A popularidade e alcance das redes sociais não é novidade. De fato, de acordo com um relatório divulgado pelo Centro Comum de Investigação (CCI), os portugueses passam, em média, mais de 2 horas por dia nas redes sociais, sendo o 5º maior da União Europeia .
Já no Brasil, de acordo com dados da NordVPN, estima-se que os internautas passem ao menos 11 horas por semana nas redes sociais.
Tendo em conta o número de horas que os utilizadores passam constantemente a consumir informação nestas plataformas, e que esse é um fenômeno mundial, torna-se praticamente obrigatório para as marcas estarem presentes nas redes sociais de forma a serem encontradas pelos consumidores.
Mas de que redes sociais estamos a falar?
A popularidade de cada rede social é alterada conforme as várias tendências . Atualmente, as principais redes sociais utilizadas são:
- Facebook;
- Instagram;
- Youtube;
- Linkedin;
- Pinterest;
- Twitter.
Ainda que percebam o potencial que advém das redes sociais, algumas marcas sentem dificuldade em perceber como poderão tirar proveito delas e impulsionar o seu negócio digital.
Por esse motivo, reunimos 7 formas que por meio das quais poderá utilizar estas plataformas para impulsionar a sua loja online:
1 – Escolher as redes sociais adequadas
Não procure estar presente em todas as frentes, pois isso pode gerar um trabalho desnecessário e improdutivo.
Inicialmente, deverá analisar as características de cada rede social e perceber em qual delas o perfil da sua loja e do seu público se enquadra.
Por exemplo, se trabalha com um e-commerce que vende suplementos fit e naturais, o Facebook e o Instagram poderão ser alternativas mais viáveis para atrair o seu público-alvo.
2 – Definir uma persona e ajustar a linguagem
Para a sua estratégia de marketing, é importante definir uma persona, isto é, traçar o perfil do seu público-alvo.
A partir da definição, conseguirá facilmente escolher as plataformas de atuação, a linguagem dos posts, os tipos de publicações, os temas e até os melhores horários de postagem, entre outros aspectos.
A sua persona será o seu guia na hora de estipular a sua estratégia de presença nas redes sociais.
3 – Relacionar com o público
É importante não esquecer que nos referimos a redes sociais, ambientes em que as pessoas procuram conversas, estar a par das novidades, consumir conteúdo interessante, etc. Portanto, construa relacionamentos sólidos com os seus seguidores.
Procure publicar posts que criem engagement (interações), que eduquem, divirtam ou que agreguem valor interessante para o seu público.
Apesar das vendas serem o grande objetivo da maior parte das estratégias de marketing, não nos podemos esquecer que o crescente uso das redes sociais advém também da necessidade de nos sentirmos ligados uns aos outros e de estarmos a par do que nos rodeia.
Efetuar compras pelas redes sociais é também já uma tendência em crescimento no e-commerce, no entanto é fundamental lembrar que as redes sociais são canais úteis para despoletar o interesse na compra e estabelecer relações com potenciais clientes.
4 – Estar atualizado
No mundo digital, a informação é disponibilizada de tal forma rápida que estar atualizado pode, de fato, parecer um desafio.
No entanto, e apesar de ser importante dispor de conteúdo não tão suscetível ao fator tempo, é fundamental estar a par do que está a acontecer, qual o assunto do dia, o que é que o seu público anda a comentar, etc.
Ao fazê-lo poderá ser o primeiro a falar sobre o assunto e a dar em primeira mão informação relevante para o seu público.
Perceberá também qual a notícia bombástica que acaba de ser lançada ou o evento mais aguardado, algo que seja do interesse comum da maior parte dos utilizadores.
Aproveite o frenesim em torno desse tema e crie conteúdos ou ofertas temáticas. Tente criar uma ligação entre um tema popular e a sua loja online e verá que o alcance será maior.
5 – Agendar publicações
A presença nas redes sociais implica que estas sejam alimentadas constantemente. Não basta criar um perfil no Facebook, é preciso criar conteúdo e investir na sua presença nas redes sociais.
Por isso, é importante estruturar uma agenda com os conteúdos a publicar mensalmente em todas elas. Mais do que isso, é fundamental criar conteúdo não suscetível ao fator tempo, isto é, criar posts que façam sentido publicar em qualquer altura.
Desta forma, em períodos de mais trabalho, terá conteúdo previamente elaborado e pronto para ser partilhado. Aliás, poderá até fazê-lo de forma automática. Por exemplo, no Facebook é possível fazer um calendário de publicações e configurar compartilhamento automaticamente em determinados dias e horário.
6 – Parcerias com influenciadores digitais
O marketing de influenciadores é um aspecto crescente e um canal útil para fazer chegar determinado produto a um público.
Aposte em parcerias com agentes de influência online (bloggers, youtubers, instagrammers) e dessa forma aumentará o reconhecimento da sua marca.
Para tal, convém que seja feita inicialmente alguma pesquisa. Procure pelo influenciador certo, saber que público atrai e se o conteúdo se relaciona com o produto/serviço que quer oferecer. A campanha do influenciador deve estar alinhada com a estratégia e a imagem da sua empresa.
Além disso, deve também perceber qual o canal mais adequado, uma vez que diferentes plataformas de media social atraem diferentes perfis.
7 – Investir em plataformas de anúncios
As plataformas de anúncios nas redes sociais são importantes para potencializar as ações de comunicação nessas redes e, dessa forma, escalar resultados.
Mais uma vez, a regra de ouro é ter em conta as particularidades de cada rede e não fazer anúncios genéricos para todas elas, uma vez que o perfil do público é diferente, bem como a linguagem que deve ser adotada.
Inicialmente, é essencial que se definam bem os objetivos para determinada campanha. O que pretende? Conversões, consciencializar ou trabalhar a consideração do público? Posto isto, estruture o anúncio e decida onde vai publicá-lo.
Lembre-se que a segmentação da audiência é um fator muito importante, uma vez que quanto mais segmentada estiver, maior será o alcance entre o público que realmente lhe interessa.
Agora que já conhece algumas formas para tirar maior proveito das redes sociais, é tempo de identificar e analisar como as poderá adaptar ao seu negócio.
Comece por fazer pequenos testes nas redes sociais de maior interesse, e a partir daí invista nas estratégias que melhor resultarem para a sua marca.