Lives são um dos recursos do momento nas redes sociais. Seja para vender produtos e serviços, seja para entrevistas ou apenas um bate-papo com o público, o formato ao vivo chegou para ficar. E uma das melhores opções para começar está no Real Time do Instagram.
Só para ter uma noção técnica: ao fazer uma live real time, você fica no topo dos stories e da timeline dos seus usuários. A novidade é fundamental para quem deseja trabalhar com as redes sociais de maneira assertiva, fazendo uso total dos recursos mobile.
Não se trata apenas de contexto e da qualidade do conteúdo, mas também de compreender as particularidades técnicas do procedimento. É sobre eles que vamos falar aqui, para que comece a implementar essas estratégias em seu site o quanto antes.
Como funciona o Real Time do Instagram?
Basicamente, o Real Time é o sistema de Lives no Instagram, e funciona de uma forma muito simples:
- Abra o comando Stories do Instagram no seu smartphone;
- Escolha o formato de Lives, e na sequência Transmissão ao Vivo;
- Certifique-se de que sua conexão com a internet esteja estável, e faça sua transmissão;
- Ao finalizar, escolha “Finalizar a transmissão”.
Os recursos de Live já estavam presentes no Insta desde 2016, mas somente nos últimos anos que o recurso começou a ganhar mais e mais destaque, seja por conta da pandemia, seja pelo aumento do interesse do público em geral por vídeos
E sendo o Instagram uma das maiores redes do mundo hoje em dia, com mais de 1 bilhão de usuários, e aumentando, estar presente no formato de lives traz muitos benefícios para sua imagem na rede social..
Por que investir em lives para o Instagram?
Mais do que uma questão de presença e de alcance de público, as lives para instagram também representam uma forma simples e direta de falar com eles, e com um custo sensivelmente baixo.
Soma-se isso a um fator criativo que antes estava restrito apenas a uma parcela dos produtores de conteúdos, ou mesmo grandes mídias como a televisão. Como vamos ver adiante, tem espaço para trabalhar em diversas ideias, porém com o foco chamativo de que todas elas podem gerar engajamento.
5 dicas para implementar as lives na sua estratégia de marketing
Pensando nas lives como uma forma de trazer o público mais para perto de si, que tal algumas dicas para auxiliá-lo? Confira a seguir, pois elas vão fazer uma enorme diferença para seus projetos!
1 – Defina o tipo de conteúdo nas lives
Elas serão a sua identidade ao produzir conteúdos em live. Se o seu projeto é um e-commerce, o ideal é ter uma live dedicada a lançamentos, ofertas, tirar dúvidas, etc. Se o seu canal é de entretenimento, ter uma live de entrevistas, ou para interagir com o público, também funciona. O que não faltam são ideias para investir no Real Time, e ter um ótimo retorno.
2 – Fique atento com a qualidade de vídeo e áudio
Apesar de ser feito via smartphone, ter recursos de qualidade de som e vídeo já contam bastante para manter o interesse do público a suas lives. Além de um bom smartphone, também invista em uma infraestrutura de conexão adequada, para garantir que a live esteja sempre na melhor qualidade nas transmissões, sem quedas ou atrasos.
3 – Interaja com o público
Uma das novidades recentes das lives no Instagram foi a possibilidade de acrescentar moderadores para os chats, facilitando e muito o trabalho de quem faz as transmissões. Além de manter o contato equilibrado, as interações são uma forma maravilhosa de se manter perto do público, além de aumentar o engajamento ainda mais.
4 – Use gatilhos que instigam a urgência
Um dos aspectos mais interessantes do Real Time no Instagram é a exclusividade. Claro que é possível acompanhar as transmissões tempos depois, mas a diferença entre acompanhar um arquivo, e assistir ao vivo, interagindo com outros usuários, ou mesmo aproveitando opções exclusivas, é gritante o suficiente para sempre estar atento ao entrar no ar.
5 – Fidelize o seu público
Complementando a dica anterior, de combinar interação com a sensação de exclusividade das lives, crie mecanismos para fidelizar o seu público. Listas de e-mails, grupos em apps como Whatsapp e Telegram, entre outros recursos, são ótimos para deixar o público engajado até mesmo quando não estiverem em Live.
Conclusão
Aproveitar o Real Time do Instagram, para todos os propósitos de quem trabalha com a internet, é uma oportunidade única. As Lives estão em uma grande variedade e quantidade, o que pode parecer que não espaço, mas acredite, há e muito!
Seguindo conceitos cada vez mais estabelecidos de nichar o conteúdo, buscar mais qualidade em relação a quantidade, e reforçar a originalidade do conteúdo, as lives garantem um formato dinâmico, rápido e espontâneo para suas lives. Informe-se com bastante atenção, e faça do seu projeto um sucesso!
Texto originalmente produzido pela equipe da Sinalizeweb, especializada em SEO, assessoria de marketing digital, e outras soluções Web.