produtos necessários para a compra, um capital de giro ou fluxo de caixa.
Também se pensa no lançamento de novos produtos, captação de novos clientes ou investidores para atrair mais dinheiro e lucratividade.
Também existe o controle de emissão de notas, pagamentos e produtos comprados, com o objetivo de controlar os gastos e investir no local certo.
Por exemplo, um material que pode ser utilizado por uma empresa, empreendimento ou negócio, como uma loja, é o módulo fiscal eletrônico preço, que é um equipamento utilizado para emitir do Cupom Fiscal Eletrônico.
Esse cupom contém as principais informações sobre a compra, como por exemplo:
- O que foi comprado;
- Valor;
- Vencimento;
- Quem solicitou;
- Quem é o fornecedor;
- CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
Para exercer qualquer atividade comercial, a empresa precisa ter um CNPJ, que é um número que identifica a empresa diante da Receita Federal, um órgão que controle as movimentações financeiras no Brasil.
Como decidir qual negócio abrir?
É fundamental que o empreendedor saiba o que ele deseja abrir para conseguir definir o público-alvo e os produtos necessários na empresa.
Um dos setores que pode ser vantajosos é o têxtil e da moda, que trabalha com a venda de roupas. Utensílios para o lar também pode ser requisitado, pois precisam ser sempre utilizados, como por exemplo, o cobertor popular.
Vale lembrar, que o setor têxtil é muito amplo, chegando aos itens de cama, mesa e banho. Ou seja, cortinas, tapetes, toalhas e outros itens também entram nessa contagem.
Definindo sua segmentação fica muito mais fácil saber no que investir. Por exemplo, no caso de uma loja de roupas, o empreendedor sabe que precisará ter manequins e expositores para lojas, para que ele consiga exibir seus principais looks, combinações e preços.
Outro material muito utilizado em lojas é a arara de roupas, que serve como um suporte para as roupas. A aquisição desses materiais requer investimento e um bom planejamento para alavancar o seu negócio.